Buscar

Apol 01 Sim e Cc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol 01 - SIM e CC
Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing
O Banco de dados, data warehouse e data minig são instrumentos de vital importância dentro do SIM, principalmente para a análise de informações. Ele se bem utilizado pode se tornar um diferencial competitivo da empresa frente aos seus concorrentes.
 PORQUE
 Eles são compostos por dados que incluem preferências, comportamentos, estilo de vida, dados transacionais e dados de comunicação com a empresa antes, durante e depois da venda, além de incluir informações sobre a lucratividade, satisfação, retenção, fidelidade e referências do cliente.
 A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
A adolescência traz consigo muita descoberta, a auto percepção aumenta a cada dia e a vida social torna-se cada vez mais independente. Uma fase onde também as questões ligadas ao universo financeiro costumam “incendiar” a relação entre pais e filhos! Nessa fase, o grupo de amigos passa a ter um papel central na vida dos jovens e isso fica claro nas famosas frases tão comuns nessa idade:
“Todos meus amigos trocaram o celular, menos eu”
”Preciso muito de uma roupa nova para sair com a turma”
“Os pais de fulano dão dinheiro para ele toda semana”
Na convivência com os amigos, os adolescentes, entre muitas descobertas, têm a oportunidade de ver a vida sob dois aspectos: os ensinamentos recebidos em sua casa e o modo como seus amigos vivem.  Esse confronto contribui para a formação da própria identidade.
Fonte: Dinheirama (20/04/2010) por Bernadette Vilhena
http://dinheirama.com/blog/2010/04/20/a-pressao-dos-amigos-e-o-consumo/
 
Analise as afirmativas a seguir e aponte qual está incorreta a partir de seus conhecimentos sobre os fatores que influenciam o comportamento de compra:
	
	A
	Amigos e família são grupos importantes que determinam a maneira como um indivíduo realiza suas compras.
	
	B
	A família é considerada um grupo de referência e por isso é classificada como um fator social que influencia o comportamento de compra.
	
	C
	Amigos formam um importante grupo de referência e é papel dos gestores de marketing entender como os indivíduos se comportam quando estão na presença de amigos.
	
	D
	Os gestores de marketing devem dar mais atenção ao grupo dos amigos no momento de elaborar estratégias de vendas para jovens, pois, como é possível notar na reportagem anterior, a família fica em segundo plano quando um adolescente está na presença dos amigos.
	
	E
	Cabe ao gestor de marketing entender a relação dos adolescentes com seus diversos grupos de referência, afinal, um indivíduo pode ser influenciado por um grupo de referência mesmo não estando na presença dele.
	
	
	
	
Questão 3/5 - Sistemas de Informação de Marketing
A Fernanda’s Pink, loja de roupas conceituadas na cidade de Campo Grande/MS, acaba de adotar um sistema de inteligência de marketing, e seu objetivo é conhecer a preferência dos clientes para conceber a nova coleção a ser lançada no inverno. A gestora de marketing tem conhecimento de que o Facebook tem se mostrado eficiente para uso corporativo, pelo fato de que as comunidades têm divulgado importantes conteúdos, além de discussões, fóruns, mensagens individuais.
Imagine que a empresa vá utilizar essa ferramenta em seu sistema de inteligência de marketing, analise as afirmativas abaixo:
 (I) O uso do Facebook permite que a empresa analise o comportamento dos clientes na questão de gostos pessoais.
(II) O uso do Facebook permite que a empresa obtenha informações sobre as cores mais comentadas no momento.
(III) O uso do Facebook pode ser comparado a uma pesquisa de marketing que objetiva conhecer o cliente com profundidade.
 É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
	
	
	
	
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
Pesquisa da Omint, uma operadora de saúde, monitorou entre o início de 2011 e o final de 2012 os hábitos alimentares de 4093 executivos. São profissionais com remuneração entre R$ 7 mil e R$ 45 mil mensais. Entre os resultados do levantamento, chama a atenção o aumento do consumo de gorduras. O levantamento mostra que o executivo tem optado por leite integral e queijos amarelados em detrimento do desnatado e de queijos brancos.
O consumo de bacon, manteiga e margarina também cresceu. “Isso preocupa, pois por mais que os problemas relacionados ao consumo exagerado desses produtos sejam amplamente difundidos, não é suficiente para incentivar a substituição por opções mais saudáveis”, afirma Caio Soares, diretor médico da Omint e responsável pela pesquisa.
Fonte: UOL/Canal Executivo (03/04/2013)
http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas13/0304201313.htm
 
Com base no texto sobre os hábitos de consumo dos executivos e em seus conhecimentos sobre fatores pessoais e situacionais que afetam os consumidores, julgue as afirmações a seguir:
I - Pode-se afirmar que os hábitos de consumo das classes sociais mais altas estão piorando nos últimos anos, tendo como suporte o hábito alimentar dos executivos.
II - O estresse, um fator situacional ligado às condições momentâneas do indivíduo, pode ser a causa dos maus hábitos alimentares dos executivos, afinal, quanto mais alto é o cargo de um empregado maiores são as responsabilidades sobre ele depositadas.
III - O trecho acima é um exemplo de como fatores pessoais podem afetar o comportamento de consumo. O executivo, por ter uma vida corrida, descuida um pouco da saúde pois tem problemas maiores para lidar no dia-a-dia.
IV - Pode-se dizer que a operadora de saúde que encomendou a pesquisa, se baseou na teoria do comportamento do consumidor, através dos fatores pessoais que influenciam o comportamento de compra, para entender melhor os hábitos não saudáveis de seus clientes executivos.
De acordo com o que foi exposto na rota de aprendizagem, é correto afirmar que:
	
	A
	Somente a alternativa I está correta.
	
	B
	Somente a alternativa I está incorreta.
	
	C
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	Somente a alternativa IV está correta
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas
Questão 5/5 - Sistemas de Informação de Marketing
O Hotel Florence, em Foz do Iguaçu/PR, é reconhecido pelo seu bom relacionamento com os clientes, isso se dá pela sua eficácia em gerar informações sobre eles. Eles sabem que ao se conhecer de verdade os seus frequentadores e lhes dar o atendimento necessário, a reação desses clientes será retornar sempre que forem visitar as belezas da cidade. Esse hotel consegue gerar informações sobre as preferências dos hóspedes, como a temperatura adequada do quarto, seus programas preferidos de TV.
 Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às informações que podem ser geradas com grande possibilidade de certeza antes mesmo do cliente se hospedar:
 
( ) Estilo musical do hóspede;
( ) Tipos de alergia que o hóspede possui;
( ) Valor que o hóspede gastará coma viagem.
( ) Motivo da viagem do hóspede;
( ) Expectativa do hóspede com a viagem;
	
	A
	V, V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, F, V.
	
	C
	V, V, F, V, F.
	
	D
	V, V, F, V, V.
	
	E
	F, V, V, F, V.

Outros materiais