Buscar

Princípios de Qualidade aula 1

Prévia do material em texto

Usuário
	Vitória Tavares Jardim
	Curso
	Princípios da Qualidade (NDC.0072_1 / NDC.0072_40)
	Teste
	Parada para a Prática – Aula 01
	Iniciado
	18/03/19 11:04
	Enviado
	18/03/19 11:21
	Data de vencimento
	18/03/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	17 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto no capítulo 1.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	Leia o trecho a seguir, extraído de uma entrevista concedida pelo professor japonês Massaki Imai, considerado “o pai do Kaizen”:
“Kaizen é uma palavra japonesa que significa ‘melhoria’. A palavra foi usada no Japão por muitos anos como parte do vocabulário diário. Entretanto, desde o meio do século XX, a palavra adquiriu um novo significado entre as companhias industriais no Japão. Veio representar a prática de melhoria eliminando desperdícios e envolvendo todos os empregados, sem gastar muito dinheiro. Nos últimos 50 anos, as companhias japonesas usaram o Kaizen para criar uma vantagem competitiva. No fundo, o Kaizen permite às companhias baixarem custos e melhorar a qualidade e a variedade do produto. Se mantido, o Kaizen é uma arma poderosa contra as concorrentes. [...]
O Kaizen requer uma mudança na percepção – uma mudança da cultura – de todos na organização. Todos devem, constantemente, identificar todos os tipos diferentes de desperdício no trabalho para poder eliminá-los. O mais importante é que isso requer apoio dos superiores. Sempre que o Kaizen não é executado com sucesso, 99% do tempo é porque a administração superior não o compreendeu ou não teve o compromisso necessário para executá-lo corretamente.”
KAIZEN INSTITUTE. Kaizen: baixando os custos e melhorando a qualidade. Disponível em: <http://br.kaizen.com/artigos-e-livros/artigos/kaizen-baixando-os-custos-e-melhorando-a-qualidade.html>. Acesso em: 21/08/2014.
A metodologia do Kaizen apresentada pelo professor Massaki Imai enfatiza a melhoria contínua e é composta basicamente por 10 princípios. Entre eles, destaca-se o primeiro: “1. O desperdício é o inimigo n.º 1. Para eliminá-lo é preciso sujar as mãos”.
Tendo isso em vista e considerando os conteúdos abordados nas aulas e nos textos-base, assinale a alternativa que contenha a abordagem mais adequada sobre desperdício na gestão da qualidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As causas do desperdício podem ser identificadas e minimizadas por meio de melhorias nos processos.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir:
“A tomada de decisão está na base estratégica da empresa, sendo que esta sempre vai ao encontro da missão e visão da empresa, que tem sempre o intuito de atender e surpreender as expectativas dos clientes, não esquecendo da valorização das pessoas como parte integrante de uma sociedade em transformação. A ética nos negócios, satisfação dos clientes, primar por inovar sempre, apoiar o crescimento do indivíduo (cliente) e preservar os bons hábitos e costumes são as políticas de trabalho da empresa e as principais premissas para que sejam tomadas decisões estratégicas, visando atender ao máximo esses requisitos, tornando a empresa competitiva e com uma posição proativa frente às mudanças do cenário competitivo. A problemática é como fazer com que essas informações se tornem úteis e confiáveis, razão pela qual se propôs um sistema que faça esse trabalho, facilitando a tomada de decisão aos gestores.”
BAIERLE, I. C.; FROZZA, R.; NARA, E. O. B.; KIPPER, L. M. O ciclo da produção de inteligência como apoio à estratégia de tomada de decisão organizacional. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v. 11, n. 4, p. 1086-1113, out./dez. 2011. Disponível em:  <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/743/846>. Acesso em: 12/08/2014.
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e nos textos-base, analise as afirmativas a seguir quanto ao que se deve esperar de um ciclo de tomada de decisão em uma organização.
I. Monitorar o desempenho e identificar inconformidades, riscos e desvios na operação que possam comprometer os resultados planejados.
II. Ampliar a participação no mercado, mesmo que isso venha a comprometer os atuais contratos de fornecimento.
III. Identificar e eliminar todo e qualquer risco na operação.
IV. Cumprir com a legislação de meio ambiente específica para o segmento de atuação da organização.
V. Justificar a adoção de novas tecnologias de fabricação ou operação.
Agora, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Apenas a afirmativa I está correta.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
“Em um ambiente crescentemente incerto, de maior instabilidade da demanda e de rápidas mudanças nos hábitos e preferências de consumo surge, em resposta, a necessidade de busca por maior flexibilidade pelas organizações. Para Fensterseifer (citado em Salerno, 1991), ‘flexibilidade de um sistema pode ser definida como sua habilidade para lidar com as incertezas de um ambiente em mudança, sendo incerteza o elemento-chave do conceito [...]’. Neste sentido, a flexibilidade organizacional refere-se à capacidade e habilidade de resposta a circunstâncias de mudança. O contexto atual determina, como consequência das rápidas transformações, uma intensificação pela busca por flexibilidade.
Assim, diante do crescimento da incerteza, da necessidade de adaptação ao macroambiente e à instabilidade da demanda, novos ‘modelos’ de gestão surgem numa tentativa de responder mais prontamente às novas demandas de flexibilidade e redução de custos, visando ao incremento da competitividade. Esses ‘modelos’ de gestão referem-se sobretudo às inovações na gestão interna da produção e na gestão de relacionamentos interempresas, em que se destacam as relações de fornecimento.”
MUNIZ, S. T. G. Flexibilidade Organizacional e Novos Modelos de Gestão: sinergia e complementaridades. USP. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr15_0403.pdf>. Acesso em: 12/08/2014.
A flexibilidade é uma característica cada vez mais exigida na gestão das organizações. Analise as afirmativas a seguir sobre os motivos da necessidade de flexibilidade nas empresas e marque V para verdadeiro e F para falso.
I. (  ) As organizações precisam acompanhar as novas necessidades dos clientes e a evolução da tecnologia e buscar soluções inovadoras.
II. (  ) As organizações precisam oferecer sempre produtos e serviços melhores e com preços menores que os dos concorrentes.
III. (  ) Atualmente, os empregados querem trabalhar sem compromissos rígidos com metas a serem cumpridas.
IV. (  ) Permite a adequação dos processos produtivos visando à melhoria dos resultados.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, F, F, V.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	A filosofia de Deming, apresentada na década de 1950, tem sido a base da maioria dos programas de qualidade até os dias de hoje. Quais são os pilares dessa filosofia?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Conhecimento profundo, constância de propósito e melhoria contínua.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	“Stakeholders são todos os impactados pelo negócio, sejam eles sócios, acionistas, funcionários, clientes ou segmentos da sociedade.”
SEBRAE. 25 Termos que Todo Empreendedor Precisa Saber. Disponível em: <http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Noticia/25-termos-que-todo-empreendedor-precisa-saber>. Acesso em: 12/08/2014.
Para a empresa, qual é a importância de analisar os stakeholders?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Reduzir ameaças e criar oportunidades para a melhoria da imagem da marca.

Continue navegando