Buscar

atividades fisicas em academia e empresas prova online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Identificar as características do trabalho e o perfil dos funcionários de uma empresa, permite que o planejamento das atividades da ginástica laboral seja planejado de forma eficiente. Por isso, é importante que o professor de Educação Física consiga identificar o nível de atividade física dos trabalhadores. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para esse propósito, no entanto existem medidas simples e de fácil aplicação que podem ser utilizadas. Sobre as medidas importantes para identificar o nível de atividade física do trabalhador, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Perímetro do abdômen.
II- Índice de massa corporal (IMC).
III- Flexibilidade.
IV- Força muscular.
(    ) Sua avaliação é importante principalmente para aqueles trabalhos que dependem dos membros superiores.   
(    ) Esse indicador é mensurado pelo número de flexões/extensões realizado pelo indivíduo.
(    ) É um importante indicador de saúde, no entanto, seu resultado deve ser interpretado com cautela. 
(    ) Essa medida é importante, pois está diretamente relacionada à presença de dores e problemas na região lombar do indivíduo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	I - IV - II - III.
	2.
	A ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. O conhecimento sobre ergonomia permite que a GL seja prescrita de forma mais adequada e eficiente para os trabalhadores da empresa. Considerando sua importância, leis, normas e diretrizes foram criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Sobre a NR-17, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A NR-17 é uma norma regulamentadora que estabelece parâmetros ergonômicos para atender às condições mínimas de trabalho.
	 b)
	A NR-17 é uma norma que estabelece a obrigatoriedade da implementação da GL em todas as empresas.
	 c)
	A NR-17 é uma norma que estabelece que a GL deve ser realizada por todos os trabalhadores e aplicada pelo profissional de Educação Física.
	 d)
	A NR-17 é uma norma que permite que os trabalhadores se afastem do trabalho em caso de lesões originadas pelo trabalho.
	3.
	A ginástica laboral (GL) pode ser considerada como um conjunto de atividades físicas exercidas pelos trabalhadores durante o expediente, com o objetivo de compensar as estruturas mais utilizadas durante o trabalho (LIMA, 2007). Por isso, induz uma série de vantagens para o trabalhador e, consequentemente, para a empresa em que ele trabalha. Com relação aos benefícios da GL, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta de GL pode ser entendida como um investimento para as empresas, uma vez que pode resultar no aumento da produtividade dos funcionários. 
II- A realização regular da GL não melhora a produtividade dos trabalhadores, uma vez que tem apenas como objetivo minimizar os vícios posturais dos funcionários. 
III- A GL regular promove a socialização e a maior interação entre os funcionários.  
IV- A oferta de GL pode diminuir os gastos da empresa com assistência médica, além de reduzir o número de faltas dos funcionários. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, V. Ginástica laboral: atividade física no ambiente de trabalho. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2007.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A ginástica laboral (GL) pode ser implementada em qualquer empresa. No entanto, uma das partes mais importantes para a sua implementação é o planejamento. Isso se faz necessário para garantir que as necessidades da empresa e do trabalhador sejam atendidas. Com relação à implementação da GL em uma empresa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A logística e a seleção dos exercícios da GL fazem parte da fase do planejamento da implementação da GL na empresa. 
(    ) Os exercícios que compõem a GL são sempre formas de alongamento da musculatura. 
(    ) Os horários de pausa dos trabalhadores não são importantes para o planejamento da GL. 
(    ) O conhecimento sobre ergonomia é importante para o profissional de Educação Física que quer trabalhar com GL.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	5.
	A qualidade de vida pode ser definida como a percepção de bem-estar resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano (NAHAS, 2013). Nesse contexto, podemos perceber que o ambiente de trabalho também está diretamente ligado à qualidade de vida do trabalhador. Assim, sabendo que a qualidade de vida depende de parâmetros socioambientais e individuais da vida do trabalhador, assinale a alternativa CORRETA que apresenta apenas exemplos de parâmetros individuais que estão relacionados com a qualidade de vida do trabalhador: 
FONTE: NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2013.
	 a)
	Hereditariedade, educação, controle de estresse.
	 b)
	Meio ambiente, atividade física, assistência médica.
	 c)
	Educação, moradia, meio ambiente.
	 d)
	Atividade física, relacionamentos, estilo de vida.
	6.
	A ginástica laboral é importante para a saúde do trabalhador. Por isso, é um trabalho sério e que precisa ser realizado de forma coerente com as demandas e características do trabalho executado. Dessa forma, ela pode ser subdividida em diferentes tipos, como preparatória, compensatória e relaxante. Cada uma delas possui uma característica específica e, por isso, é indicada para determinado tipo de trabalho. Sobre os tipos de ginástica laboral, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ginástica laboral preparatória.
II- Ginástica laboral compensatória.
III- Ginástica laboral relaxante.
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que atendem ao público. 
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que necessitam utilizar trabalho braçal para realizar suas funções.
(    ) Esse tipo de ginástica é indicado para aqueles profissionais que executam exercícios repetitivos e ficam muito tempo sentados na mesma posição. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	7.
	Nos últimos 20 anos, o mundo tem assistido ao progressivo crescimento das lesões no ambiente de trabalho. Tal fato resulta de problemas de dimensões sociais e econômicas, refletidas na incapacidade do trabalhador exercer suas atividades. Além dos problemas de saúde que podem acometer os funcionários, esse fato também gera altos custos para as organizações. Sobre as DORT, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	DORT são distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e classificam-se como a principal causa de doenças no trabalho.
	 b)
	DORT são doenças causadas pelo sedentarismo que prejudicam a saúde dos trabalhadores.
	 c)
	DORT são doenças geradas pelo estresse do trabalho como hipertensão e diabetes.
	 d)
	DORT são doenças causadas pelo estresse ocupacional e originadas da inatividade física.
	8.
	Com a evolução da sociedade e em decorrência da Revolução Industrial, diversos modelos de trabalho foram propostos para melhorar a produtividade de fábricas e indústrias. Dentre esses modelos destacam-se o modelo taylorista, fordista e toyotismo. Como se caracteriza o modelo de trabalho proposto por Henry ford?
	 a)
	O modelo de trabalhofordista teve como característica a busca pela melhora dos índices de produtividade por meio da polivalência do trabalhador.
	 b)
	O modelo de trabalho fordista teve como característica a implementação de linhas de montagem que tornavam a produção ininterrupta.
	 c)
	O modelo de trabalho fordista teve como característica a premissa de calcular e controlar rigorosamente o ritmo de trabalho dos seus funcionários.
	 d)
	O modelo de trabalho fordista teve como característica a busca por uma produção enxuta, com produtos variados e com margem mínima de estoque.
	9.
	A ginástica laboral é uma prática importante, pois é capaz de diminuir as dores musculares e o estresse dos trabalhadores e consequentemente melhorar a produção e a qualidade de vida dos seus funcionários. No entanto, para que resultados positivos sejam alcançados é preciso ter um bom planejamento e um ótimo desempenho, pois é um programa que depende da colaboração da chefia, diretoria e dos trabalhadores principalmente (MENDES; LEITE, 2004). Sobre as etapas de implantação de um programa de ginástica laboral, analise as sentenças a seguir:
I- Criar um grupo de trabalho multidisciplinar é uma tarefa da fase de estruturação da implantação de um programa de ginástica laboral.  
II- A fase de execução consiste na escolha dos exercícios e organização dos horários da GL na jornada de trabalho dos funcionários. 
III- A fase de avaliação deve ser feita antes do início das aulas de GL para avaliar as necessidades dos trabalhadores e da empresa.
IV- Selecionar os exercícios de forma adequada e determinar os horários de pausa para  GL são tarefas da etapa de planejamento da GL. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MENDES, A. R. LEITE, N. L. Ginástica laboral: princípios e aplicações práticas. Barueri, SP: Manole, 2004.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	A ginástica laboral compreende exercícios específicos de alongamento, de fortalecimento muscular, de coordenação motora e de relaxamento, realizados em diferentes setores ou departamentos da empresa, tendo como objetivo principal prevenir e diminuir problemas de saúde que podem acometer os seus funcionários. Sobre a importância da ginástica laboral, analise as sentenças a seguir:
I- Os exercícios que compõem a GL são sempre formas de alongamento da musculatura.
II- A oferta de GL pode diminuir os gastos da empresa com assistência médica, além de reduzir o número de faltas dos funcionários.
III- A realização regular da GL não melhora a produtividade dos trabalhadores, uma vez que tem apenas como objetivo minimizar os vícios posturais dos funcionários.
IV- A GL compensatória é indicada para aqueles profissionais que executam exercícios repetitivos e ficam muito tempo sentados na mesma posição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas..
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas..
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas..

Outros materiais