Buscar

alf. e letr2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
Exercício: CEL0547_EX_A2_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 27/03/2015 21:41:51 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402132447)	Barboza, no livro Alfabetização e Leitura, ressalta "A cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (BARBOZA, 1994, p.54). Esse mecanismo é encontrado em qual método de alfabetização?
	 Certo	Sintético
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402132454)	 Barboza 1994), no livro Alfabetização e Leitura, destaca que "a cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (p.54). Concepção diferente é apresentada por teóricos que defendem a alfabetização como um processo de letramento. Das respostas abaixo, qual é a única que apresenta um argumento correto ao defender as concepções de leitura e escrita letradas? Marque-a.
 Certo	Ler e escrever devem ser ações condizentes com o contexto sociocultural em que o sujeito vive e com as demandas sociais.
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402132443)	Em relação aos métodos de alfabetização, marque (1) Para características do método sintético (2) Para características do método analítico
(__) Parte de estruturas significantes da língua.
(__) Utiliza palavras e textos para iniciar a atividade alfabetizadora.
(__) Pode ser classificado em soletração e silabação.
(__) Parte de estruturas menos significativas de língua e utiliza o mecanismo de síntese na produção das palavras.
A ordem correta é:
 Certo	2 2 1 1
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402147244)	Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que:
II. os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua.
III. os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
 Certo	II e III
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402105208)	Dos vários métodos de alfabetização encontrados nas escolas brasileiras, a palavração é um método de alfabetização do tipo "analítico". Em relação a ele, pode-se afirmar que o aluno:
 Certo	aprende palavras e depois as separa em sílabas e usa essas sílabas para formar novas palavras.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402105185)	Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita" (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). Qual modelo de leitura a autora está criticando? Marque a resposta correta..
 Certo	Modelo de decodificação porque ele é fundamentado na sonorização das palavras que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.

Outros materiais