Buscar

APOL 2 MEDIDAS E AVALIAÇÃO respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 2 MEDIDAS E AVALIAÇÃO (respondida)
Questão 1/5 - Medidas e Avaliação
Leia o fragmento de texto: 
“Desordens alimentares como sobrepeso e obesidade (que envolvem o acúmulo de massa de gordura corporal) e a anorexia e bulimia (relacionadas com déficit ponderal extremo); a sarcopenia e a osteoporose (tipificadas pela perda de massa muscular e da massa óssea, respectivamente), são problemas constantemente abordados por estudiosos e detectados por meio das técnicas de avaliação da composição corporal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORSEUIL, H.X., CORSEUIL, M.W. Avaliação da composição corporal por DEXA: uma revisão de estudos. Revista Digital Edfesportes. Buenos Aires, n. 121, 2008. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre técnicas de avaliação da composição corporal enumere, na ordem sequencial, as descrições relacionadas com cada tipo de avaliação: 
Dexa
Densitometria
Bioimpedância elétrica (BIA) 
( ) Consiste na avaliação corporal utilizando-se correntes elétricas de baixa intensidade.
( ) Utiliza a densidade corporal (DC) para estimar a composição corporal, a pesagem hidrostática é a forma mais clássica de pesagem.
( ) Mais utilizada no meio clínico, se baseia na análise de imagens, e é empregada para diagnosticar a osteoporose.
 Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 3 – 2 – 1. Segundo o livro base: “[1] [...] muito empregado para diagnosticar a osteoporose, pela investigação da densidade óssea. Da mesma forma que as metodologias de referência, as imagens coletadas pelo Dexa permitem um fracionamento dos componentes anatômicos[...]. [2]A densitometria utiliza a densidade corporal (DC) para estimar a composição e a sua forma mais clássica é a pesagem hidrostática. [3]A avaliação por BIA consiste na colocação de eletrodos em pelo menos duas regiões do corpo[...]. Entre os eletrodos ocorre a passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade” (livro-base, p. 106-110)
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 2/5 - Medidas e Avaliação
Leia o fragmento de texto: 
“Por definição, a maturação biológica refere-se às sucessivas modificações que se processam em determinado tecido, sistema ou função até que seu estágio final seja alcançado. Portanto, a maturação deve ser entendida como o processo de amadurecimento mediante o qual se atinge o estado maduro, ou seja, a maturidade “. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEDES, D.P Crescimento e desenvolvimento aplicado à Educação Física e ao Esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 25, p.127-140, 2011.p.130. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre maturação esquelética, sexual e somática, enumere, na ordem sequencial, as descrições relacionadas com cada nomenclatura: 
Maturação esquelética
Maturação sexual
Maturação somática 
( ) Consiste no grau de crescimento representado pela estatura ou por dimensões específicas do corpo.
(  ) É aceita como a melhor metodologia para indicar o estado maturacional.
( ) Refere-se ao desenvolvimento biológico, que atinge seu ápice com a máxima capacidade funcional reprodutiva. 
Agora, selecione a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 3 – 1 – 2. Segundo o livro base: “[1]A maturação esquelética ou óssea é, geralmente, aceita como a melhor metodologia para indicação do estado maturacional biológico. “[2] A maturação sexual refere-se ao desenvolvimento biológico, que atinge seu ápice com a máxima capacidade funcional reprodutiva “[3]A maturação (ou avaliação) somática consiste no grau de crescimento representado pela estatura e por dimensões específicas do corpo” (livro-base, p. 77 - 83).
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	1 – 3 – 2
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 3/5 - Medidas e Avaliação
Atente para o trecho de texto: 
“Segundo Thomas & Nelson (1990), uma parte importante da validade é a reprodutibilidade de um teste, a qual está relacionada à possibilidade de reprodução de uma medida. Um teste não pode ser considerado válido se não for reprodutível”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCHINI, E. Teste anaeróbio de Wingate: conceitos e aplicação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n.1, p.11-27, mar., 2002. 
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre os testes para análise da capacidade aeróbia e anaeróbia, leia as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
I. ( ) O teste de uma milha é utilizado em larga escala e faz parte de diversas baterias de avaliação física. Dentre eles, o FitnessGram, que é direcionado para estudantes.
II. ( ) O teste de Rast tem sido largamente utilizado em esportes coletivos, além de ser considerado válido para avaliação da potência anaeróbia e predizer a velocidade máxima em distâncias em indivíduos treinados.
III. (  ) O Protocolo de Bruce é um dos testes mais conhecidos para a análise da capacidade aneróbia.Ele é realizado em cicloergômetro, no qual o avaliado deve pedalar o maior tempo possível com velocidade fixa de 12kmxh. 
IV. ( ) O teste de Wingate é realizado em cicloergômetro acoplado a um sistema informatizado. A potência máxima é considerada um bom indicador da potência anaeróbia, enquanto a potência média e seu declínio são indicadores da resistência anaeróbia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – V
Você acertou!
Comentários: A assertiva I está correta, pois“I. O teste de uma milha é utilizado em larga escala e faz parte de diversas baterias de avaliação física, com destaque para o FitnessGram e o President’s Challenge, direcionado a estudantes” (livro-base, p. 198). A assertiva II está correta, pois  “[...] o teste de Rast vem sendo largamente utilizado nos esportes coletivos, como futebol, basquete, handebol e rugby, e também nos esportes individuais como tênis e lutas. Além disso, tem sido considerado válido para avaliar a potência anaeróbia e predizer o desempenho de velocidade máxima em distâncias de 25, 50, 100, 200 e 400 metros em indivíduos bem condicionados” (livro-base, p. 215). A assertiva IV está correta, pois. “Um sistema informatizado acoplado ao cicloergômetro permite mensurar a potência gerada a cada segundo, informando potências pico (ou máxima) mínima, média e índice de fadiga. A potência máxima observada nos primeiros segundos do teste é considerada um ótimo indicador da potência anaeróbia, enquanto a potência média e o declínio mostrado pelo índice de fadiga são indicadores da resistência anaeróbia”. (livro-base, p. 218). A assertiva III é falsa, pois “O Protocolo de Bruce é um teste de laboratório realizado em esteira, objetiva avaliar a capacidade aeróbia”. (livro-base, p.204)
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 4/5 - Medidas e Avaliação
Leia o excerto de texto: 
“As ferramentas para avaliar os níveis de atividade física podem ser definidas em duas, sendo a primeira com a utilização de questionários, entrevistas, ou seja, informações coletadas de forma subjetiva das amostras avaliadas, e a segunda, quando ocorre utilização de indicadores fisiológicos como consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) frequência cardíaca (FC), entre outros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREIA, D.A., DIAS, R., VESPASIANO, B.S. A utilização do Questionário Internacional de Atividade Física (Ipaq) como ferramenta diagnóstica do nível de aptidão física: uma revisão no Brasil. Saúde em Revista. Piracicaba, v. 12, n.32, p.49-54, set./dez., 2012 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre a aplicação de questionários para estudos epidemiológicos, leia as afirmações e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: 
I.( ) O IPAQ é um questionário pouco utilizado, pois possui apenas uma versão, o que dificulta a sua aplicação em diferentes populações.
II.( ) O questionário é uma forma econômica e prática para verificação dos hábitos e práticas de uma população, possibilitando a aplicação de ações político-sociais.
III( ) Em geral, os questionários utilizados para quantificar o gasto energético associam frequência com duração e intensidadeou relacionam tempo de exposição com intensidade.
VI.( ) O PAQ-C e o PAQ-A possuem duas versões: uma curta (composta por nove itens e que investiga o tempo dispendido em atividades leves, como caminhadas moderadas e intensas) e uma longa (composta por hábitos domésticos e atividades ocupacionais). 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – V – F
Comentários: As afirmativas II e III são verdadeiras: “[II]O questionário apresenta como ponto positivo o fato de ser uma forma econômica, prática, viável e, muitas vezes, pode se propor a não necessariamente quantificar o gasto energético, mas hábitos e práticas de uma determinada população, possibilitando, dessa forma, ser aplicada em ações político-sociais” (livro-base, p. 239). “[III]A maior parte dos questionários ou formulários que buscam essa quantificação associa frequência com duração e intensidade ou, ainda, fazem relação do tempo de exposição com intensidade” (livro-base, p.239). As afirmativas I e VI são falsas: “[I]O questionário mundialmente mais utilizado é o Questionário Internacional de Atividade Física ou IPAQ (International Physical Activity Questionnaire). O IPAQ foi construído para investigar os hábitos de atividade física e sedentarismo em grandes populações e já foi traduzido e aplicado em dezenas de países. Foi desenvolvido de duas formas: a forma curta é composta de 9 itens e investiga o tempo dispendido em atividades leves (como a caminhada), moderadas e intensas, além dos hábitos sedentários e dos locais envolvidos nessas atividades; a versão longa, pesquisa as atividades já citadas, acrescidas dos hábitos domésticos, atividades ocupacionais, formas de transporte e tempo de lazer. Sua praticidade tem permitido sua utilização inclusive em entrevistas realizadas por telefone e há também modelos que permitem seu preenchimento através da internet” (livro-base, p.240). [VI]O PAQ-C e o PAQ-A estão entre os instrumentos mundialmente mais utilizados para avaliação da atividade física em crianças (8 a 14 anos de idade) e adolescentes (14 a 20 anos de idade), respectivamente. Desenvolvidos no Canadá pelos pesquisadores Kent C. Kowalski, Peter R.E. Crocker e Rachel M. Donen no final da década de 90. Consistem basicamente de dois instrumentos auto-recordatórios das atividades físicas realizadas nos últimos sete dias, muito similares, com respostas numa escala de até cinco pontos e que podem ser rapidamente aplicados a turmas escolares” (livro-base, p. 240).
	
