Buscar

HISTÓRIA DA AMÉRICA II av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA II
Nota da Prova: 6,9        Nota de Partic.: 0,5        Data: 18/06/2015 11:10:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201308363754)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	Qual era a proposta da Doutrina Monroe e de que forma ela foi utilizada durante o governo de Theodore Roosevelt para apoiar os interesses do EUA?
		
	
Resposta: A proposta da Doutrina Monroe era a "america para os americanos" , evitando interferência dos países europeus, podiam intervir nos países da america latina quando fossem de seu interesse político e economico.
	
Gabarito: O aluno deve destacar que em 1905, Roosevelt, destacou os preceitos da doutrina Monroe, criada durante o século XIX, permitindo aos Estados Unidos "exercer poder político internacional", permitindo intervir em outros países.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308362326)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Após a década de 1940, muitos países da América Latina acabaram mergulhando em governos ditatoriais apoiados, muitas vezes pelos Estados Unidos, que durante esse período disputava áreas de influência com a URSS. Cite o exemplo de uma dessas ditaduras, que não tenha sido a do Brasil e faça uma breve análise das suas características.
		
	
Resposta: Governo do general Augusto Pinochet no Chile; liderou a tomada do poder apoiado pelos EUA contra Salvador Allende. Um governo ditatorial sobre influencia americana, política e econômica, onde se combatia os opositores comunistas.
	
Gabarito: O aluno pode citar a Argentina, por exemplo que teve uma das mais violentas ditaduras, e externamente se envolveu na Guerra das Malvinas, em 1982, contra a Inglaterra.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308504576)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre as condições históricas nas quais os países da América se encontravam após a Primeira Guerra Mundial, podemos afirmar, EXCETO:
		
	 
	Os Estados Unidos estavam arrasados após a participação na Primeira Guerra Mundial e apenas no início da década de 1920 sua economia estaria recuperada.
	 
	O Brasil passou por um ¿surto industrialista¿ no período da Guerra e vivenciou uma "industrialização por substituição das importações", o que acarretou o crescimento demográfico em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
	
	em toda a América Latina foi sentida a decadência política e econômica da Europa e a consolidação da influência estadunidense no continente.
	
	Em função da Revolução Soviética e da formação da URSS, uma das principais consequências no Pós Guerra para a América Latina foi o surgimentos de inúmeros Partidos Comunistas ao longo da década de 1920, como o Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922.
	
	No México, a Revolução deflagrada em 1910 ainda estava em curso e em 1917 foi proclamada a Constituição do México. Mas em 1919, um dos grandes líderes populares do movimento, Emiliano Zapata, foi morto.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308813804)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em sua análise, o historiador Leandro Karnal, define a crise de 1929 como parte do processo de desenvolvimento estadunidense, aponta que a crença no crescimento continuo e indefinido provocou a maior crise do capitalismo internacional desde as grandes navegações. Na prática o que foi a crise de 1929?
		
	
	Foi ocasionada pela transferência de capital do setor agrícola para o setor industrial, provocando um forte desabastecimento de alimentos, gerando forte processo inflacionário.
	 
	Foi decorrência, entre outros fatores, de uma produção maior que a demanda, o que gerou um acumulo de estoques e consequentemente diminuição brusca na produção. provocando posterior desemprego, que reduziria ainda mais o consumo.
	
	Teve sua origem na crise das bolsas europeias, que acabou por contaminar a Bolsa de Nova Iorque, provocando o grande Crash.
	
	Foi gerada pela crise econômica dos países subdesenvolvidos, que sem poder de compra diminuíram significativamente as importações dos EUA.
	
	Foi uma crise gerada pelo ausência de investimentos privados na indústria de transformação estadunidense, que gerou a queda da produção e o desabastecimento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308505299)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo um dado modelo analítico, que encontra nas ideias de Francisco Weffort e do "Grupo de Itatiaia", uma de suas principais fundamentações, podemos afirmar que:
		
	
	populismo é um fenômeno político diretamente associado às práticas de manipulação eleitoral e controle político e econômico das massas sertanejas, que estavam submetidas ao domínio dos coronéis.
	
	a chegada de líderes populistas ao poder é uma das principais características da formação de uma sociedade de massas, na qual a participação da população nas decisões políticas se torna cada vez mais frequente, bem como o processo de distribuição da renda.
	
	no populismo o líder é apenas um representante do povo e sua atuação política está voltada exclusivamente para o atendimento dos interesses da massa trabalhadora.
	 
	a instalação de governos populistas se deu em uma fase de transição de uma economia baseada em modelo agrário-exportador para uma fase mais moderna, de expansão urbana e industrial, em que a existência de massas se torna uma característica importante.
	
	o populismo é uma consequência direta da conscientização da massa operária, que através da formação de partidos políticos que representam os interesses dos trabalhadores conseguem chegar ao poder.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308483366)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A política do ¿big stick¿ seria substituída pela política da boa vizinhança, para fortalecer este processo foi criado um órgão específico pelo governo OCIAA (Office Coordination Inter-American Affairs). Sob a direção de que importante empresário ficou este órgão?
		
	
	Henry Ford
	
	Richard Nixon
	 
	Nelson Rockeffeller
	
	Tomas Vaderbilt
	
	JP Morgan
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308363237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As zonas de influência são uma das questões centrais no mundo Pós-guerras mundiais, neste sentido, os Estados Unidos foram surpreendidos com o alinhamento de uma de suas mais tradicionais áreas de intervenção ao bloco soviético. Estamos nos referindo a:
		
	
	Argentina
	 
	Cuba
	
	Haiti
	
	Canadá
	
	Brasil
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308853853)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em 1962 uma frota soviética se encaminhava para Cuba com um carregamento de ogivas nucleares, que seriam instaladas na ilha e apontadas para o território estadunidense. Este episódio deu origem a crise dos mísseis, que gerou o rompimento definitivo das relações entre Estados Unidos e Cuba. Qual o principal impacto deste rompimento para o desenvolvimento da sociedade cubana?
		
	 
	A partir daí foi implementado um vigoroso embargo econômico, que impediu o acesso de Cuba aos principais mercados ocidentais, tanto para o comércio, como para o financiamento de suas ações de desenvolvimento. O comércio cubano se restringiu ao mundo socialista, o que limitou a ampliação da sua indústria e agricultura.
	
	Com a crise, os EUA tomaram uma decisão radical, devolveram a Cuba uma área a oeste da ilha, que alugavam para a instalação de uma base militar. Isso representou um rombo de US$ 2 milhões nas contas cubanas, valor do aluguel pago.
	
	Na prática nada mudou, o açúcar cubano e os charutos continuaram entrando no comércio estadunidense pela via ilegal e o governo cubano ainda passou a se beneficiar das remessas de dinheiro das famílias cubanas ilegais nos EUA. Todos os recursos eram secretamente retidos para financiar o sistema capitalista da ilha.
	
	A política externa estadunidense em relação à Cuba passou a ser de afastamento, desde então não houve qualquer iniciativa política em relação ao país. O travamento das relações diplomáticas impediu, inclusive, a concessão de asilo político aos oposicionistasdo regime. Passaram a vagar ilegalmente pelos EUA.
	
	Foi a partir de 1962, que o governo estadunidense passou a estimular a fuga de cubanos da ilha. Já na primeira década, cerca de 45 milhões de cubanos havia deixado a ilha em busca de abrigo político em Miami. Este número representa mais de 60% do habitantes do arquipélago. O despovoamento criou problemas para o mercado de trabalho, o que determinou as medidas de estímulo aos comunistas do mundo inteiro para irem para Cuba, criada pelo governo daquele país.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308483375)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após o golpe de 1964, autointitulado como Revolução, o país viu sua estrutura politica ser alterada com a implantação de que mecanismos que passaram a reger a vida política do país?
		
	
	Atos Revolucionários
	
	Medidas Provisórias
	
	Propostas de Emenda à Constituição
	 
	Atos Institucionais
	
	Normas reguladoras
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308363935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Emtre a a Doutrina Truman em 1947 e o fim do regime socialista em 1991, o mundo viveu sobre a égide da Guerra Fria. Sobre esse período marque a alternativa correta;
		
	
	Ajudou a organizar as democracias oligárquicas da América LAtina
	 
	Representou uma disputa econômica travada entre o comunismo soviético e o capitalismo americano.
	
	Ressaltaram a importância econômica da Inglaterra como potência naval
	
	Foi apoiada econômicamente pelas potências europeías fortalecidas economicamente após a Segunda Guerra
	
	CRiaram um clima de paz mundial que só foi abalado pela Guerra do Vietnã.

Outros materiais