Buscar

alf. e letr4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
Exercício: CEL0547_EX_A4_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 10/04/2015 17:44:50 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402105384)	Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase:
 Certo	Pré-silábica
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402105363)	Emília Ferreiro percebeu que há fases para o desenvolvimento da escrita assim como Piaget percebeu que há fases para o desenvolvimento do conhecimento. Segundo ela, a criança vai sofisticando a sua produção escrita a partir do momento em que percebe que suas hipóteses de escrita são insuficientes para acompanhar a escrita convencional. Observe a imagem abaixo e classifique em qual fase na construção da escrita essa criança está. Ela desejou escrever: casa, formiga, boneca, elefante, elefanta e camelo. NE FGb BER HCIR IHBR RHIC
 Certo	A fase é a silábica, pois a criança utiliza uma letra para representar uma sílaba, mesmo que ainda não atribua um valor sonoro a esta letra.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402105280)	Há algumas concepções de conhecimento que podem influenciar a forma do educador conduzir o processo de alfabetização. Segundo a concepção de conhecimento Construtivista, a criança escreve refletindo sobre as suas hipóteses de construção da palavra. É um dos pressupostos metodológicos dessa concepção:
 Certo	Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402105213)	A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se:
 Certo	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende;
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402105355)	Existe uma frase que sintetiza um pouco da contribuição que Emília Ferreiro trouxe para a alfabetização: "A criança aprende a ler lendo, a criança aprende a escrever escrevendo". Das práticas abaixo, qual está em desacordo com a premissa citada? Marque a reposta correta.
 Certo	Pedro leu todo o silabário da palavra PETECA, depois que a professora trabalhou os brinquedos que fazem parte da nossa cultura, ele repetiu 2 vezes cada uma das sílabas que forma a palavra PETECA.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402105279)	Emília Ferreiro, fundamentada na teoria de desenvolvimento psicológico de Jean Piaget, acredita que há fases comuns a todas as crianças no que se refere à aquisição da criança. Qual dessas fases encontra-se INCORRETAMENTE descrita nas alternativas abaixo?
 Certo	Na fase silábico-alfabética, a criança trabalha com a lógica silábica, mas já escreve corretamente todas as palavras que conhece, demonstrando estar próxima da fase alfabética.

Outros materiais