Buscar

Planejamento e Controle de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: ROBSON JUNNIO DOS SANTOS 
RGM:
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção
3º semestre – Processos Gerenciais
		ATIVIDADE AULA 05 a 08
Comente com suas palavras o que é Planejamento e Controle de Produção.
 R: O Planejamento e controle da Produção, ou PCP como é conhecido no mercado, é mais uma ferramenta de suporte para a tomada de decisões. Seu objetivo principal é o de planejar e controlar o processo de fabricação de mercadorias e ainda a utilização dos recursos necessários para a sua produção
Como a natureza de demanda afeta o planejamento e o controle da produção na empresa? Comente.
 R: Prover a capacitação de satisfazer a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da administração de produção, um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto o equilíbrio errado pode ser potencialmente desastroso embora planejar e controlar a capacidade sejam uma das principais responsabilidades dos gerentes de produção, também deveria envolver outros gerentes funcionais. Há razões para isso a primeira é que as decisões de capacidade tem um impacto em toda a empresa, a segunda é que todas as outras funções fornecem entradas vitais para o processo de planejamento, a terceira é que cada função do negócio normalmente deverá planejar e controlar a capacidade de suas próprias operações para atender à função produção principal.
A essência da tarefa é conciliar, no nível geral e agregado, a existência de capacidade com o nível de demanda que deve ser satisfeita.
As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho; Cite no mínimo três aspectos que poderão ser afetados.
R: O capital de giro será afetado, por exemplo, pela produção de estoque para atender a demanda, que deve ser financiada pela organização;
Os custos são afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Se houver excedente de capacidade temos subutilização da mesma e, portanto, alto custo unitário.
As receitas são afetadas como os custos, porém de forma oposta: como existe excedente de demanda, significa que toda demanda será atendida, não havendo perda de receitas.
Cite no mínimo cinco itens importantes que devem ser considerados para construir um arranjo físico.
R: 1 – Segurança Inerente 
 2 – Extensão de Fluxo 
 3 – Clareza de Fluxo 
 4 – Conforto de Mão de Obra 
 5 – Coordenação Geral
A atividade de programação da produção é uma das mais complicadas tarefas de gerenciamento dos processos de produção. Para tanto deve existir alguns objetivos básicos para a melhoria do processo; cite quais os principais objetivos da programação da produção.
R: - Coordenar e integrar todos os órgãos envolvidos direta ou indiretamente no processo produtivo da empresa;
- Garantir a entrega dos produtos acabados aos clientes nas datas previstas;
- Garantir disponibilidades de matérias primas e componentes que serão requisitados pelos órgãos envolvidos;
- Distribuir a carga de trabalho proporcionalmente aos diversos órgãos produtivos para assegurar a sequência da produção e melhores resultados;
- Balancear o processo produtivo para evitar gargalos de produção, de um lado, e desperdício de capacidade, de outro;
- Estabelecer uma maneira nacional de obtenção de recursos, para a compra de matérias primas, maquinas e equipamentos;
- Estabelecer padrões de controle, através de ordem de produção, para que o desempenho possa ser continuamente avaliado e melhorado.
Discorra o que se entende por Sazonalidade e por que ela existe, seus fatores e cuidados devidos.
R: É um fenômeno caracterizado pela instabilidade entre a oferta e a demanda nos determinados períodos do ano, é um fenômeno indesejável, pois, nas épocas de baixa demanda pode causar falências de empresas e, consequentemente, desempregos. Por outro lado, durante a alta ela pode gerar inflação, ágios e perdas de clientes por falta de capacidade de produção. O ideal é que haja equilíbrio entre oferta demanda durante todo o ano, evitando assim a sazonalidade e os fatores prejudiciais à atividade fim da empresa.
Qual a diferença entre Capacidade de Projeto e Capacidade de Demanda.
R: Num processo produtivo quando o trabalho chega decisões devem ser tomadas sobre a ordem que as tarefas serão executadas. Essa atividade é denominada sequenciamento. A ordem de prioridade deve ser sempre com foco no consumidor. As operações, algumas vezes, permitem que o consumidor importante, ou temporariamente ofendido, ou um item, seja processado antes de outros independentemente da ordem de chegada do consumidor ou do item. 
A previsão de demanda é a principal informação que orienta planejamento e as operações da empresa. Apesar disso, poucas empresas conseguem faze-lo de modo eficaz e com ferramentas adequadas à sua realidade. Os erros da previsão transformam-se em decisões que geram perda de faturamento pelo mal ao mercado ou capital empatado em estoques de baixa saída. A previsão de demanda é uma necessidade incontestável e para tanto, devem ser utilizados métodos e informações, para tentar determinar o que pode vir a acontecer em relação à demanda de um determinado produto dentro de um horizonte de tempo mais ou menos previsível. 
Explique o que é Matriz de Perspectiva
R: Uma das principais influências para os gerentes de produção, quando estão tomando decisões de capacidade período a período, é sua confiança na coincidência da demanda futura com a capacidade futura. Quando tanto a perspectiva de longo como a de curto prazos são ruins, há relativamente pouca escolha, além de reduzir a capacidade de produção. 
Qual a importância da MRP para as organizações.
R: O Planejamento de Necessidades de Materiais, ou simplesmente MRP (do inglês, Material Requerimento Planning), é um sistema lógico de cálculo que ajuda na previsão de quando o pedido de matéria-prima deve ser feito e de quanto é preciso comprar. Com isso, é possível antecipar as necessidades da indústria, possibilitando que elas sejam supridas a tempo, sem prejudicar a produção, desperdiçar recursos com aquilo que já se tem ou ter surpresas indesejadas em relação às finanças. E isso vai impactar diretamente na qualidade da gestão, permitindo que as decisões sejam feitas de forma estratégica e de acordo com a realidade do negócio.
BOM TRABALHO!

Outros materiais