Buscar

ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL II

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
51	DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
72	CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	�
93	DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	�
114	PLANOS DE AULA	�
145	DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	�
19REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
 	Neste momento que se inicia mais uma etapa da vida acadêmica, pondo em pratica tudo aquilo visto teoricamente em sala de aula, colocando a limpo todo seu esforço acadêmico, trabalhando novamente em sala, aliando a teoria á pratica demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.
	O Estágio Supervisionado tem por objetivo principal propor um vínculo real a relação teoria e prática, pois o conhecimento acadêmico encontra uma aplicabilidade nas atividades da sala de aula, dessa forma a práxis realmente ganha sentido ao atingir seu objetivo maior, ou seja, o conhecimento teórico dando sustentação para a prática, e, por conseguinte promovendo um melhor ensino e aprendizado para todos os envolvidos nesse processo. Para Saviani:
[...] o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objeto da educação diz respeito, de um lado, à identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo. (SAVIANI, 1997, p.17).
	A escola é lugar da cultura elaborada, lugar das práticas intencionais propostas pelos professores. Espaço e tempo que garanta a formação, a ampliação dos conteúdos e as possibilidades de ser e estar no mundo.
 	 Este momento é de suma importância para o acadêmico, onde o mesmo adquire mais conhecimentos sobre sua área escolhida e o ajuda a obter uma visão mais clara, ampla e relevante dos objetivos a serem lançados.
 Os objetivos em geral são de que o acadêmico obtenha mais conhecimento, habilidades e atitudes relativas à sua futura profissão docente. Considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
No campo de estagio, foram desenvolvidas atividades de observação, interação e regência vivenciadas pelo acadêmico, onde propôs ao estudante desenvolver suas habilidades como profissional de educação.
O estagio foi realizado com êxito, obtendo de forma positiva habilidades e aprendizados ao acadêmico de pedagogia, ampliando seus conhecimentos dentro de sala de aula e sua relação professor-aluno onde é muito importante que o acadêmico tenha uma boa relação e conhecimentos dos alunos em sala de aula para trabalhar de forma clara e objetiva seus assuntos.
A finalidade do presente trabalho é relatar atividades, conhecimentos e desenvolvidos durante o Estágio Supervisionado II, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Grão Pará” localizado na cidade de Tucuruí-Pa.
	O Estágio Supervisionado e suas implicações no curso de Pedagogia; Rememoramos a nossa própria prática, trazendo brevemente o caminho por nós escolhido. Em seguida, trazemos relatos de experiência de intervenção; e finalmente, fechamos com as considerações do que aprendemos, do que foi relevante para nós e para os alunos nesta aventura de vivenciarmos o estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II.
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 	 O Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II foi realizado em turmas de 3º, 4º e 5º ano no turno vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Grão Pará”, localizada na Rua Capanema S/N, bairro: Vila Permanente, Tucuruí- PA. CNPJ. 01.892.493/0001-84. Órgão mantedor público.
 	 	Por tratar-se de uma profissão permeada por particularidade e condições determinantes, ser professor é muito mais do que se aprende nos bancos das universidades e, o estágio promove a interação do novo profissional com o meio escolar com suas contradições, é nesse espaço que as teorias serão validadas. Para Pimenta:
Aprender a profissão docente no decorrer do estágio supõe estarem atento
as particularidades e as interfaces da realidade escolar em sua
contextualização na sociedade. Onde a escola está situada? Como são
seus alunos? Onde moram? Como é a comunidade, as ruas, as casas que
pertencem a adjacências da escola? (PIMENTA, 2010, p.111).
