Buscar

AV2 Psicofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303116636)
	5a sem.: Emocional
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Animais predadores precisam matar presas para se alimentar e, da mesma forma, as presas precisam conseguir fugir dos predadores para sobreviver. Estudos científicos já comprovaram que os mecanismos utilizados por predadores e presas têm sido eficientes, afinal, os animais continuam na natureza. Considerando os estudos de Darwin sobre os mecanismos da emoção, podemos afirmar que o texto acima se refere à sobrevivência:
		
	
	Dos predadores
	
	Das populações
	
	Das presas
	
	Das espécies
	
	Dos indivíduos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303110629)
	3a sem.: Reprodutivo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Consultando o dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: conjunto de características que, nos seres humanos, nos animais e nas plantas, distinguem o sistema reprodutor, seus contrastes e suas interações. Qual o verbete consultado?
		
	
	Sexo 
	
	Identidade de gênero 
	
	Cromossomos 
	
	Homoafetividade 
	
	Genética 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303110793)
	4a sem.: Aprendizagem e memória
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Leia com atenção a seguinte definição: permanência prolongada na memória de aspectos de um evento. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo? 
		
	
	Retenção 
	
	Evocação 
	
	Aquisição 
	
	Seleção 
	
	Consolidação 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303110529)
	2a sem.: Alimentar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo. Come se chamam essas reservas? 
		
	
	Ácidos graxos e corpos cetônicos 
	
	Corpos cetônicos e triglicerídeos 
	
	Glicogênio e ácidos graxos 
	
	Glicogênio e triglicerídeos 
	
	Anabolismo e catabolismo 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303110356)
	1a sem.: Motivação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A hipófise posterior libera hormônios produzidos pelo hipotálamo na corrente sanguínea, qual dos hormônios citados abaixo participa das contrações uterinas no trabalho de parto e da ejeção do leite materno? 
		
	
	Ocitocina 
	
	Corticotropina 
	
	Prolactina 
	
	Tireotropina 
	
	Vasopressina 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303305112)
	sem. N/A: Atenção
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É interessante notar que os estímulos do ambiente externo desencadeiam reações primárias, que são traduzidas como nosso registro sensorial de um estímulo. Esse evento levará a reações secundárias, quando identificado (análise perceptual) e, posteriormente, reações terciárias revelarão o seu significado para nós, de acordo com a experiência de cada um (codificação e análise do significado). O registro e identificação determinam a seleção precoce de nossa atenção. A identificação e significado levarão a uma seleção tardia. Com base na discussão da questão é correto destacar que:
		
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado a cada situação, desconsiderando nossas experiências particulares, considerando nossa habilidade cognitiva e envolvimento emocional.
	
	Da não integração das seleções precoce e tardia construiremos nosso comportamento adequado e generalizado para cada situação, considerando nossas experiências particulares, nossa habilidade cognitiva e desconsiderando o nosso envolvimento emocional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303106571)
	6a sem.: Pensamento
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Leia a afirmativa a seguir com atenção: O Córtex pré-frontal é um região do cérebro que está principalmente relacionada com as ações motoras, no entanto, o córtex frontal, onde ela se encontra, participa de uma série de questões interessantes. Considerando seus estudos sobre o pensamento responda: A) Relacione o papel do Córtex pré-frontal às funções superiores. B) Defina o objetivo da área do córtex pré-frontal. C) Conceitue as consequências de lesões desta área.
		
	
Resposta: A- O papel do córtex relaciona com as funções superiores, tendo uma interação entre si. B- O objetivo do córtex pré-frontal é relacionado com o pensamento, com as ações motoras. C- Quando o córtex pré-frontal é lesionado, o indivíduo apresenta problemas na fala, que é o que chamamos de área de Broca.
	
Gabarito: A) O Córtex pré-frontal se localiza no córtex frontal que participa de uma série de questões ligadas às funções superiores, como a capacidade de avaliar as consequências de planejamentos e ações futuras. Nosso córtex pré-frontal integra as informações que o ambiente está oferecendo com as nossas experiências anteriores para poder programar as respostas motoras apropriadas para cada estímulo. B) O objetivo desta área é simples: reunir informações sensoriais e experiências emocionais de modo a produzir percepções conscientes que resultem em comportamentos específicos que atendam a nossas necessidades em cada momento. C) Lesões desta área parecem desligar planejamento e ação, de modo que a pessoa, apesar de aparentemente compreender bem o que lhe é informado pelo ambiente, não realiza os ajustes motores necessários a realização de tarefas. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303299059)
	sem. N/A: Alimentar
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A razão primária para a nossa motivação de comer é a manutenção das reservas energéticas em um nível suficiente para que não ocorra falta de abastecimento energético e consequentemente prejuízo de nossas funções vitais. Considerando seus estudos sobre os complexos processo de regulação a longo prazo do comportamento alimentar EXPLIQUE o termo CATABOLISMO e as consequências de uma ingestão de nutrientes maior ou menor do que o gasto diário.
		
	
Resposta: Quando comemos, logo após o consumo ocorre a reposição de energias, uma das formas de ser armazenadas no organismo é o catabolismo. As consequencias de uma ingestão maior ou menor que o necessário é que pode não ocorrer as reservas como devia.
	
Gabarito: O catabolismo ocorre no estado pós-absortivo, representando o processo de quebra das macromoléculas (glicogênio e triglicerídios). Como podemos observar ele representa o oposto do anabolismo. Devemos atentar para o fato de que se o equilíbrio do sistema for adequado, as reservas serão repostas nas mesmas taxas médias em que são gastas. Caso a ingestão e o armazenamento de energia exceder consistentemente a utilização haverá um aumento da quantidade de gordura corporal, levando à obesidade. No entanto, se a ingestão de energia falhar consistentemente em alcançar as demandas corporais haverá perda de tecido adiposo, levando em situações extremas à inanição.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303116683)
	6a sem.: pensamento
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na esquizofrenia, uma psicopatologia psicótica com grande comprometimento das faculdades mentais verifica-se uma alteração na função de um dado neurotransmissor, que está com a função exacerbada. Qual é este neurotransmissor? 
		
	
	GABA 
	
	Acetilcolina
	
	Serotonina
	
	Dopamina
	
	Glutamato10a Questão (Ref.: 201303113314)
	10a sem.: Estados de consciência
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante o exame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata: Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso, me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Levando em consideração o relato de João, que tipo de sintoma ele está descrevendo?
		
	
	Insônia
	
	Narcolepsia
	
	Apnéia obstrutiva do sono
	
	Hipersonia
	
	Sono paradoxal

Outros materiais