Buscar

alf. e letr1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Exercício: CEL0547_EX_A1_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 27/03/2015 21:17:05 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402104647)	Em relação ao modelo interativo de leitura, é correto afirmar que ele se fundamenta:
 Certo	em uma concepção baseada no diálogo, na troca, na interação que ocorre entre o leitor, o autor do texto e o próprio texto.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402132461)	Marlene Carvalho (2001) ressalta que a crise que se instalou no método mecanicista de ensinar a leitura se deu por conta problemas causados pela separação entre decodificação e produção de significado. Qual argumento pode ser contrário ao método mecanicista e, portanto, criticá-lo?
 Certo	A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402132459)	Matheus é um entrevistador do senso Brasil e ainda não consegue compreender a diferença entre os níveis de alfabetismo rudimentar e básico. Marque a alternativa em que aparecem as características do alfabetismo básico.
 Certo	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402132460)	Jorge é um menino de 10 anos de idade e já trabalha nos sinais de trânsito vendendo doces. Ele estudou por 4 anos e teve aprovação em todas as séries, sendo considerado alfabetizado. Sabemos que a alfabetização é um processo e que pode se apresentar sob diferentes tipos de alfabetismo. Assinale a alternativa que apresente as características do alfabetismo rudimentar.
 Certo	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402107044)	O que significa dizer que "A leitura é um ato de dialogismo e interpretaçã" para a concepção sócio-interacionista de conhecimento que fundamenta a alfabetização?
 Certo	Ao ler um texto, o indivíduo apropria-se das ideias do autor e acrescenta suas próprias ideias ao texto.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402132462)	 Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0)
Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
 Certo	M D M M

Outros materiais