Buscar

Tipos de decisões e níveis hierárquicos em empresas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A todo momento, os gestores precisam tomar decisões programadas e não programadas. Podemos afirmar que decisões programadas são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
	Respostas:
	a.
Problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.
	
	b. 
Problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução dispomos de padrões e políticas estratégicas.
	
	c.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
	
	d.
Problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
	
	e.
Problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: Podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução dos mesmos procedimentos e regras sistemáticas. Essas decisões são sempre semelhantes. 
Como exemplo, podemos citar a retirada de livros de uma biblioteca ou o processamento de um pedido de pagamento de um fornecedor. Esses são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,3 pontos
	
	
	
	São encontrados dentro das empresas os níveis hierárquicos, estratégicos, táticos e operacionais. A partir dessa estrutura, definem-se os tipos de decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível tático de uma empresa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
	Respostas:
	a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
	
	b.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é micro, englobando somente uma parte da organização, relacionando-se de maneira sistêmica com o meio ambiente.
	
	c.
O nível de informação requerida é solto, visualizando apenas parte das informações disponibilizadas pelo nível estratégico e operacional da empresa.
	
	d.
O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
	
	e.
O nível de informação requerida é aquele que possibilita colocar em ação os meios e os recursos dos quais a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos previamente elaborados.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A crise mundial iniciada no final de setembro de 2008, com características nunca antes vistas no cenário econômico, abateu o mercado e surpreendeu a todos. Em determinado momento, uma instituição financeira decide, após estudos do cenário vigente, suspender as linhas de crédito e financiamento para seus clientes. Como consequência dessa decisão, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A primeira e a segunda tomadas de decisão podem ser classificadas, respectivamente, como sendo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Estratégica e tática.
	Respostas:
	a. 
Tática e operacional.
	
	b. 
Estratégica e tática.
	
	c. 
Estratégica e operacional.
	
	d. 
Operacional e estratégica.
	
	e. 
Tática e estratégica.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: Decisões estratégicas relacionam-se com objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a empresa. Suspender as linhas de crédito de uma instituição financeira é claramente uma decisão estratégica, pois afeta toda a organização e apresenta efeitos a longo prazo. 
Decisões táticas relacionam-se com objetivos a curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa. Dispensar funcionários encaixa-se nessa categoria, pois se trata de curto prazo com possibilidade de novas contratações também no curto prazo. 
Decisões operacionais relacionam-se com as rotinas operacionais da empresa e afetam somente as unidades setoriais. Não é o caso, pois se trata da instituição como um todo.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Analise as hipóteses apontadas e assinale a alternativa correta. 
I. Tomar uma decisão quer dizer escolher uma alternativa em detrimento de outras. 
II. Devemos avaliar as alternativas, bem como estimar suas consequências e impactos na organização. 
III. Os administradores devem calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões. 
As afirmativas tratam do ambiente da tomada de decisão.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas são corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas I e II são corretas.
	
	b. 
Apenas II e III são corretas.
	
	c. 
Apenas a I é incorreta.
	
	d. 
Todas as alternativas são incorretas.
	
	e. 
Todas as alternativas são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Comentário: Nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações, a todo momento, necessitamos tomar decisões sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando, para solucioná-lo, possuímos uma única opção, podemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Esse processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, naquela circunstância, também é conhecido como tomada de decisão. 
Os administradores devem ter como objetivos em suas tomadas de decisão: 
• Minimizar perdas. 
• Maximizar ganhos. 
• Alcançar uma situação em que, comparativamente, o gestor julgue que haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá encontrar-se após implementar essa decisão. 
Para que se tome a melhor decisão em determinadas situações de problema, cabe ao tomador de decisão elaborar todas as alternativas possíveis do problema em questão, visando escolher o melhor caminho para otimizá-la, possibilitando à empresa crescer e desenvolver-se nesse contexto de competitividade tão agressiva.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Para resolução eficaz de problemas, a qualidade da informação é fundamental. A seleção mal elaborada pode causar danos incalculáveis para as organizações. Assinale os passos fundamentais para a valorização da informação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Conhecer, selecionar e usar as informações.
	Respostas:
	a. 
Influência, poder e disponibilizar a informação.
	
	b. 
Conhecer, selecionar e usar as informações.
	
	c. 
Cargo, poder e buscar a informação.
	
	d. 
Influência, poder e guardar bem a informação.
	
