Buscar

Apresentação aula 7 c argumento de analogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: 
TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
PROFESSORA: GLERIS SUHETT FONTELLA
AULA 7c
TIPOS DE ARGUMENTO: SELEÇÃO E COMBINAÇÃO
ARGUMENTO DE ANALOGIA 
OBJETIVOS
 
Reconhecer estrutura e aspectos persuasivos do argumento de analogia.
 Identificar o uso da jurisprudência como importante fonte argumentativa.
ARGUMENTO DE ANALOGIA
É aquele que tem como fundamento estabelecer uma relação de semelhança entre elementos presentes tanto no caso concreto analisado quanto em outros casos já avaliados, ou seja, após apresentar as provas do caso concreto, desenvolve-se um raciocínio que consiste em aplicar o tratamento dado em outro caso ou hipótese ao caso ora avaliado.
 O objetivo dessa estratégia é aproximar conceitos ou interpretações a partir de casos concretos distintos, mas semelhantes. A analogia é também procedimento previsto no Direito como gerador de norma nos casos de omissão do legislador.
Segundo Miguel Reale, a analogia consiste, em sua essência, no preenchimento da lacuna verificada na lei, graças a um raciocínio fundado em razões de similitude(...) 
Analogia é o procedimento por meio do qual se pode estabelecer uma relação de semelhança entre coisas diversas. Recorrer à analogia significa fazer uma espécie de comparação entre os termos em questão. 
O Art. 4º da Lei de Introdução ao Código Civil facultou ao julgador a utilização da analogia como fonte do Direito. 
"Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito."
Atualmente, o tema dos direitos civis dos homoafetivos requer a argumentação por analogia para alcançar a tutela desses direitos, tendo em vista a ausência de legislação que trate do assunto. 
Ver reportagem pág. 82-83. 
Exemplo de argumento por analogia
“Qualquer pessoa tem dificuldade de negar que utilizaria qualquer meio para defender alguém que ama. Em casos de um assalto, por exemplo, uma mãe está perfeitamente disposta a matar o assaltante para defender a vida de seu filho. Para fugir de uma perseguição, o motorista de um carro é plenamente capaz de causar um acidente para evitar que algo de mal aconteça aos caronas que conduz. O que há de comum nestes e em tantos outros casos de que se tem notícia é que existe um sentimento de amor ou bem querer que impede que uma pessoa dimensione racionalmente as consequências do ato que pratica em favor da proteção de alguém.”
Não cabe o recurso à analogia - analogia in malam partem - para imputar um crime ao réu. Somente é possível a analogia in bonam partem, ou seja, a favor do réu. 
A metáfora é, na verdade, uma forma de expressão da analogia. 
Caracteriza-se pelo emprego de uma palavra em sentido diferente do próprio, em decorrência de uma relação por semelhança, vislumbrada entre os termos comparados. 
A metáfora é um tipo de comparação, embora não apresente as expressões comparativas, "como, tal como, feito, que nem, semelhante a". Permite a substituição de um termo pelo outro e recorre ao verbo de ligação "ser". 
Comparação: Essa dificuldade de falar em público é como uma pedra em meu caminho. 
Metáfora: Essa dificuldade de falar em público é uma pedra em meu caminho. 
CARACTERÍSTICAS EM COMUM
ECA
MÃE
legislação
Humana
Defensor da condição de "ser em desenvolvimento" dos menores
Compreensiva com os defeitos dos filhos
Tutela de maneira quase incondicional os direitos das crianças
Protetora incondicional de seus filhos
Considerado demasiadamente protecionista por alguns
Acolhedora e carinhosa
Visa ao bem estar das pessoas cujos direitos deve proteger
Visa ao bem estar e à felicidade dos filhos.
Exemplo de metáfora: 
"O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma mãe"
Quais as características comuns guardam as duas expressões? 
A metáfora sugere que o ECA seja protetivo, acolhedor, complacente, compreensivo e vise ao bem estar das crianças e dos adolescentes. 
O argumentador aproveita-se do conhecimento prévio do auditório para que um dado conteúdo posto a esse grupo particular possa ser aplicado, por semelhança, a outra situação nova que se pretende sustentar. 
ECA
MÃE
protetor
CONJUNTO INTERSEÇÃO
A postura que adota a maioria dos autores é a de sugerir que a jurisprudência dá origem a um argumento de autoridade.
Consideremos o conceito de jurisprudência: conjunto de decisões uniformes, sobre uma determinada questão jurídica, prolatadas pelos órgãos do Poder Judiciário. 
Independentemente da autoridade que a reveste, o que faculta verdadeiramente o seu uso - e a torna eficiente - é a proximidade do caso analisado com os outros cujas decisões são tomadas como referência. 
QUESTÃO DISCURSIVA
Leia o caso concreto indicado para esta aula e recorra, se desejar, às fontes indicadas. Redija um texto argumentativo que contenha, além dos argumentos já trabalhados este semestre, três parágrafos: um argumento de oposição, um argumento de causa e efeito e um argumento de analogia. O caso concreto desta aula tem repercussão civil e criminal. Escolha apenas uma dessas linhas para teu texto.
Cliente baleado diz que vigia disparou após discussão em porta giratória
O cabeleireiro João Adriano Santos, de 29 anos, foi baleado por um vigia de uma agência bancária em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, após ser parado na porta giratória e discutir com o funcionário. O tiro atingiu João nas costas, mas não causou ferimentos graves. Ele está consciente e foi liberado após receber tratamento no Hospital São Mateus.
A Polícia Militar foi acionada pouco depois das 14h para ir até o banco, na Avenida Mateo Bei. O vigia, de 37 anos, está detido. João Adriano relatou que havia ido ao banco pagar uma conta e foi parado na entrada. O segurança teria pedido que ele retirasse todos os objetos de metal do bolso, mas João disse que não carregava nenhum objeto desse tipo. Houve uma discussão e João conta ter sido insultado pelo vigia.
Após entrar, João Adriano ficou ao lado do segurança, esperando que o amigo que o acompanhava passasse pela porta giratória. Nesse momento, afirma ter levado uma rasteira e, em seguida, o tiro. Ele foi levado para o hospital e, às 19h, estava no 49º Distrito Policial, em São Mateus, prestando depoimento. “Acho que todas as portas giratórias de banco tinham que ser retiradas porque não há funcionários preparados para trabalhar com elas”, afirmou. A agência bancária foi fechada logo após o incidente.
O Banco disse estar acompanhando a recuperação do cliente e lamentou o ocorrido. Em nota oficial, a instituição afirmou que "colabora com as investigações sobre o incidente até o total esclarecimento dos fatos".
(Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/cliente-baleado-diz-que-vigia-disparou-apos-discussao-em-porta-giratoria.html>. Acesso em: 12 fev. 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais