Buscar

Tópico em Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0284_AV_201303015315 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201303015315 - ANA PAULA DOS SANTOS
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9022/AA
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1        Data: 23/06/2015 11:07:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201303642521)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
		
	
Resposta: A implantação da educação bilingue, possibilitando que a criança surda tenha um desenvolvimento cognitivo-linguistico equivalente a uma criança ouvinte.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303627210)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Devido ao desconhecimento muitas pessoas ainda referem-se aos surdos de maneira equivocada, usando o termo:
		
	 
	Surdo mudo.
	
	Surdo gago
	
	Surdo bobo.
	
	Surdo cego.
	
	Surdo tolo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303627180)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os principais níveis de descrição da LIBRAS são:
		
	
	Sintático, metodológico, oral-auditivo e audio-visual.
	
	Semântico, pragmático, sintático e dinâmico.
	
	Sintático, pragmático, socrático e quirológico.
	
	Semântico, quirológico, sintático e dinâmico.
	 
	Quirológico, semântico, sintático, pragmático.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303627074)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma criança surda do segundo ano escreve: O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos. Com base na lei da LIBRAS, o professor do aluno surdo deve:
		
	
	Observar a língua de sinais, a datilologia e o português sinalizado para produção de leitura e escritura.
	
	Observar a utilização de qualquer recurso linguístico, seja a língua de sinais, a linguagem oral ou os códigos manuais para produção escrita.
	
	Observar o alcance do nível de leitura de acordo com a faixa etária e habilidade de leitura labial satisfatória.
	 
	Observar os aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do texto.
	
	Observar a competência linguística oral, leitura e escrita,enfatizando palavras concretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303254948)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303627152)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe o enunciado a seguir "...se considerarmos a modalidade linguística, a quantidade de usuários da libras, os lugares onde se usa a língua de sinais, as associações onde se reúnem os surdos. Dadas as relações estabelecidas no texto destacado, os surdos formam:
		
	
	Uma minoria irreal.
	
	Uma minoria visual.
	
	Uma minoria universal.
	 
	Um minoria linguística.
	
	Uma minoria gestual.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303640785)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que explicita uma das características dos adjetivos na Língua Brasileira de Sinais:
		
	 
	Na formação de classificadores descritivos, os adjetivos, assumem de maneira icônica a qualidade ou a forma de um objeto.
	 
	No contexto linguístico, os adjetivos, são enfatizados como essenciais.
	
	Os adjetivos são similares em seu nível estrutural.
	
	Os adjetivos não compõem à classe gramatical da LIBRAS.
	
	Os adjetivos compõem o grupo das pantomimas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303149699)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na LIBRAS é muito comum a construção frasal em tópico-comentário. Tal organização consiste em pôr certo elemento (palavra) em destaque, na seguinte posição.
		
	
	À direita da primeira palavra na frase.
	 
	No início da frase
	
	Na penúltima posição na frase.
	 
	No meio da frase.
	
	No final da frase.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303637286)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O objetivo da educação bilíngue é que a criança surda possa ter um desenvolvimento cognitivo-linguístico equivalente ao verificado na criança ouvinte e que possa desenvolver uma relação harmoniosa também com ouvintes, tendo acesso às duas línguas: a LIBRAS e a língua portuguesa. Com base nas políticas linguísticas e educacionais, discorra sobre a) a importância do ensino de português para surdos; b) a importância de os professores terem fluência em LIBRAS; c) a importância do ensino de LIBRAS para alunos ouvintes.
		
	
Resposta: A) PARA INTREGRALIZAR OS ALUNOS SURDOS DENTRO DA ORALIDADE; B) OS PROFESSORES COM FLUÊNCIA EM LIBRAS TORNA MAIS FÁCIL A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS PORTADORES DESTA DEFICIÊNCIA, FAZENDO COM QUE OS MESMOS NÃO ENCONTREM DIFICULDAES RELACIONADAS À ADAPTAÇÃO; C) PARA ALUNOS OUVINTES, FACILITA A COMUNICAÇÃO E A INTEGRAÇÃO COM OS DEMAIS ALUNOS SURDOS.
	
Gabarito: O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros tem o direito de utilizar e aprender essa língua, importa para o exercício de sua cidadania. Será a partir do conhecimento  da estrutura gramtical da LIBRAS, das identidades surdas e da cultura surda que o professor voltado para a educação de surdos poderá analisar e refletir a respeito do processo de aquisição da língua portuguesa para surdos. As escolas devem oferecer ensino da LIBRAS como segunda língua para os alunos ouvintes, como meio e o fim da interação social, cultural entre surdos e ouvintes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros tem o direito de utilizar e aprender essa língua, importa para o exercício de sua cidadania. Será a partir do conhecimento da estrutura gramtical da LIBRAS, das identidades surdas eda cultura surda que o professor voltado para a educação de surdos poderá analisar e refletir a respeito do processo de aquisição da língua portuguesa para surdos. As escolas devem oferecer ensino da LIBRAS como segunda língua para os alunos ouvintes, como meio e o fim da interação social, cultural entre surdos e ouvintes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303627103)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:
		
	
	Os surdos não tem pensamentos abstratos, porque por sua língua só podem falar de coisas concretas, assim fica impossível exporem ideias e concepções do mundo na Arte.
	
	O texto não expressa a realidade. Os surdos possuem uma língua própria, mas não há espaço para uma produção artística independente.
	 
	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	
	Os surdos são incapazes para assumir papéis fundamentais na produção de bens culturais.
	
	A questão do discurso é importante, os surdos mudos não podem ficam fora dessas oportunidade.

Outros materiais