		A Escola Municipal De Ensino Fundamental “Grão Pará”, oferece educação as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde, sendo ofertadas para crianças de sua cidade local e também regiões vizinhas, recebendo em torno de 80 crianças moradoras de zona rural, tendo nessas condições o ônibus que faz a busca e o retorno dessas crianças.
		 A escola funciona em um espaço amplo e em suas dependências pode ser observado que contem 10 de salas de aulas, 45 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), 02 quadra de esportes cobertas, cozinha, biblioteca, banheiro dentro do prédio, dependências e vias adequadas para alunos com mobilidade reduzida, sala de secretaria, refeitório, despensa e pátio coberto onde é utilizado para muitos eventos elaborados pela escola.
 		Algumas das salas de aula são bem arejadas com centrais de ar em suas dependências, porem outras ainda está em andamento para receber centrais.
 	Existe uma ampla quantidade de livros fornecidos pelo MEC, que para os alunos de 3º ao 5º ano são mais utilizados do que para os alunos de outras series anteriores.
 		 A escola fornece todos os dias um lanche de qualidade para seus alunos com variações diárias para as crianças, pois como já citado acima existem alunos da zona rural que saem muito cedo de suas casas para a escola e que também retornam tarde para suas casas devida à distância local. 
 		A educação Fundamental da Escola “Grão Pará”, percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e desenvolvimento de alunos com quaisquer tipos de condições financeiras, ofertando a educação de forma mais preparatória possível para seus alunos, ampliando seus conhecimentos para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade. 
 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 	A sala de aula é um espaço de desenvolvimento extremamente importante na vida do aluno, pois a partir desse ponto que esta a metade da vida de uma criança. A partir do momento que a criança tem seus primeiros contatos com a escola, todo seu presente e futuro estão se desenvolvendo sempre ao seu tempo nas mãos dos seus professores.
 	Ao entrarem para a sala de aula, os alunos se recolhem para seus devidos lugares onde o professor ira obter uma breve conversa informal com as crianças sobre o dia a dia de todos os alunos. Assuntos que trarão clareza e raciocínio para as crianças tanto dentro quanto fora das imediações escolares.
 	A sala de aula do 3º ano do turno da tarde da professora Ana Lucia, é constituída por 25 alunos sendo sua maioria meninos.
 Em seu espaço interno, a turma é adornada por um armário onde a professora guarda todos os equipamentos e materiais de uso das crianças e os seus também obtendo chave para não haver o descontrole de alunos pegando materiais fora de horário de uso como tesouras, colas, livros e ate mesmo materiais de manejo do professor. Temos também o cantinho dos livros dos alunos, livros que são fornecidos pelo MEC, onde é usado quase todos os dias, alfabeto impresso nas paredes, quadro de silabas não canônico, espaço para bilhetes e convites, cartazes de figuras geométricas, cantinho de jogos, espaço de combinados, entre outros.
 	A sala de aula esta organizada em três fileiras de carteiras com 7 a 8 alunos,podendo mudar a ordem dos alunos dependendo da organização dos mesmos.
 	Ao aplicar uma atividade, a professora aguarda para que ao final as crianças entreguem o caderno para correção para que ao final do bimestre os alunos ganhem pontos por organização de caderno.
 	A sala de aula do 3º ano tem como objetivo reforça a leitura, a escrita e os cálculos. Porem na turma pode ser observado uma grande dificuldade, falta de atenção e de concentração de uma maioria dos alunos.
 	Foi observado que na turma existem duas crianças que possuem extrema dificuldade ou ate mesmo precisão de mediadores, uma delas possuindo ate mesmo laudo médico, mas que não possui ate o momento o auxilio de um professor mediador. A outra criança possui uma extrema falta de vontade para qualquer atividade em sala de aula e quando se sente contrariado para fazer algum exercício fica completamente irritado com todos e acaba ate mesmo atirando materiais ao chão, chora e lamentavelmente ate mesmo empurra professores para que não faça absolutamente nada em sala. A equipe escolar já solicitou varias vezes o posicionamento dos pais para que algo seja feita em prol da melhoria do aluno, porem é lamentável que a falta de controle da criança já venha de dentro de casa. 
 	 Casos como estes nos deixam pensando de que forma podemos ajudar a vida de um aluno pelo menos dentro de sala de aula. Porem são casos como esses que ampliam a visão do futuro pedagogo e que nos faz querer cada vez mais nos aprofundar na carreira do docente para que possamos fazer de tudo um pouco para a melhoria da qualidade de ensino dos alunos. 
 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Não é fácil olhar para nossa prática com outros olhos. Como regentes da turma, tínhamos um novo desafio: desenvolver nosso projeto de intervenção de estágio com nossos alunos. Para Gomes,
Ao observar a prática de um educador, invariavelmente diferente de um lugar para outro, por exemplo, o estagiário precisa ter condições de apreender a(s) teoria(s) que a sustenta(m) e poder realizar uma leitura pedagógica para além do senso comum, tendo como base teorias e fundamentos estudados e confrontados com as situações da prática profissional para a produção de alternativas e de novos conhecimentos. Estamos referindo-nos às práxis, à capacidade de articular dialeticamente o saber teórico e o saber prático. (GOMES, 2009, p.75).
O estagio de licenciaturas da uma oportunidade ao acadêmico de aliar teorias à prática, tornando- se indispensável para a formação profissional do acadêmico adequando o licenciado ao campo que ira atuar.
Foi realizado o estagio na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Grão Pará” no turno vespertino onde atuam 3 turmas observadas de Ensino Fundamental II sendo elas: 3º, 4º e 5º ano.
	Em todas as turmas foram observadas que existem suas rotinas diárias sendo elas a entrada para o pátio da escola onde todos os alunos devidamente em filas de suas respectivas salas estão posicionados para o Hino Nacional resgatando o patriotismo de cada aluno, ao final uma conversa breve com os alunos sobre seus comportamentos nas imediações escolares seguido da descida para sala de aula.
		Os alunos seguem para suas salas de aula onde os professores mantem cada sala ao seu modo para manter a ordem das crianças e a organização dos mesmos. Cada turma possui mais ou menos 25 alunos onde as mesmas possuem seus níveis e modo adequado para as crianças.
A turma de 3º ano é voltada ao reforço do aprendizado a leitura e a escrita, onde o professor regente tira sempre um momento das aulas para trabalhar os ditados e leituras de textos com as crianças a fim de melhorar ambos.
A turma de 4º ano também não deixa de focar na leitura e escrita, porem com mais profundidade nos assuntos e acréscimo de materiais, livros e jogos para que a melhoria aconteça.
A turma de 5º ano também não deixa de focar na leitura e escrita, porem vem com uma responsabilidade maior em manter o aprimoramento de ambas e focar também nas operações básicas. O professor regente todos os dias faz leitura da tabuada junto com os alunos e lança perguntas sobre o assunto abordado. Tendo também o dia da leitura onde os alunos se deslocam para um quiosque recém-construído na escola e lá fazer as leituras de livros da biblioteca, escolhidos pelo aluno ou leitura dos textos que o professor pede para que os alunos façam em casa todos os dias para que aprimorem a leitura e escrita.
Não deixando esquecer que a escola oferta uma sala de reforço, todas as sextas feiras para alunos que assim mesmo possui dificuldade de aprendizado voltada a todos os assuntos abordados em sala de aula para todas as turmas sendo utilizada somente para aqueles alunos que não possuem muito avanço na aprendizagem em sala de aula.
Foi possível observar nessa terceira fase de estagio que a realização do mesmo torna-se de extrema importância para a carreira do futuro pedagogo, e também é de grande ajuda para a formação acadêmica do mesmo, sendo útil para ampliar seus conhecimentos em campo e unindo aprendizado á pratica para o profissional e tornando-o assim mais capacitado para exercer seu trabalho com os devidos conhecimentos aprofundados na sua área cursada. 
 
