A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Adg4 SOCIOLOGIA DAS CONTRADIÇÕES SOCIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Adg4 - Sociologia das Contradições Sociais
1)
Na análise do conceito de revolução desenvolvida por Karl Marx se destacam alguns termos que estão vinculados a esse conceito.
Assinale a alternativa que indica apenas os termos que estão associados ao conceito de revolução na perspectiva marxista.
Alternativas:
a)
Revolução política, classe revolucionária, sociedade harmônica.
b)
Revolução social, comunismo, burocracia.
c)
Socialismo, individualismo, tipo ideal.
d)
Revolução social, revolução política, comunismo.
Alternativa assinalada
e)
Sociedade harmônica, ordem social, comunismo.
2)
Ao tratar das revoluções no livro “Introdução ao marxismo”, o economista belga Ernest Mandel estabelece uma relação entre a revolução social e a revolução política.
Qual é essa relação? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Toda revolução política é também uma revolução social, já que transforma o modo de produção e substitui a forma de dominação por outra que é exercida pela mesma classe dominante.
b)
A revolução social visa substituir apenas as camadas e frações de classe de uma mesma classe dominante, enquanto a revolução política objetiva transformar o modo de produção, instaurando uma nova organização econômica, social e política.
c)
Toda revolução política, assim como as revoluções sociais, alteram o modo de produção e fundam uma nova organização do trabalho e novas relações de produção.
d)
A revolução social não se diferencia da revolução política, porque tem também como objetivo mudar apenas a forma de Estado, ou seja, a forma de dominação vigente, sem alterar a classe social dominante que exerce esse domínio.
e)
Toda revolução social é uma revolução política, porque elimina a antiga classe dominante do poder político, mas nem toda revolução política é uma revolução social, porque pode substituir apenas a forma de dominação de uma mesma classe.
Alternativa assinalada
3)
Karl Marx e Friedrich Engels afirmam no livro “O manifesto comunista” que: “O comunismo não priva homem algum do poder de se apropriar de produtos da sociedade. Tudo o que ele faz é privá-lo do poder de subjugar o trabalho de outros através da apropriação” (MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 37). 
Considerando as ideias dos dois referidos autores, analise as afirmações a seguir:
I. A abolição da propriedade privada é uma das medidas necessárias a ser tomada pela classe operária após a tomada do Estado.
II. O comunismo fundamenta-se em um novo modo de apropriação e repartição dos produtos produzidos socialmente, que não se fundamenta na exploração dos produtores diretos.
III. A abolição da propriedade privada pretende eliminar a contradição entre os proprietários dos meios de produção e os não proprietários (os produtores diretos).
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
I, II e III.
Alternativa assinalada
b)
I e II, apenas.
c)
I e III, apenas.
d)
III, apenas.
e)
II, apenas.
4)
Em sua análise sobre as ideias de Marx a respeito da sociedade comunista, o autor José Paulo Netto, afirma: “Para Marx, o comunismo não seria uma espécie de reino dos céus na terra (...)”.
Em relação à sociedade comunista, tal como compreendida pela perspectiva marxista, como ela seria caracterizada? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Pela ausência de todas as formas de contradição social existentes no capitalismo.
b)
Pela ausência das relações de exploração e pela permanência das classes sociais.
c)
Pela permanência de todas as formas de contradição social existentes no capitalismo, já que os trabalhadores seriam a nova classe dominante.
Alternativa assinalada
d)
Pela inexistência da contradição entre capital-trabalho e pela possível presença de outras formas de contradição social, não eliminadas na transição socialista.
e)
Pela ausência da contradição entre capital-trabalho, embora o processo de trabalho permaneceria orientado para a criação de capital.
GABARITO
1 – D
2 – E
3 – A
4 - D

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.