Buscar

Av2 Gestao da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0134_AV2_201301178799 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301178799 - GIL MATEUS DO NASCIMENTO
	Professor:
	DANIELA PINHEIRO DA COSTA
	Turma: 9052/AZ
	Nota da Prova: 1,7 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 13/06/2015 09:57:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201301282864)
	Pontos: 0,7  / 1,5
	Uma das etapas do planejamento estratégico de uma organização é a definição formal da sua Missão e Visão. Qual a diferença entre a Missão e a Visão de uma organização.
		
	
Resposta: MIssão, é a razão pela qual a empresa foi criada e estabelecida no mercado, para o oferecimento de seus produtos e serviços , com o objetivo de alcançar os resultados. Visão é a razão pela qual ela atua de acordo em respeitar o valores em que acredita : valores sociais , culturais, respeito aos colaboradores, e com a comunidade no local está inserida.
	
Gabarito: A Missão expressa a razão de ser de uma organização. A Visão expressa a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro; ou a Visão expressa o que a organização deseja ser no futuro.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A Missão expressa a razão de ser de uma organização. A Visão expressa a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro; ou a Visão expressa o que a organização deseja ser no futuro.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301406105)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere a Orientação por Processos e Informações. No que consiste esse fundamento?
		
	
Resposta: Com a gestão da qualidade estabelecendo um novo conceito baseado na criação de conceitos, métodos e tecnicas dentro de uma nova realidade exigida pelo mercado.
	
Gabarito: Orientação por Processos e Informações. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização, que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisão e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Orientação por Processos e Informações. Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização, que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisão e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301241829)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da década de 50, surge a preocupação com a gestão da qualidade estabelecendo uma nova filosofia gerencial baseada no desenvolvimento de conceitos, métodos e técnicas dentro de uma nova realidade, identificada como:
		
	
	Gestão da Produtividade
	
	Gestão da Economia.
	 
	Gestão da Qualidade Total
	
	Gestão da Estatística
	
	Gestão do Desperdício.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301860066)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "estimular o desenvolvimento contínuo de todas as pessoas da empresa"?
		
	 
	Destrua as barreiras entre os departamentos.
	
	Não liderar com base no medo. Evite usar o estilo autoritário.
	
	A liderança é algo que todos podem aprender.
	 
	Promova a aprendizagem.
	
	Elimine slogans com imposição de metas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301763144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana estava pesquisando uma empresa na internet e se deparou com o seguinte texto: - Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. - Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. - Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Com base no que vimos na aula 3 esse texto representa:
		
	
	A visão da empresa
	
	Os valores da empresa
	 
	A Missão da empresa
	
	As estratégias da empresa
	
	As políticas da empresa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301767693)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O atual dinamismo das organizações, aliado ao peso cada vez maior que a tecnologia exerce nos negócios, vem fazendo com que o tema processo e, mais recentemente gestão de processos (Business Process Management - BPM) seja discutido e estudado com crescente interesse pelas organizações.
Analise as afirmativas abaixo, referentes a alguns passos para a implementação de uma gestão por processos, e assinale a alternativa correta.
I. Conhecer as atividades através do mapeamento dos processos.
II. Estabelecer indicadores de qualidade que representam a eficiência do processo. Relacionam o que foi produzido com o total de recursos consumidos.
III. Estabelecer indicadores de produtividade que verificam se as ações estão realmente sendo executadas.
IV. Redesenhar o processo que significa adequar as ações de acordo com as necessidades.
Está(ão) correto(s):
		
	 
	Os itens I e IV.
	 
	Os itens I e II.
	
	Somente o item I.
	
	Somente o item IV.
	
	Os itens II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301815240)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A organização TABAJARA, indústria líder de calçados populares (sandálias e chinelos) se sentiu ameaçada com a chegada de novos entrantes, refletindo na diminuição da quantidade de produtos vendidos e consequentemente no seu financeiro. Diante desse quadro, a organização decidiu contratar uma consultoria que viesse a certificar os seus processos, através dos critérios das Normas ISO. Diante dessa realidade, podemos afirmar: I - O objetivo da normalização é a troca de informações com todos os componentes do mercado que a organização atua; II - Proteger os clientes quanto a qualidade dos bens e serviços; III - A implementação das Normas ISO pode proporcionar condições para apresentar um diferencial competitivo; IV - As Normas ISO tem como um dos seus requisitos, demonstrar que a organização tem capacidade de oferecer seus produtos, conforme as expectativas dos seus clientes. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	 
	I e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	 
	II e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301385267)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Fábio precisa melhorar o cadastro de seus fornecedores e está buscando um novo modo de realizar essa atividade, pois seu formato atual não é muito eficiente. Comentando sobre esse desafio com o gerente de marketing, o mesmo falou que tinha um cadastro muito eficiente para clientes e que poderia ser utilizado por Fábio. Observando a situação exposta, que tipo de benchmarking ela representa?
		
	
	Global
	
	Competitivo
	
	Genérico
	 
	Funcional
	 
	Interno
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301386923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As Auditorias da Qualidade estarão divididas em níveis, que serão as Auditorias de Primeira Parte, Auditorias de Segunda Parte e Auditorias de Terceira Parte. Podemos dizer que em cada nível teremos as seguintes ações:
		
	
	Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços, Auditoria de Segunda Parteconduzida pela organização em seus próprios sistemas e Auditoria de Terceira Parte é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado.
	
	Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade conduzida pela organização em sistemas terceirizados, Auditoria de Segunda Parte é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado e Auditoria de Terceira Parte ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços
	 
	Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade conduzida pela organização em seus próprios sistemas, Auditoria de Segunda Parte é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado e Auditoria de Terceira Parte ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços
	 
	Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade conduzida pela organização em seus próprios sistemas, Auditoria de Segunda Parte ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços e Auditoria de Terceira Parte é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado.
	
	Auditoria de Primeira Parte é uma auditoria de Sistema de Qualidade que é conduzida por um organismo independente que pode ser credenciado, Auditoria de Segunda Parte será conduzida pela organização em seus próprios sistemas e Auditoria de Terceira Parte ocorre quando uma organização conduz uma auditoria em outra organização na qual tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301857605)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) compreende o desdobramento lógico dos fundamentos em requisitos e critérios organizacionais. Relativamente aos requisitos, é CORRETO afirmar que:
		
	
	são agrupamentos de atributos afins feitos por uma lógica predefinida.
	
	são conceitos que expressam as organizações de classe social.
	 
	são conceitos que orientam a elaboração dos critérios de excelência da gestão.
	
	são fatores que permitem evidenciar as práticas efetivas de gestão organizacional.
	 
	são características tangíveis (mensuráveis quantitativa ou qualitativamente) que constroem os fundamentos.

Outros materiais