	B
	V – V – F - F
	
	C
	F – V – F - V
	
	D
	V – V – V - F
	
	E
	F – F – F – V
Questão 5/5 - Medidas e Avaliação
Atente para a citação: 
“Embora o método de medidas de espessuras de dobras cutâneas seja um instrumento interessante para determinar a distribuição de gordura corporal, ele envolve alguns fatores que devem ser mencionados como: a) o manuseio do instrumento de medida requer habilidade e treinamento; b) a localização dos pontos de referência exigem prática e muita atenção e, c) muitos indivíduos avaliados podem sentir-se constrangidos em ter de expor algumas regiões para medida“. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEDES, D.P. Recursos antropométricos para análise da composição corporal. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 20, n.5. p.115-119, 2006. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre a avaliação da composição corporal, analise as proposições: 
I. A avaliação de gordura corporal por dobras cutâneas necessita da aplicação defórmulas e equações específicas para obtenção da porcentagem de gordura corporal. 
PORQUE 
II. A avaliação da composição corporal por dobras cutâneas é classificada como duplamente indireta. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base: “[I][...] a espessura da dobra cutânea é mensurada em determinadas posições do corpo e predita a GC por meio de equações específicas. Inúmeras fórmulas foram desenvolvidas para as mais diversas populações e etnias [...]” (livro base, 111). Além disso, ainda de acordo com o livro-base, uma metodologia é considerada duplamente indireta quando uma variável indireta é utilizada para estimar outra variável indireta, como no caso das equações” (livro-base, p. 105).
	
	C
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	A asserção I é verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Outros materiais