 
PLANOS DE AULA
	Nome da Instituição de ensino: E.M.E.F. “Grão Pará”
Diretor (a): Maria Eliete Guimaraes 
Estagiário (a): Raine Freitas de Almeida Santos
Professor Regente: Ana Lucia Silva de Souza
Turma: 3º ano Ensino Fundamental
Ano: 2018
Período: 6º Semestre
Número de alunos: 25 Alunos
Data: 14/09/2018
Tema de aula: CIENCIAS- PLANTAS: CONCEITOS BASICOS DA GERMINAÇÃO
	
 
OBJETIVOS
	
Objetivo geral: 
Desenvolver a escrita através do texto lançado.
Desenvolver a habilidade de desenho e pintura através da ilustração.
Reconhecer que a semente em fase inicial precisa somente de agua para crescer.
Objetivo específico:
Observar diferenças na germinação das sementes em condições diversas.
Estabelecer relações entre condições ambientais e germinação das sementes.
Registrar os passos de um experimento do assunto abordado em casa.
	
 
METODOLOGIA
	
Conversa informal com os alunos dando inicio ao assunto abordado;
Troca de informações e duvidas dos alunos com o professor;
Assunto escrito de forma manuscrita com ilustração;
Desenho do desenvolvimento de uma semente ate sua fase adulta;
Atividade de pesquisa para desenvolver em casa com sementes de feijão;
Relatar diariamente os acontecimentos e mudanças com a semente;
Atividades em sala de aula relacionada ao assunto;
	
 
RECURSOS
	
 Cadernos, papel de oficio (A4), sementes de feijão, algodão, lápis de cor, pincel atômico. 
	 
 
 
AVALIAÇAO
	
diariamente a pesquisa lançada pelo professor e descrevendo de forma correta os fatos acontecidos com a semente.
	Nome da Instituição de ensino: E.M.E.F. “Grão Pará”
Diretor (a): Maria Eliete Guimaraes 
Estagiário (a): Raine Freitas de Almeida Santos
Professor Regente: Ana Lucia Silva de Souza
Turma: 3º ano Ensino Fundamental
Ano: 2018
Período: 6º Semestre
Número de alunos: 25 Alunos
Data: 17/09/2018
Tema de aula: GEOGRAFIA- SINALIZAÇAO DE TRANSITO
	
OBJETIVOS
	Objetivo Geral:
Desenvolver a atenção e interesse do aluno pelo assunto.
Desenvolver pensamentos lógicos.
Informar as crianças como usuárias de vias públicas nas condições de pedestres, condutores ou passageiras.
Objetivo Específico: 
Mostrar a importância das sinalizações de transito.
Desenvolver o pensamento reflexivo diante do assunto abordado.
Estimulas a curiosidade e a criatividade do aluno.
	
METODOLOGIA
	Conversa informal referente ao assunto abordado em sala de aula.
Atividades de raciocínio relacionadas às placas de transito.
Pinturas e confecções de placas mais utilizadas no dia a dia.
Identificação da sinalização de transito, tanto para pedestres quanto para condutores. 
Encenação de algumasatitudes relacionada ao transito para todos os tipos de envolvidos (condutores, passageiros e pedestres).
 
	
RECURSOS
	
Papel de oficio (A4), lápis de cor, grafite, borracha, palitos para churrasco, cola de papel. 
	
Avaliação
	Os alunos obtiveram êxito em todos os campos da atividade lançada pelo professor. Organizando, identificando e criando materiais para o uso do assunto abordado em sala de aula.
	Nome da Instituição de ensino: E.M.E.F. “Grão Pará”
Diretor (a): Maria Eliete Guimaraes 
Estagiário (a): Raine Freitas de Almeida Santos
Professor Regente: Ana Lucia Silva de Souza
Turma: 3º ano Ensino Fundamental
Ano: 2018
Período: 6º Semestre
Número de alunos: 25 Alunos
Data: 18/09/2018
Tema de aula: MATEMATICA- ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE DOS NUMERAIS
	
OBJETIVOS
	Objetivo Geral:
Desenvolver noções de posição dos números.
Reconhecer e identificar os números e a quantidade representada por eles.
Possibilitar ao aluno a reflexão e a compreensão quanto a ordem numérica crescente e decrescente.
Objetivo Específico:
Construir o significado dos números naturais em situação de contagem.
Trabalhar a sequencia dos números.
Identificar antecessor e sucessor, maior que / menor que e ordem crescente e decrescente.
	
METODOLOGIA
	Uma breve conversa informal com as crianças relacionada ao assunto abordado do dia.
Leitura dos numerais aos quais seriam trabalhados
Identificação de números e posicionamento dos mesmos em suas respectivas ordens.
Atividade com fichas de numeral entregue pelo professor para esclarecer as ordens numéricas.
Analisar e distinguir ordem de números com 3 algarismos e organizá-los em sua devida ordem. 
	
RECURSOS
	Papel de oficio (A4), papel cartão, canetinhas coloridas, lápis grafite, pincel atômico.
	
AVALIAÇAO 
	 Os alunos do 3º ano discutiram sobre o assunto abordado obtendo êxito na atividade lançada pelo professor, aplicando, ordenando e avaliando todas as atividades que lhes foram ofertadas.
5	DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
	O estágio nos da à oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que temos ao longo do curso. É hora de por em teste os conhecimentos pedagógicos, adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar. Portanto, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um patamar aceitável onde possamos dizer que estamos prontos a assumir uma sala de aula.
 	 É quando estamos na sala de aula frente à turma, que percebemos o valor do planejamento, o que será passado para os alunos. Quais conteúdos farão a diferença no aprendizado das crianças e, ao mesmo tempo, de interesse dos aprendizes.
 	 Para a prática de docência, foram levados diversos materiais pelo acadêmico, onde serviriam de apoio para aplicar suas aulas de maneira mais dinâmica, materiais esses, que serviram de apoio e orientação aos alunos para a compreensão dos assuntos lançados nas regências do professor acadêmico.
 A regência teve a duração de três dias, onde o acadêmico junto ao professor regente e aos alunos puderam elaborar varias atividades dentro e fora da sala de aula, usando também outros espaços da escola.
	 	 Como de costume. Na chegada a escola todos os alunos se deslocavam para o pátio para serem recepcionados pelos funcionários e depois encaminhados as suas respectivas salas de aula, onde teriam um dia totalmente produtivo cheio de conhecimentos, práticas e aprendizados.
6.1 PERIODO DE REGÊNCIAS
1º DIA DE REGENCIA: 14/09/2018
		Chegada dos alunos a escola e em seguida a subida para o pátio escolar para cantar o Hino Nacional como de costume diário da equipe escolar com os alunos.
		Em sala de aula uma breve conversa do professor regente com os mesmos sobre o intervalo das crianças que seriam com jogos para ajudar e reforçar as brincadeiras dos alunos no seu momento vago.
		De inicio foram apresentados os matérias relacionados a aula do dia para os alunos. Como a aula foi sobre o assunto de germinação, o acadêmico elaborou atividades com pinturas sobre as fases de uma semente e em seguida foi lançada uma pesquisa para casa onde os alunos deveriam descrever com suas palavras os fatos ocorridos com a semente de feijão.
		Horário de recreação com lanches e brincadeiras livres, e retorno a sala de aula com alguns minutinhos de descanso e mais algumas atividades relacionada ao assunto.
		Foram entregue aos alunos, texto com imagens que falam e mostram um pouco mais detalhados os acontecimentos das fases de uma semente bem cuidada valorizando a leitura dos alunos e propondo aprendizado sobre os cuidados com as plantas.
		Ao final do dia os alunos se recolhem com a espera dos pais para a saída da escola.
2º DIA DE REGENCIA: 17/09/2018 
	 Acolhimento dos alunos da mesma forma citada ao do 1º dia de regência.
Entrada para sala de aula com conversa informal sobre alguns assuntos do dia a dia das crianças juntamente ao assunto abordado da aula.
	Apresentação do material usado para atividades do assunto do dia com distribuição de atividades para pintura sobre algumas das principais placas de transito e sinalizações, seguida de colagens com palitos de churrasco e explicação das funções de cada uma delas.
	Atividades impressas que trabalhem com o raciocínio dos alunos onde os mesmos teriam que interpretar analisar e organizar de forma numerada os comandos em suas respectivas respostas.
	Horário de intervalo dos alunos com brincadeiras e jogos diversos para ampliar o momento de lazer dos alunos, com distribuição de lanches para as crianças.
	Momento de retorno dos alunos a sala de aula com breves minutos de descanso para que voltem mais calmos as atividades. Aplicação de atividade no quadro formando desenhos dos semáforos onde os alunos fariam a representação em seus cadernos para colorir de forma correta as cores dos semáforos tanto para veículos quanto para pedestres.
	Final de horário com saída dos alunos acompanhado de seus responsáveis para a saída da escola. 
3º DIA DE REGENCIA: 18/09/2018
	Acolhimento dos alunos á escola com entrada direta ao pátio para que fossem realizadas as atividades de costumes como cantar o Hino Nacional seguido de uma breve oração com as crianças.
	Entrada para sala de aula onde o professor regente pode ter uma conversa informal com os alunos sobre o dia a dia e noções e hábitos de higiene praticados em casa e na própria escola.
	Apresentação do material de estudo do dia aos alunos e algumas explicações sobre a aula do dia.
	Leitura de numerais trabalhados nas atividades com distribuição de fichas numeradas para cada aluno onde o professor chamaria por um numeral dos que foram distribuídos aos alunos e os mesmos viriam à frente da lousa e colocar seu respectivo numero e seus “vizinhos”, seguindo a linha de raciocínio os alunos também ordenaram os numerais de forma crescente e decrescente na lousa mantendo a finalização da atividade desse período de aula.
	No horário de intervalo todas as crianças se deslocam a cantina para desfrutar de seus lanches ou pelo lanche que a escola oferece. Sendo assim com o termino os alunos saem para o pátio da escola para brincar.
	Ao retornarem para a sala de aula todos os alunos se organizam para que possam ficar alguns minutos descansando para após retornarem as suas atividades de sala.
	O professor lançou mais uma atividade aos alunos sobre o tema abordado, com escrita na lousa e com o auxilio dos próprios alunos para responderem as atividades na lousa da sala.
	Ao termino foram feita leitura de numerais em ordem crescente e decrescente para que o professor pudesse avaliar os alunos em relação ao tema de aula.
	Ao final do dia todos os alunos organizam seus materiais para a espera do fim das aulas para o retorno a suas casas. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	
	Na atuação em sala de aula, tem-se a oportunidade de reflexão,de analisar onde e como devemos melhorar. Que situações nos deixaram pensativos, intrigados, ou seja, planejamos uma coisa pensando ser excelente, mas na hora de por em pratica, certamente pode haver enganos tendo momentos e situações que podem fugir a nosso controle ou ate mesmo sermos pegos de surpresa com situações de entendimentos ou duvidas de um aluno.
	A prática do estágio possibilitou novas experiências e conhecimento para a futura profissão docente, através das observações adquirimos várias possibilidades de trabalhar com diferentes diversidades em organizar o ambiente e a oportunidade de vivenciar a prática em sala de aula com as crianças.
	Por intervenção, em educação, entendo “uma ação pedagógica que traga contribuições para que o educando encontre possibilidades de atingir um objetivo determinado, ou seja, uma aprendizagem com significado” (JANUARIO, 2008, p. 8).
	Todas as ações que o professor realiza em momentos de aula, com a finalidade de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem, por uma educação de qualidade, podem ser consideradas ações pedagógicas.
	Despertei ainda interesses em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças. Pois elas são seres sociais que nascem completos, isto é, com capacidades afetivas, emocionais cognitivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e dinamicidade para desenvolver seus conhecimentos e habilidades. Vale ressaltar que o estágio contribuiu bastante para minha formação enquanto acadêmica e futura educadora. Mediante a prática procurei desempenhar o papel de educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade. 
	
REFERÊNCIAS
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
PIMENTA, Selma G.; SOCORRO, Maria L. Porque o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua. In: Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010. 5 ed. ( Coleção Docência em formação. Serie Saberes Pedagógicos).
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação. Série educação infantil).
JANUARIO, Gilberto. Materiais Manipuláveis: uma experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos. In: ENCONTRO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, Anais... I EALEM: Didática da Matemática: uma questão de paradigma. Arapiraca: SBEM – SBEM-AL, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli E. D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita S. (Org). Alternativas do ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997, p. 37-70.
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE licenciatura plena em PEDAGOGIA
Raine freitas de almeida santos
RA: 2907271315
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO 
FUNDAMENTAL II 
Tucuruí- PA
2018
raine freitas de almeida santos 
RA: 2907271315
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO 
FUNDAMENTAL II
Relatório apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Anos Iniciais do Ensino Fundamental II, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da tutora EAD Professora: Aline Rodrigues da Silva e tutora presencial, Prof.ª Adriana Maria da Cunha Araújo. Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental II. 
Tucuruí- PA
2018

Outros materiais