TRABALHO RELATORIO]
4 pág.

TRABALHO RELATORIO]


DisciplinaMatemática50.267 materiais668.401 seguidores
Pré-visualização1 página
CAPA
CONTRACAPA
INTRODUÇÃO
O devido relatório apresenta vários fatores entre eles, o estágio realizado com turmas do 6º ao 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, localizada em Alta Floresta D\u2019Oeste (RO).
As aulas compreenderam a disciplina de matemática com conhecimentos extraídos dos livros Matemática Bianchini, Edwaldo Bianchini \u2013 editora MODERNA.
Durante o estágio foram aplicados vários exercícios \u201cSituação Problema\u201d. Foram usados equipamentos de vídeo para ajudar no aprendizado. Conteúdos como equação do primeiro grau, expressão algébrica, soma de ângulos, polígonos convexos e regulares, equação do segundo grau e a fórmula de Bháskara, entre outros.
É possível ainda obter conhecimento acerca da estrutura da escola onde aconteceu o estágio, seu corpo docente, seu projeto pedagógico e a forma como é aplicado.
O relatório também apresenta informações importantes acerca da Lei de Diretrizes e Bases da Educação \u2013 Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, e da Constituição Federal de 1988.
É partindo da \u201ccarta maior do país\u201d que observamos que a educação é um direto de todos. A referida Lei também aborda outros temas importantes quanto a responsabilidade do Estado, dos pais ou responsáveis, das unidades de ensino e do conteúdo aplicado.
DADOS DA IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DO ESTÁGIO
A EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, está localizada na Rua Nereu Ramos, nº 4581, Bairro Redondo, em Alta Floresta D'oeste \u2013 RO.
Seu nome faz referência ao Padre Ezequiel Ramin, um mártir que segundo a história, dedicou sua vida em favor dos menos favorecidos.
A escola da rede estadual que começou a funcionar a partir do dia 27 de julho de 1986, possui mais de 1100 alunos no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em 2015 os alunos que prestaram ENEM 2015 obtiveram nota média de 468,3 pontos.
A estrutura da Escola Padre Ezequiel Ramin está passando por reforma e ampliação. Atualmente ela possui seis blocos com 20 salas, sendo duas salas de supervisão, uma sala para direção, um auditório, sala dos professores, almoxarifado, cozinha, sala de leitura, laboratório de matemática, sala de orientação, módulo cientifico com um laboratório de química, física, biologia e ciência.
O prédio ainda oferece duas quadras para prática de esportes, sendo uma coberta.
A energia é da Eletrobrás Distribuição Rondônia, enquanto a água consumida na instituição é de um poço artesiano.
A mobília da escola encontra-se em boas condições. 
Ana Maria Favetta Queiroz é a diretora da escola. Ela foi eleita diretamente pela comunidade, através da gestão democrática.
Entre os pontos fortes da Escola está o Festival de Música do Estudante, realizado pela primeira vez em 1987.
A Escola também é responsável pela educação no campo?
Quantos funcionários?
Quantos professores?
Valor da reforma?
Quantas turmas?
Número de Alunos?
ANALISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
PROJETO PEDAGÓGICO
O Projeto Pedagógico representa a oportunidade da direção, coordenação pedagógica, professores e comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando atingir os objetivos a que se propõem.
O projeto que faz parte do planejamento e da gestão escolar, detalha a visão do que a instituição escolar pretende ou idealiza fazer, bem como seus objetivos, suas metas e estratégias. 
Elaborado em consonância com as diretrizes que regem a educação federal e estadual, o Projeto Pedagógico constitui uma ferramenta importante que norteia os trabalhos desenvolvidos pela instituição.
É por meio deste projeto que a equipe gestora, professores e comunidade traçam metas e definem estratégias para levar o aprendizado aos alunos.
Através do Projeto Pedagógico, a instituição busca implementar uma gestão participativa, estimulando o desenvolvimento das responsabilidade individuais para a promoção do trabalho, abrindo espaço para discussão, avaliação e intercâmbio interno e externo das experiências. Busca parceria com a comunidade e promove trabalho em equipe e capacitação do corpo docente.
O Projeto Pedagógico inclui projetos realizados pela escola, idealizados por professores com as tentativas de criar novas situações, procurando abordar temas em sala de aula mais atraentes e que consigam mobilizar os alunos para a aprendizagem.
Dos projetos permanentes realizados na Escola Padre Ezequiel Ramin pode-se destacar Cultura-afro-brasileira, Meio Ambiente, Arte, Natal, Luz e Cidadania, Jogos Interclasse, Feira de Ciências, e Festival de Música do Estudante.
O Projeto Pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avalização de toda a ação educativa proposta.
Entre as metas: melhorar a circulação das informações na escola, intensificar o trabalho de conscientização para melhorar a conservação do patrimônio público.
REFERÊNCIAS
http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais