Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM COMÉRCIO E SERVIÇOS - QUESTIONÁRIO UNIDADE IV

Pré-visualização | Página 3 de 4

medem o tempo de espera nas filas dos caixas e quais os produtos mais procurados nas prateleiras. Estas informações são enviadas em tempo real por meio de conexões sem fio para um banco de dados online. Ao final de um período, é possível obter um diagnóstico do fluxo de clientes e identificar detalhes até então desconhecidos. Por exemplo, a decisão de quais produtos serão expostos na vitrine é feita com base nas peças mais populares em cada um dos locais; ou identificar qual é a porta pela qual entram mais clientes nas lojas e em quais horários, isto faz com que o vendedor dê mais atenção a uma ou outra entrada. 
Considerando este cenário, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - Os sistemas de informação online e de aplicativos para smartphones permitem às empresas acompanhar os resultados das vendas por meio da análise de dados para monitorar em detalhes a operação das lojas, sendo possível saber o desempenho das vendas em cada loja e de cada vendedor, em tempo real.
PORQUE
II - O sistema permite identificar o histórico de compras de cada consumidor num determinado período, auxiliando a oferta personalizada de produtos e o gerenciamento de programas de fidelização. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a proposição II é uma justificativa correta da proposição I.
	Respostas:
	a. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é falsa.
	
	b. 
A asserção II é uma proposição verdadeira e a asserção I é falsa.
	
	c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a proposição II é uma justificativa correta da proposição I.
	
	d. 
As asserções I e II são falsas.
	
	e. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a proposição I não é uma justificativa correta da proposição II.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Os sistemas de informação online e de aplicativos para smartphones permitem às empresas acompanhar os resultados das vendas por meio da análise de dados para monitorar em detalhes a operação das lojas, sendo possível saber o desempenho das vendas em cada loja e de cada vendedor, em tempo real. Além disso, o sistema permite identificar o histórico de compras de cada consumidor num determinado período, auxiliando a oferta personalizada de produtos e o gerenciamento de programas de fidelização. Apenas 10% das empresas estão direcionando recursos para soluções digitais e, quando o fazem, aplicam até 1% do valor das vendas do setor, as soluções existem, mas nem todos percebem os benefícios, pois é difícil criar uma cultura digital nas empresas
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O comércio eletrônico passa ainda por algumas dificuldades, como, por exemplo: como convencer que os produtos adquiridos tenham a qualidade esperada pelo consumidor; como vender perfumes, roupas, sapatos, sem o consumidor experimentar; a disponibilização de dados de pagamento pela internet; o tempo que vai receber o produto. Então, com a ampla quantidade de produtos e serviços oferecidos no mercado virtual, as empresas são obrigadas a investir em recursos para melhoria das plataformas de compras online. Algumas outras precauções devem ser tomadas em relação: à política de uso, no sentido de fixar normas para que cada usuário saiba o que é permitido fazer ou não fazer; à redundância, deve-se contar com infraestrutura de hardware e software capaz de garantir a operação full-time (24x7); monitoramento, deve-se criar filtros para prevenir possíveis danos às operações; cópia de segurança online, para garantir que nada do que foi realizado se perca caso haja uma invasão ou quebra de segurança e, por fim, atualização de antivírus, recomenda-se que seja feita diariamente. Os requisitos de segurança que as empresas precisam estabelecer para fornecer comércio eletrônico seguro utilizando a Internet, intranets e extranets para comércio eletrônico são: 
  
I Criptografia: são algoritmos que formam uma sequência de operações para transformar um texto em claro em um texto cifrado; e Bloqueio: a capacidade para bloquear as informações ou intrusões indesejadas. 
II Legalidade:  uso da tecnologia de informática e comunicação deve seguir as leis vigentes do local ou país. 
III Privacidade: a capacidade de controlar quem vê (ou não pode ver) as informações e sob quais condições; e Autenticidade: a capacidade para conhecer as identidades das partes na comunicação. 
IV Integridade: a garantia de que as informações armazenadas ou transmitidas não sejam alteradas. Confiabilidade: a garantia de que os sistemas estarão disponíveis quando necessários e de que desempenharão com eficácia em um nível aceitável de qualidade; e Bloqueio: a capacidade para bloquear as informações ou intrusões indesejadas. 
  
É correto apenas o que afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e III.
	
	e. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C 
Comentário: Os requisitos de segurança que as empresas precisam estabelecer para fornecer comércio eletrônico seguro utilizando a Internet, intranets e extranets para comércio eletrônico são: 
• Privacidade: a capacidade de controlar quem vê (ou não pode ver) as informações e sob quais condições; 
• Autenticidade: a capacidade para conhecer as identidades das partes na comunicação; 
• Integridade: a garantia de que as informações armazenadas ou transmitidas não sejam alteradas; 
• Confiabilidade: a garantia de que os sistemas estarão disponíveis quando necessários e de que desempenharão com eficácia em um nível aceitável de qualidade; 
• Bloqueio: a capacidade para bloquear as informações ou intrusões indesejadas. 
• Legalidade:  uso da tecnologia de informática e comunicação deve seguir as leis vigentes do local ou país. Alguns autores defendem este item como um requisito de segurança, mas não é unânime entre os especialistas.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sistemas de informação em Serviços podem servir a diferentes níveis hierárquicos em uma organização, agilizando processos e melhorando a qualidade das informações necessárias para a tomada de decisões táticas e estratégicas. As necessidades dos diferentes níveis são complementares, envolvendo uma comunicação intensa e um fluxo contínuo de dados e informações. Para que isso ocorra, é necessário que os sistemas parciais em uso em cada setor, departamento, nível hierárquico ou processo estejam integrados em um grande sistema de informação. É importante ressaltar que essa integração não ocorre apenas conceitualmente, requerendo suporte físico efetivo, que é viabilizado por meio de redes locais ou remotas. O setor saúde se define como um conjunto de valores, normas, instituições e atores, que desenvolvem atividades de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, cujos objetivos principais ou exclusivos são promover a saúde de indivíduos ou grupos de população. É importante considerarmos, que, internamente ele possui três grandes áreas: médica, administrativa e hotelaria. Sob a visão do nível operacional da área da saúde, podemos dizer que, na área médica, os Sistemas de Informação: 
  
I Facilitam o controle de medicações prescritas e administradas ao paciente. 
II Quando integrados aos sistemas dos laboratórios de análises clínicas, permitem que os resultados sejam relacionados ao prontuário eletrônico do paciente. 
III Para cada paciente internado, permite o controle de ligações telefônicas não inclusas na diária, refeições adicionais para acompanhantes, etc. 
IV Facilitam a consulta e a tomada de decisões mais simples por parte da enfermagem. 
  
É correto apenas o que afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I, II e IV.
	Respostas:
	a. 
I e III.
	
	b. 
II e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I, II e III.
Página1234