Buscar

TCC EM ADMINISTRAÇÃO - PROF. FERNANDO QUERUBIM SARDINHA - 06.2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0560_AV_201102304638 » TCC EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201102304638 - JÉSSICA MONIQUE LONGO DE CARVALHO
	Professor:
	FERNANDO QUERUBIM SARDINHA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 4        Data: 23/06/2015 10:04:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201102588327)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: A escolha dos autores foi bem fácil. Ao longo do curso na faculdade fui apresentada as obras de Chiavenato. É um autor bem completo que tem obras de assuntos bem variados dentro da administração. Busquei iniciamente um pouco da história da administração me baseando nele e em Bergamini também. A qualidade de seus textos são excelentes pois tem uma linguagem bem inteligível. Ao procurar alguns artigos, busquei revistas e periódicos que tivessem um histórico de fidedignidade com o que é apresentado. Sendo assim, as revistas vinculadas às universidades foram meu foco. Com esses trabalhos acadêmicos pude enriquecer meu artigo visto que um deles envolveu pesquisas in locus sobre as habilidades que um líder deve ter. Chiavenato também fez parte da descrição dos estilos de liderança que foram abordados. Para falar sobre liderança e motivação também utilizei trechos das obras de Daniel Golemam. Este autor tem a maneira de escrever fazendo correlações ao dias atuais e com ações corriqueiras, como a comparação dos estilos de liderança com tacos de golfe, que devem ser escolhidos de acordo coma situação. Outros autores também foram utilizados, mas não em larga escala como estes. Escolher autores que representam confiabilidade foi muito importante para que eu pudesse me basear sem medo de que minhas conclusões fossem falas.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102588330)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: A metodologia exploratória foi a escolhida por se tratar de um tema já conhecido mas que é de extrema importancia e precisa ser mais explorado pelos gestores nas organizações. As pesquisas bibliográficas forneceram base para um estudo mais aprofundado da questão do líder como o precursor da motivação. Os autores abordados assim como eu, acreditam que o líder temeste poder que é influenciar seus liderados. Mas este líder deve estar preparado para assumir esta responsabilidade ou poderá fazer exatamente o contrário, desmotivar o grupo. As pesquisas feitas visão mostrar também as habilidades e competências que um bom líder deve ter, com o objetivos de expor aos líder, e à aqueles que alejam a liderança, o que deve ser aprendido para que se tenha sucesso. Estas pesquisas também envolveram os estilos de liderança que se podem empregar na equipe, de acordo com a situação e com cada indivíduo com quem se relaciona a equipe. Neste caso objetivo era mostrar que não é adequado utilizar apenas um estilo e sim todos eles, a medida que forem nescessários. Ao meu ver as pesquisas foram bem alocadas aos objetivos que deveriam ser explorados ediscutidos, pois eles serviram de base para a conclusão em que cheguei.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102588333)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Acredito que obtive sucesso com as pesquisas e pude embasar muito bem minhas conclusões corelacionandoos objetivos e as conclusões. O objetivo era alcançar os indivíduos que estejam almejando a liderança ou já atenha alcançado, e mostrar como eles podem influênciar a equipe que lideram,motivando-os e os tornando mais produtivos, mas que para que isso se dê benéficamente são necessárias habilidades, competências e conhecimento técnico. Concluí que a motivação é escencial para a produtividade da equipe, e que apenas um indivíduo que esteja preparado para assumir a responsabilidade da liderança, pode alcançar o máximo de motivação de sua equipe. Concluí também que estas habilidadees são enumeras e é impossível que um indivíduo tenha todas eleas,mas que quanto mais ele tiver,melhor ele será. E por seresm muitas, quanto antes começar melhor. Percebi que até o humor do líder afeta o grupo. Por isso, o líder deve ter auto controle para se portar. Dentro da variáveis de estilos que um líder pode assumir, pude perceber que utilizar só uma faz com que o líder fique tolido, por isso é importante ter conhecimento técnico de todos os estilos para que ele possa adequá-los as situações e a equipe. Desta forma um líder habilidoso e com conheciemnto pode motivar sua equipe, fazê-la extremamente produtiva e ter sucesso em sua liderança.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102588328)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: O problema em foco era a utilização do poder do líder para proporcionar a motivação de sua equipe. Mas ao longo do estudo fui percebendo que não era qualquer líder que conseguia fazer isto, pois a influência sempre existia mas quando o líder não estava preparado o suficiente, ele empregava sua influência erroneamente e acabava por desmotivar a equipe. Logo os objetivos surgiram de forma a mostrar aos líderes e futuros líderes que habilidades e competências eles devem ter para poder utilizar o seu poder de influência da forma correta, assim se tornando um verdadeiro precursor da motivação. Foram detalhadas que habilidades são mais importântes e foi mostrado que, por serem muitas, o processode aprendizagem é longo, mas que estas habilidades são fundamentais para que o líder saiba como lidar com sua equipe de forma a torna-los mais satisfeitos e motivados. Foram evidênciados os estilos de liderançança que também devem ser estudados e entendido para que seja possível a utilização deles nos momentos corretos, e não se fixar em um, pois isto limita a prontidão para situações diferentes e acaba desmitivando a equipe. Acredito que tive harmonia entre o problema e os objetivos pois os objetivos elencados visam solucionar este problema.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.

Outros materiais