Buscar

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS
Ações Sócioeducativas Realizar grupos de educação em saúde junto aos usuários, na perspectiva da “ética da responsabilidade” e não “da convicção” realizar salas de espera, tendo em vista a prevenção e promoção da saúde, socializando informações sobre saúde aos usuários que aguardam atendimento; Participar de campanhas preventivas; Elaborar e/ou divulgar materiais sócio educativos como folhetos, cartilhas, folders, cartazes, etc., que facilitem o conhecimento e o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas Unidades de Saúde e aos direitos sociais, em geral. 
Essas ações são voltadas para orientar e informar indivíduos, grupos, famílias e população, de uma forma reflexiva levando o usuário a uma análise crítica da situação a qual se encontra e potencializando esses sujeitos para a construção de estratégias coletivamente. O assistente social deve pautar-se na emancipação de seus usuários através dessas ações sócioeducativas, já que o usuário muitas das vezes tem seu direito violado, pois os desconhecem. 
O trabalho com os usuários de forma grupal é prioritário, pois entre eles surgem trocas de experiências. E o assistente social nessa perspectiva, trabalha de acordo com a situação vivenciada pelo seu usuário, de forma com que este reflita, entenda e participe conscientemente no processo de transformação dessa realidade.
 Assim, através de projeto pretende-se orientar esses usuários sobre os direitos que o Estado lhes garante, fomentando a reflexão sobre o acesso a esses direitos em geral de que maneira pode contribuir para a melhoria da saúde pública, instigando-os a se tornarem multiplicadores das informações para amigos e familiares. 
Nas ações sócioeducativas em Saúde verifica que nesta o Assistente Social é inserido através de ações sócioeducativas que constroem e efetivam junto aos trabalhadores da saúde, espaços que garantam a participação popular diante das informações não apenas em forma de um atendimento, mas que adotem ciência a respeito dos demais subsídios e processos, que facilitem o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas unidades de saúde e aos direitos sociais em geral.
IDEIA SUS BANCO DE PRATICAS E SOLUÇÕES EM SAÚDE - www.ideiasus.fiocruz.br/portal/index.php/participacao-da-comunidade-e-controle-social/853-sus-direitos-dos-usuarios-e-participacao-social. Acessado em 30/11/2018

Outros materiais