Buscar

APOL 04 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇOS - NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 04 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SERVIÇO
Questão 1/5 - Administração da Produção e Serviços
Uma vez estimadas a demanda e a capacidade, busca-se um ajuste entre ambas. Por exemplo, pode-se produzir para atender 100% da demanda, ou para aproveitar 100% da capacidade disponível ou para situações intermediárias. A análise desse problema é dificultada pelo fato de que a demanda usualmente apresenta flutuações sazonais ou irregulares, e que a capacidade geralmente não pode ser modificada rapidamente para acompanhar a demanda. Assim, balancear a demanda com a capacidade é um desafio constante. No balanceamento entre demanda e capacidade podem ser empregadas medidas para influenciar a demanda ou a capacidade – ou ambas.
Assinale dentre as alternativas abaixo as principais medidas para influenciar a demanda. 
	
	A
	Política de preços, publicidade, atraso deliberado na liberação do produto e produção para estoques.
	
	B
	Política de preços, publicidade, logística, marketing e produção para estoques.
	
	C
	Controle de estoque, política de preços, concorrência e produção para estoques.
	
	D
	Necessidade dos clientes, controle de estoque, política de preços, concorrência.
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Administração da Produção e Serviços
Capacidade é a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos, em condições normais de operação, em um dado intervalo de tempo, depende do mix de atividades e, por isso, algumas organizações possuem mix muito complexos, com tempo de processamento extremamente variável, expressando sua capacidade através de medidas de insumos. A capacidade de operação é o máximo de nível de atividade, de valor adicionado, em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação. Há uma restrição na capacidade quando a demanda é insuficiente (a procura por determinado produto ou serviço ainda não justifica trabalhar com 100% da capacidade produtiva). A empresa pode optar por não utilizar sua capacidade total para poder trabalhar com determinadas contingências.
De acordo com as informações estudadas, assinale a alternativa abaixo que corresponde ao conceito do Planejamento da Capacidade. 
	
	A
	É a capacidade teórica, aquela em que fornecedor e fabricante expressam suas capacidades de produção.
	
	B
	É o equipamento que apresenta o nível total de produção, aquele capaz de mensurar a produção por hora/dia/mês.
	
	C
	É a determinação de qual nível de capacidade operar para satisfazer a demanda do cliente de acordo com a estratégia da empresa.
	
	D
	É a necessidade do cliente repassada ao fabricante, é sempre baseada em informações de terceiros.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda projetada para horizontes de tempo em geral de seis a doze meses. Esse balanceamento pode ser feito atuando-se sobre os recursos produtivos. O que se procura é combinar esses recursos produtivos, de maneira a, simultaneamente, atender a demanda e conseguir o custo mínimo. Nos sistemas de manufatura, o PMP (Plano Mestre de Produção) contém os dados da quantidade e do momento em que os produtos finais devem ser produzidos, dando sentido em toda a operação. Ele é definido em termos de especificação de produtos porque é a base do planejamento e do cálculo dos componentes necessários para a manufatura. Quais são os componentes necessários para a manufatura? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Mão de obra, equipamentos, provisão de materiais e capital.
	
	B
	Mão de obra, equipamentos, demanda e logística.
	
	C
	Cadeia de suprimentos, mão de obra, demanda e estoques.
	
	D
	Cadeia de suprimentos, demanda, controle de estoque e capital.
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento estratégico define a filosofia básica da organização no que tange ás suas atividades, determinam os produtos e serviços a serem oferecidos e trata do planejamento para a aquisição e alocação de recursos críticos, como tecnologia e pessoal tanto para implementar os planos, como para avaliar os seus impactos. O planejamento estratégico de produção é o conjunto de objetivos e políticas de longo prazo, que dizem respeito à atividade de manufatura dentro da empresa e que servem como um guia a todas as decisões tomadas nesse setor.
Com base nas informações do roteiro de estudos, assinale a alternativa que responde a seguinte questão: qual é o objetivo da estratégia de produção? 
	
	A
	O objetivo da estratégia de produção é reduzir os custos operacionais incluindo a redução de mão de obra e consequentemente produzir mais e com maior qualidade.
	
	B
	O objetivo da estratégia de produção é fornecer à empresa um conjunto de informações que garanta o estabelecimento de novas metas e procedimentos que a tornem mais competitiva.
	
	C
	O objetivo da estratégia de produção é fornecer à empresa um conjunto de características produtivas que deem suporte à obtenção de vantagens competitivas de longo prazo. O ponto de partida para isso consiste em estabelecer quais critérios ou parâmetros de desempenho são relevantes para a empresa e quais prioridades relativas devem ser dadas a eles.
	
	D
	O objetivo da estratégia de produção é otimizar custos operacionais e reduzir ao máximo o volume de perdas ou produtos não conforme.
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Administração da Produção e Serviços
O planejamento estratégico define a filosofia básica da organização no que tange as suas atividades, determinas os produtos e serviços a serem oferecidos e trata do planejamento para a aquisição e alocação de recursos críticos, como tecnologia e pessoal tanto para implementar os planos, como para avaliar os seus impactos. O planejamento estratégico de produção é o conjunto de objetivos e políticas de longo prazo, com relação à atividade de manufatura dentro da empresa e que servem como um guia a todas as decisões tomadas nesse setor.
Nesse contexto, é possível identificar alguns componentes fundamentais que devem compor o planejamento estratégico de produção, assinale dentre as alternativas abaixo a que apresenta os componentes fundamentais do planejamento estratégico de produção. 
	
	A
	Tecnologia do produto, tecnologia do processo, capacidade de instalações, localização das instalações, recursos humanos e suprimentos.
	
	B
	Tecnologia do produto, tecnologia do processo, capacidade de instalações, localização das instalações, recursos humanos e controle de qualidade.
	
	C
	Tecnologia do produto, tecnologia do processo, capacidade de instalações, localização das instalações, finanças e suprimentos.
	
	D
	Tecnologia do produto, tecnologia do processo, capacidade de instalações, localização das instalações, recursos humanos e logística.

Outros materiais