	e. 
Cargo, poder, influência e usar as informações.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B 
Comentário: “A tomada de decisão na administração se tornou dependente da informação, e o computador e suas tecnologias – que fazem com que aumente cada vez mais a procura por informações, passando a ser uma atitude rotineira – têm aumentado muito a quantidade e a sofisticação das mesmas. 
Essa dinâmica da informação, cada vez mais veloz e aguçada, e o seu valor para a administração estão trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado concorrente, bem como oportunidades no mercado como um todo. 
Estudiosos em gestãochegam a dizer que é uma ferramenta indispensável para ser usada nesse ambiente cada vez mais competitivo em que as empresas estão inseridas. 
É importante destacar que a primeira etapa desse fluxo é a determinação das necessidades de informação do tomador de decisão ou da organização. 
De que informação você precisa? 
Como você obtém essa informação? 
Como você viu, a informação é fundamental para as organizações modernas, pois oferece vantagens competitivas. 
Características da informação relevante”. (BIO, 1996, p. 121. STAIR, 1998, p. 5). 
Para ser valiosa, a informação: 
Deve ser completa: todos os fatos relevantes devem estar contidos nela. 
Deve ser econômica: para obtê-la, seu custo deve ser relativamente econômico, os gestores analisam sempre o custo benefício do valor da informação em relação à sua produção. 
Haver precisão: não deve conter erros, a informação se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou imprecisos no processo de transformação. 
É ideal que seja flexível: ser uma informação que possa ser utilizada em outras situações. 
Importante que seja confiável: o método de coleta de dados e a fonte de onde as retira devem ser confiáveis para que essa informação também seja. 
Que seja relevante: não basta ter-se informação, ela deve ser útil e importante ao tomador de decisão. 
Que seja obtida em tempo hábil. 
Que possa ser checada para verificar sua confiabilidade. 
Fonte: Montana e Charnov (1999)
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	São muitos os tipos de decisões. Sobre as decisões, não se pode afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
	Respostas:
	a. 
Parcerias empresariais, exportação e atuação comercial na internet são exemplos de decisões estratégicas.
	
	b. 
Os planos de marketing, os planos financeiros e políticas de RH são exemplos de decisões táticas.
	
	c. 
Prazos, recursos necessários e procedimentos adotados são exemplos de decisões operacionais.
	
	d.
O nível estratégico necessita de informações que demonstrem a interação sistêmica da empresa com o ambiente interno ou externo.
	
	e. 
As decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E 
Comentário: Entende-se por centralização quando o poder de decisão se concentra mais na alta administração. Existem vários motivos que podem influenciar um estilo de tomada de decisão mais centralizado, entre eles: 
• Pelas condições internas encontradas. 
• Pelos fatores do ambiente da empresa. 
• Pela maneira de ser do executivo/dono. 
Esse estilo de tomada de decisão, muitas vezes, é utilizado pelo desejo dos seguintes fatores: 
• Para manter nível de maior integração na empresa. 
• Para manter a uniformidade de ações e decisões. 
• Para administrar com mais eficiência as urgências. 
• Quando o empresário não quer um segundo homem que lhe faça sombra. 
• Quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização. 
• Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa. 
Vantagens da centralização: 
• Menor número de níveis hierárquicos. 
• Melhor uso dos recursos humanos, materiais, equipamentos e financeiros. 
• Melhor possibilidade de interação no processo de planejamento, controle e avaliação. 
• Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos. 
• Decisões estratégicas mais rápidas. 
• Maior segurança nas informações. 
Portanto, é falso afirmar que decisões centralizadas garantem uma menor segurança das informações.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	De maneira geral e de modo simplificado, podemos dizer que o processo decisório é o ato de escolher uma alternativa dentre várias disponíveis. Assim, analise as afirmações e escolha a alternativa correta. 
I. O ato de decidir exige que uma pessoa disponha de informações íntegras, confiáveis e de forma tempestiva, para que sua decisão seja sempre realizada em um ambiente de certeza. 
II. A informação sempre foi fator preponderante nos processos decisórios, as modernas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apenas aumentaram a quantidade de informação disponível, garantindo, assim, o sucesso das decisões. 
III. Em termos estratégicos, os administradores necessitam monitorar o ambiente em que estão inseridos para mensurar o risco de suas decisões.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.
	Respostas:
	a. 
Todas as afirmações estão corretas.
	
	b. 
As afirmações I e II estão corretas e a afirmação III está incorreta.
	
	c. 
As afirmações I e III estão corretas e a afirmação II é incorreta.
	
	d. 
As afirmações I e II estão incorretas e a afirmação III está correta.
	
	e. 
As afirmações II e III estão corretas e a afirmação I está incorreta.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: a afirmativa I é incorreta, pois nada garante que todas as informações estão corretas e, portanto, é impossível um ambiente de total certeza. 
A afirmativa II é incorreta, pois não há possibilidade prática de garantir o sucesso de qualquer decisão. 
A afirmativa III é verdadeira, pois o texto demonstra a necessidade de monitoração das condições ambientais para aumentar a chance de sucesso, ou seja, medir o risco de fracasso.
	
	
	
Pergunta 8
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Escolha a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos responsáveis em tomar decisões, já que não existe uma solução rotineira.
	Respostas:
	a.
A classificação das decisões é dividida em decisões programadas e não programadas. Sendo que as primeiras exigem participação da alta administração, ao passo que as não programadas podem ser realizadas com o apoio de manuais normativos.
	
	b.
As decisões não programadas são ricas em estruturação. Permitem aos administradores o estabelecimento de procedimentos sistêmicos para reduzir o tempo decisório.
	
	c. 
As decisões devem ser realizadas somente nos níveis táticos e estratégicos de uma empresa.
	
	d.
As decisões não programadas serão solucionadas a partir da habilidade dos responsáveis em tomar decisões, já que não existe uma solução rotineira.
	
	e.
As decisões rotineiras são ideais para a cúpula da empresa, uma vez que estas exigem menos tempo para os tomadores de decisão. Tempo é dinheiro.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D 
Comentário: Quando tratamos de decisões não programadas, referimo-nos àqueles problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. 
As decisões não programadas, ou seja, decisões não muito frequentes ou únicas, devem ser tomadas pela alta administração.
	
	
	
Pergunta 9
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Decisões programadas e não programadas são as classificações dadas ao tipo de decisões com as quais os administradores estão sempre se deparando. Em vista disso, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras sistemáticas.
	Respostas:
	a.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas não compreendidos, desestruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de procedimentos e regras altamente complexas.
	
	b.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas estratégicos, estruturados e complexos. Para sua solução, dispomos de padrões e políticas estratégicas.
	
	c.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos. Para sua solução, dispomos de procedimentose regras sistemáticas.
	
	d.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas que não são bem compreendidos, são “pobres” de estruturação, tendem a ser singulares e não conseguimos resolvê-los através de procedimentos sistêmicos ou rotineiros.
	
	e.
Podemos afirmar que decisões programadas são: problemas bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e complexos. Para sua solução, dispomos de políticas estratégicas e alta negociação.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: Podemos considerar como decisões programadas quando percebemos os problemas como bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que podem ser utilizados para solução, procedimentos e regras sistemáticas.
	
	
	
Pergunta 10
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Na maioria das empresas são encontrados os seguintes níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional. Com base nessa estrutura, definem-se os tipos de decisões a serem tomadas e os diferentes tipos de informações a serem ponderadas. Assinale a alternativa que define o tipo de decisão e informação do nível estratégico de uma empresa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
	Respostas:
	a.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é macro, englobando toda organização, relacionando-se de maneira sistêmica com meio ambiente interno ou externo.
	
	b.
O nível de informação necessária para a tomada de decisão é micro, englobando somente uma parte da organização, relacionando-se de maneira sistêmica com o meio ambiente.
	
	c.
O nível de informação requerida é solto, visualizando apenas parte das informações disponibilizadas pelo nível estratégico e operacional da empresa.
	
	d.
O nível de informação requerida é em grupos, agrupada ou sintetizada, visualizando e agrupando determinadas informações de uma unidade departamental e um negócio ou atividade da organização.
	
	e.
O nível de informação requerida é aquele que possibilita colocar em ação os meios e os recursos dos quais a empresa dispõe para assegurar de maneira efetiva a execução dos planos previamente elaborados.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A 
Comentário: O planejamento estratégico são decisões e ações que a alta administração da organização (presidente, diretores e/ou executivos) toma para desenvolver e direcionar a empresa, sempre vislumbrando o futuro. 
Esse tipo de decisão engloba definição de objetivos, de políticas e critérios gerais para estabelecer as diretrizes e assim desenvolver um planejamento dos rumos da organização. O objetivo é estabelecer estratégias para que a organização seja capaz de atingir seus objetivos maiores. As decisões tomadas nesse nível hierárquico não possuem um ciclo uniforme, podem acontecer em momentos diversos e às vezes inesperados, ainda que algum planejamento estratégico seja feito dentro de planos anuais estabelecidos ou em situações preestabelecidas. 
Exemplo de decisões tomadas em nível estratégico: 
• Lançamento de algum novo. 
• Ampliação da organização. 
• Estabelecimento de direcionamento estratégico de marketing. 
• Ampliação do mix de produtos. 
• Entrada no mercado de exportação. 
• Parcerias empresariais. 
• Atuação no mercado de comércio eletrônico (internet). 
• Redução do tamanho da empresa. 
• Alteração do nome da empresa. 
• Fusão com outras organizações etc.
	
	
	
Terça-feira, 14 de Maio de 2019 16h54min09s BRT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes