Buscar

Metodologia das Ciências: Periódicos, Artigos e Plágio

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 1º Semestre
Disciplina: Metodologia das Ciências
Professora: Me. Adm. Janaína Andrade
Acadêmico (a): Francieli Schulz
RGM: 103.7882
Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas:
Material de aula – Arquivos – Orientações
PORTFÓLIO 2
AULAS 5 a 8
9 Questões
Questão 1 - Para um periódico conseguir respeito, reconhecimento e credibilidade no meio acadêmico, o que é necessário? E o que o prestígio do periódico está intimamente relacionado?
Os periódicos devem ser publicados em revistas especializadas, o que pressupõe que passem por um processo de avaliação a fim de que possam alcançar esta meta e assegurar o rigor cientifico e a originalidade dos artigos enviados. O periódico cientifico é a principal forma dos pesquisadores expressarem suas opiniões e hipóteses de informarem sobre as descobertas de nossos fenômenos biológicos, sobre novas técnicas laboratoriais, e de levantarem duvidas sobre descobertas recentes ou de confirmarem-nas.
Questão 2 - Quais as vantagens de publicar artigos?
	É ter o reconhecimento do seu esforço intelectual, estabelecer uma reputação de pesquisador, garantir a continuidade, contribuir para que se ampliem os horizontes da ciências.
Questão 3 - Cite os conceitos que um bom artigo deve apresentar. Qual deles te chamou mais atenção? Por quê?
	Os artigos devem apresentar: objetividade, inteligibilidade, impessoalidade, reprodutibilidade. Para mim o que mais se destaca é o conceito da objetividade, pois um artigo deve ser claro e de fácil compreensão dos seus leitores, assim, o artigo se torna agradável sua leitura, levando o assunto no seu objetivo.
Questão 4 - Conceitue Resenha Crítica.
	Resenha critica é um texto que resume, uma analise critica de um ou de vários autores, com objetivo de analisar seus pontos positivos e negativos.
 
Questão 5 - Na elaboração e construção do Projeto de Pesquisa o que deve conter na INTRODUÇÃO e REVISÃO DE LITERATURA? 
	A introdução deve conter de forma resumida o assunto que será abordado. A introdução deve ser bem escrita, para que o leitor se motive a ler o artigo todo.
Questão 6 - Na disposição da corporação do texto citações são utilizadas quando se quer citar o que um autor escreveu. Desenvolva um exemplo para cada tipo de citação (citação direta curta, citação direta longa, citação de citação e citação indireta). NÃO utilizar exemplos da apostila.
	Citação direta curta:
	“Quando dizemos que estamos fatigados, a fadiga é uma decisão nossa.Quando dizemos estar enfraquecidos, a fraqueza é uma decisão nossa. Ceder quanto não ceder é uma decisão nossa.”(CHAUI,2002,p.361).
	Citação direta longa:
[...] a coragem é melhor que a covardia e a amizade é um valor desejável para os membros de um grupo. No entanto, a coragem e a amizade têm apenas um valor formal cujo conteúdo pode variar. A coragem do guerreiro da tribo é diferente da coragem do executivo dos centros urbanos [...] a amizade é um valor universal, mas a sua expressão varia conforme os costumes (ARANHA, 2005,p.199).
	Citação de citação:
	Segundo Enok (1990,apoud MENEZES,2001,P.33): “A dimensão biográfica do romance, não se esgota nos conflitos psicológicos.”
Citação indireta:
Analisando a rotação do osso sobre a base pode-se descobrir até que ponto haverá o desenvolvimento do paciente. (KAPAN,2001) 
Dica: Assista a videoaula sobre PLÁGIO E CITAÇÕES.
Questão 7 - Pesquise e EXEMPLIFIQUE OS SEGUINTES TIPOS DE REFERÊNCIAS (um exemplo para cada). NÃO utilizar exemplos da apostila.
Com até três autores:
ALONSO, Felix; LOPES, Francisco Granizo;CASTRUCCI, Plínio do Lauro.Curso de ética em administração.São Paulo: Atlas, 2006.
Com mais de três autores:
CORDI, Cassiano, et al. Para filosofar.São Paulo: Scipione,2007.
Documento on-line:
ADORNO,Theodor.Teoria da semicultura. Disponível em: <www.geocitus.com/paris/rue/5214/tadorno.htm> Acesso em Fev.2009.
 
Questão 8 - Discorra sobre Plágio (mínimo de 7 linhas e máximo de 10 linhas).
	O plágio acontece quando reproduzimos algo sem dar os devidos créditos à pessoa que realmente fez.
	De acordo com o manual “Entenda o que é Plágio”, existem três tipos de plágio: o integral, cópia palavra por palavra, sem citar a fonte de onde veio o texto; o parcial, ocorre quando o trabalho acadêmico é um mosaico formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras; e o conceitual, quando há utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original.
Fonte: Plágio Acadêmico. Disponível em:<www.plagio.tccmonografiaeartigos.com.br/o-que-e-plagio>Acesso em: 08 mai.2019. 
Atenção: Exerça a Citação Metodológica (construção do texto por meio de citações) e indique a Referência Bibliográfica conforme as
Normas da ABNT para não ser considerado o próprio PLÁGIO.
Questão 9 - Segundo a ABNT, “ a estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais”. Quais são os documentos que compreendem cada elemento?
Pré-textuais: capa, folha de rosto, lista de ilustrações e sumario.
Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Pós-textuais: referências e anexos.
PRAZO DE ENTREGA DO PORTFÓLIO 2
DATA LIMITE: 10/05/2019

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes