Buscar

apol 05 29-06-2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o texto a seguir.
“Viver com qualidade e ter qualidade de vida é um assunto que tem preocupado as pessoas. Conciliar trabalho e vida pessoal ainda é um dos maiores desafios das pessoas, e em particular dos executivos, em face às muitas exigências do mundo moderno.
Dividido entre obrigações e vida pessoal, muitos dos profissionais se ressentem de não ter tempo para a família, lazer e saúde, e se “apavoram” quando começam a perceber e sentir os sinais de estresse em seu corpo, decorrente da agitação, pressões, cobranças, etc.
No quesito “exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil registrou o segundo pior índice, ficando atrás apenas do Japão e superando países como China, Estados Unidos e Alemanha.
Os números apontados são fortes indicativos das atuais condições de trabalho no mercado corporativo brasileiro. O medo da demissão e as pressões de chefes e superiores, podem gerar no executivo um quadro de esgotamento físico e mental, popularmente conhecido como “estresse”. No entanto, este problema tem cura e pode ser evitado com um amplo programa de prevenção, que inclui desde mudanças de comportamento até cuidados especiais com a alimentação”.
http://strongers-gestao.blogspot.com.br/2010/05/como-lidar-com-o-estresse-no-trabalho.html
De acordo com os conteúdos abordados na aula 6 e no livro base, analise o texto e assinale as alternativas como V (verdadeiro) e F (falso). 
(  ) O alto salário justifica stress e a falta de qualidade de vida
(  ) Alimentação e atividade esportiva podem melhorar a qualidade de vida
(  ) Sobrecarga de trabalho afeta a qualidade de vida pessoal
(  ) A qualidade de vida é afetada pela falta de reconhecimento e de respeito dos superiores.
(  ) A falta de integração da equipe não interfere na qualidade de vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F, F
	
	B
	V, F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V, V
	
	D
	F, V, V, F, F
	
	E
	F, V, V, V, F
Questão 2/5
“Embora a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho seja única e específica para cada empresa, ela requer o estabelecimento de algumas fases que, independentemente das características particulares, aplicam-se a todas as organizações (GRAMMS, 2013, p. 12).
A seguir, encontram-se relacionadas as cinco fase conforme proposta por Gramms (2013).
I – Sensibilização
II – Preparação
III – Diagnóstico
IV – Concepção e implantação do projeto
V – Avaliação e difusão
Reconheça os princípios que fundamentam cada fase e os relacione de forma correta.
 Os princípios que fundamentam as fases estão especificados a seguir:
A – Fase em que se realiza a coleta de informações sobre a natureza e o funcionamento do sistema técnico e o levantamento do sistema social em termos da satisfação que os trabalhadores envolvidos experimentam sobre suas condições de trabalho.
B – Fase em que se estabelece as prioridades e o cronograma de implantação de mudança referente as áreas ou aspectos que requerem melhorias.
C – Fase em que os representantes da organização, do sindicato e consultores trocam suas impressões sobre o conjunto das condições de trabalho e seus efeitos sobre o funcionamento da organização, passando a buscar formas de melhorá-las.
D – Fase em que se analisa resultados, apesar de ser difícil avaliar tais projetos em função da confiabilidade das informações, este fator é essencial para prosseguir a implantação das mudanças e para posterior difusão para outros setores da empresa.
E – Fase em que são escolhidos os mecanismos institucionais necessários à condução da experiência, como a formação de uma equipe para o projeto e a estruturação dos modelos e dos instrumentos a serem utilizados.
 Assinale a alternativa  que apresenta a correta relação entre cada fase e o princípio que a fundamenta.
	
	A
	a) I - A; II - C; III - D; IV - E; V - B.
	
	B
	b) I - C; II - E; III - A; IV - B; V - D.
	
	C
	c) I - D; II - A; III - B; IV - C; V - E.
	
	D
	d) I - E; II - B ; III - C; IV - D; V - A.
	
	E
	e) I - B; II - D; III - E; IV - A; V - C.
Questão 3/5
Existem aspectos ou indicadores que refletem a qualidade de vida no trabalho.
Gramms (2013, aula 6, p. 7) menciona que selecionou cinco modelos desenvolvidos para medir a qualidade de vida no trabalho, os quais são: modelo de Walton, modelo de Westley, modelo de Davis e Werther, BPSO-86 e WHOQOL-100.
Para a autora, o Instrumento WHOQOL-100 possibilita uma análise abrangente das condições de qualidade de vida.
Assinale a alternativa que apresenta de forma correta os seis domínios analisados por este instrumento.
 
	
	A
	a) I - Domínio físico; II - Domínio psicológico; III - Domínio biológico; IV – Domínio social; V – Domínio organizacional e VI – Domínio espiritual.
	
	B
	b) I - Domínio fisiológico; II – Domínio de segurança ; III - Domínio de relacionamento; IV – Domínio de estima; V – Domínio de realização pessoal e VI – Domínio de realização profissional.
	
	C
	c) I - Domínio de saúde; II – Domínio de educação; III - Domínio do trabalho; IV – Domínio dos recursos financeiros; V – Domínio social e VI – Domínio da satisfação e bem-estar.
	
	D
	d) I - Domínio da compensação justa; II - Domínio das condições de trabalho; III - Domínio da oportunidade de crescimento; IV – Domínio da integração social; V – Domínio do espaço profissional e VI – Domínio da relevância do trabalho.
	
	E
	e) I - Domínio físico; II - Domínio psicológico; III - Domínio do nível de independência; IV – Domínio das relações sociais; V – Domínio do ambiente e VI – Domínio dos aspectos espiritual/religião/crenças pessoais.
Questão 4/5
Leia as asserções a seguir:
Nas empresas onde há uma preocupação com a qualidade de vida no trabalho (QVT), observa-se que há  investimento em  aspectos físicos, ambientais e os psicológicos, pois os mesmos comprometem a qualidade de vida dos colaboradores.
PORQUE
Para a organização tornar-se mais competitiva, ela necessita de colaboradores satisfeitos e motivados com o trabalho que realizam; cabe a empresa potencializar a capacidade dos colaboradores através de programas de Qualidade de Vida; sem esquecer que para atender bem o cliente externo a empresa deve primeiramente satisfazer as demandas do cliente interno, o colaborador.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmação justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5
Para que a área de Recursos Humanos implante programas de qualidade de vida no trabalho, algumas recomendações devem observadas.
Gramms (2013, p. 13 apud Fernandes, 1996) aponta tais recomendações.
Analise as sentenças abaixo e assinale com V de verdadeira e com F de falsa as recomendações apontadas pela autora.
(     ) O programa de qualidade de vida no trabalho não deve ficar limitado a certos grupos na organização, deve envolver todos os níveis e áreas.
(     ) O programa de qualidade de vida no trabalho deve se basear nas novas tendências, pois nem sempre a organização consegue ter clareza  de sua real necessidade.
(    ) O programa de qualidade de vida no trabalho deve procurar envolver melhorias no meio ambiente de trabalho em termos físicos, independem dos aspectos técnicos, pois o importante é saúde do colaborador.
(     ) O programa de qualidade de vida no trabalho deve efetivar mudanças no comportamento administrativo e na natureza do clima da organização, de modo a aprimora a cultura organizacional.
(    ) O programa de qualidade de vida no trabalho deve incluir estratégia de resolução dos problemas organizacionais, por meio de métodos participativos.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) V; V; F; F; V.
	
	B
	b) F; F; V; V;F.
	
	C
	c) V; V; F; F; F.
	
	D
	d) F; V; V; F; F.
	
	E
	e) V; F; F; V; V.

Outros materiais

Outros materiais