A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
alf. e letr8

Pré-visualização | Página 1 de 1

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
Exercício: CEL0547_EX_A8_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 31/05/2015 20:08:50 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402288671)	A organização de um ambiente alfabetizador inclui o Cantinho da Leitura , com momento que incluem : leitura ,em voz alta, pelo professor e escuta conjunta de livros narrados, incentivo a criança a contar suas próprias estórias podendo ser gravadas ou registradas , conversas a respeito de personagens, enredos e cenários de filme e televisão, entre outras. porque O professor é um organizador de experiências que possibilitam o encontro do sujeito que pensa com o objeto do conhecimento da língua escrita. O professor organiza situações funcionais e significativas para estimular e facilitar a aprendizagem de acordo com os estudos psicogenéticos da aquisição da leitura e escrita realizados por Emilia Ferreiro Acerca dessas afirmativas,podemos dizer que:
	 Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402304531)	Qual atividade não seria pertinente ao trabalho de letramento ideológico num ambiente alfabetizador que proponha a competência na utilização da leitura e da escrita de acordo com as demandas sociais?
 Certo	Trabalhar com cópias de livros, pois é necessário treinar a forma correta da escrita
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402147547)	
Pesquisando sugestões de alfabetização nos livros didáticos, a professora Cristina encontrou a pagina acima e considerou:
 Certo	Atividade adequada pois representa atividade de letramento , oportunizando a função social da leitura e escrita
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402288628)
A Atividade "Livro Viajante" foi oferecida pela Professora Mariana a sua turma de Alfabetização. Apresentou o livro dizendo que iria passear pela casa de cada um deles ,mostrando a capa, conversando sobre o título, o personagem principal, os personagens secundários , motivando os alunos a comentarem livremente sobre qual deve ser a estória. Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, combinando a agenda da viagem do livro por cada casa. Assinale a opção abaixo que apresenta a melhor atividade de aproveitamento desta ação , após o término da viagem do livro pelas casas dos alunos , para o processo de alfabetização e letramento.
 Certo	As crianças deverão ditar oralmente o resumo da estória e a professora escreverá o que foi dito, à vista de todos.A professora deverá trabalhar o texto, com as crianças para ficar de acordo com as convenções da escrita
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402107075)	Para se alfabetizar com o texto, é preciso que se crie um ambiente alfabetizador, ou seja, um ambiente em que haja cultura letrada. Assim, NÃO é exemplo de ambiente alfabetizador uma sala de aula em que:
 Certo	haja trabalhos diários de ortografia e cópia, desconsiderando-se o contexto de vida dos alunos.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402147265)	Leias as afirmativas abaixo:
A organização de um ambiente alfabetizador inclui um momento de leitura em sala de aula, em voz alta pelo professor, escuta conjunta de livros narrados, incentivo a criança a contar suas próprias estórias e gravá-las ou registrá-las, conversar a respeito de personagens, enredos e cenários de filme e televisão.
porque
O professor é um organizador de experiências que possibilitam o encontro do sujeito que pensa com o objeto do conhecimento da língua escrita. O professor organiza situações funcionais e significativas para estimular e facilitar a aprendizagem, de acordo com os estudos psicogenéticos da aquisição da leitura e escrita realizados por Emilia Ferreiro.
Acerca dessas afirmativas, podemos dizer que:
 Certo	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.