Buscar

Atualmente existe uma maior preocupação da população brasileira com a questão da segurança pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Conjuntura da Segurança Pública brasileira atual
Caroline Barboza Freire de Carvalho
Atualmente existe uma maior preocupação do Governo Brasileiro com a questão da segurança pública, por motivos bem claros: Jogos olímpicos e para olímpicos. O cidadão brasileiro tem sido vitimado de forma tão drástica por esse tema que isso se transformou em problema de saúde pública refletindo claramente com reflexos no comportamento dos brasileiros. As atitudes quanto ao simples fato de andar na rua, levar o filho à escola foram alterados pela sensação de insegurança. Não podemos esquecer que a segurança pública está elencada entre as necessidades essenciais de todo ser humano de acordo com a CF/88.
Essa conjuntura sobre o tema adquiriu tamanha relevância que, hoje, se fala de segurança pública com tanta propriedade que surgiram pesquisas nesse campo visando à formulação de políticas públicas para o setor, buscando não apenas a solução pós-fato, mas precipuamente a prevenção. Além disso, a criação de padrões e diretrizes sempre está em pauta no Governo. Entretanto, os padrões que se repetem tornando essa política regulares e previsível e pouco institucionalizada. 
A situação da segurança pública no Brasil continua crítica. No entanto, mesmo com avanços e diminuições na criminalidade, outros fatores podem ser agregados à essa situação ainda ruim, fazendo com que essas ocorrências criminais continuem relevantes, como o fato do aumento de usuários de drogas, consequentemente aumento de roubos de rua.
Em relação aos crimes contra a vida, houve uma queda brusca em relação aos últimos anos, mas não podemos aceitar a impunidade ou a cumplicidade com o ilegal. De maneira mais inteligente, os órgãos de segurança buscam eficiência investigativa, agilidade nas diligências para que a solução dos delitos ocorra de forma mais célere e aponte resultados positivos como estão sendo mostrados. Afinal, é preciso mudar essa antiga cultura, questionando-se, em primeiro lugar, qual o papel do Estado e qual o da polícia.
Acerca dos respectivos policiais e demais profissionais da segurança pública, estariam satisfeitos? Não estão. A resposta não se refere somente às condições de trabalho e à insuficiência dos salários, mas à desvalorização e o descaso com a profissão. Diante dessa conjuntura frágil e de um governo sem perspectiva de crescimento, a maior parte das instituições policiais expressa nos elevados índices de corrupção, procedimentos ilegais e brutalidade e a desvalorização profissional são fatores que precisam ser revistos antes mesmo de qualquer planejamento futuro.

Outros materiais