Buscar

AV2 Psicologia Social I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303316736)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O Psicólogo Social José Roberto decidiu pesquisar a relação entre o comportamento de cooperação e as reuniões de planejamento de trabalho coletivo. Para esse estudo ele escolheu uma empresa. Para dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa ele formou dois grupos de trabalho. Em um grupo os funcionários teriam reuniões semanais de planejamento (grupo experimental) e no outro não ocorreriam reuniões de planejamento como de costume na empresa (grupo de controle). Ao final de 6 meses foi observado que o grupo que tinha reuniões semanais apresentou mais comportamentos cooperativos do que o grupo que não teve reuniões semanais. Esse conhecimento foi utilizado, posteriormente, para realizar modificações na gestão de planejamento, com a finalidade de melhorar o comportamento de cooperação na empresa. Considerando o que foi visto na aula 1, cite e explique que características da psicologia social estão presentes nesse caso.
		
	
Resposta: O grupos que foram divididos, cada um teve sua função, mas como o grupo de controle teve mais reuniões, fora, mais preparados, agiram em grupo, todos participaram, deram suas opiniões, de alguma forma comntribuiram. Isso faz diferença.
	
Gabarito: Pragmatismo: Após o estudo científico o psicólogo social procura aplicar suas descobertas à problemas específicos de ordem prática. O conhecimento derivado da pesquisa científica, em Psicologia Social, pode ser aplicado no entendimento e na solução de problemas sociais específicos. Experimentalismo: Utilização de uma metodologia experimental para realização da pesquisa.O psicólogo social, ao utilizar o método experimental, cria situações sociais para observar seus efeitos no comportamento do indivíduo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Pragmatismo: Após o estudo científico o psicólogo social procura aplicar suas descobertas à problemas específicos de ordem prática. O conhecimento derivado da pesquisa científica, em Psicologia Social, pode ser aplicado no entendimento e na solução de problemas sociais específicos. Experimentalismo: Utilização de uma metodologia experimental para realização da pesquisa.O psicólogo social, ao utilizar o método experimental, cria situações sociais para observar seus efeitos no comportamento do indivíduo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303301474)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	É assustador ver as proporções que o preconceito vem alcançando sem que as pessoas se dêem conta, pois está mascarado em nosso cotidiano. O pior dos preconceitos, porém, apresenta-se cruelmente e sem artifícios: a discriminação social, regida e controlada pelo dinheiro. Como este comportamento (discriminação)pode ser identificado no dia a dia?
		
	
Resposta: O preconceito é uma atitude hostil e negativa. A discriminação é o pior dos preconceitos, pode ser identificada em vários lugares como por exemplo, no trabalho, na escola, em grupos sociais e não sociais. E mesmo assim as pessoas não percebem. Algumas pessoas, talvez por ter mais dinheiro, por ser de classe média ou alta, se acham no direito de criticar e praticar esse tipo de comportamento. E podem até, ter uma crença de como são ou será essas pessoas que moram em favelas, pensando que, como moram em favelas, é bandido, só faz coisas erradas. São preconceitos que não tem fundamento. Discriminam pessoas sem mesmo saber como se chama, sem conhecer o outro, não que se conhecesse deveria fazer, mas devemos nos colocar no lugar do outro, como eu me sentiria se estivesse passando por isso? Não seria legal. Caráter não se diz por cor, classe ou identidade.
	
Gabarito: Através da ação ou omissão violadora do direito das pessoas com base em critérios injustificados e injustos tais como: raça, sexo, idade, crença, opção religiosa, nacionalidade, etc...isto é, a discriminação como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc...
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303692428)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao vislumbrar a possibilidade da solidariedade e da ação conjunta em benefício comum, o cidadão estará também mais atento ao que lhe cerca.Neste caso, podemos observar um fenômeno psicológico, tal como:
		
	
	a competição
	
	o engajamento
	 
	o cooperativismo
	
	a institucionalização
	
	a disposição cidadã
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303695807)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nós analisamos sistematicamente as pessoas e as relacionamos com o ambiente de informação, mas sabemos que diferentes combinações de informações, levam a diferentes atribuições causais. Assim estamos nos reportamos ao:
		
	
	contexto social e obrigações funcionais.
	
	erro fundamental de atribuição.
	
	efeito ator-observador.
	 
	modelo de covariação.
	 
	efeito da similaridade e proximidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303182961)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A respeito da percepção, são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V para verdadeira e F para falsa e indique a opção que adequadamente avalia o conjunto das afirmações: I- As pessoas interpretam a realidade objetiva, com certo grau de subjetividade, tornando-se conscientes sobre o mundo externo e dando sentido às informações recebidas sobre essa realidade objetiva. II- A percepção é um ato de decodificar informações recebidas pelos órgãos sensoriais. III- O processo de perceber é linear e passivo, chegando informações pelos órgãos dos sentidos, elas são armazenadas. IV- Sem a ocorrência da percepção, as informações sobre o mundo externo não tem sentido para as pessoas. V- A percepção faz com que as pessoas tendam à não preservação das distâncias estabelecidas pelo grupo social do qual façam parte, nas diversas situações interativas de que venham a participar.
		
	 
	V-V-V-V-V
	
	V-F-F-V-V
	
	V-V-F-V-V
	
	F-F-V-F-F
	 
	V-V-F-V-F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303244599)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em um estádio de futebol lotado encontram-se presentes as torcidas de dois times famosos. É a final de campeonato e as pessoas foram torcer pelos seus times. Isso é um exemplo de:
		
	
	Grupo social
	
	Grupo de controle
	
	Grupo de coorte
	 
	Grupo não social
	
	Grupo experimental
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303185227)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As atitudes são organizações duradouras de crenças e cognições em geral, dotadas de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a pessoa a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a esse objeto e que possuem como principais funções:
		
	
	Impedir a ocorrência do erro fundamental de atribuição que consiste na tendência que temos de fazer atribuições disposicionais "internas" quando observamos o comportamento dos outros.
	
	Registrar os estímulos sociais não como máquinas fotográficas mas sim de forma menos rígida e distorcida, avaliando realisticamente o meio ambiente.
	 
	Permiti-nos a obtenção de recompensas e evitação de castigos; proteger nossa auto-estima e evitar ansiedade e conflito; ajudar-nos a ordenar e assimilar informações complexas; refletir nossas convicções e valores e estabelecer nossa identidade social.
	 
	Auxiliar no leitura do ambiente social e na adequada percepção de pessoas e objetos.
	
	Auxiliar a estabelecer a ligação entre a realidade objetiva, nossas emoções e comportamentos permitindo a compreensão de quem realmente somos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303257062)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando o preconceito surgiu como constructo científico ele estava atrelado a qual fenômeno social da época (anos 30).
		
	
	Educacional
	 
	Racial
	
	Comunicativa
	
	Étnica
	
	Religiosa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303258180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as afirmativas levando em consideração o conceito de teoria científica e marque a alternativacorreta: I - conjunto de afirmações que não podem variar e que se concentram de forma ilógica procurando entender a realidade. II - Deve se fundamentar nos conhecimentos populares. III - Tenta entender o mundo da observação e da experiência e explicar este mundo natural funcional.
		
	
	As afirmativa II e III estão corretas.
	
	As afirmativa I e II estão corretas.
	
	As afirmativa I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303301435)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ética das intervenções é, portanto, tema de bastante complexidade até porque não se apresenta sob uma forma única, mas apresenta variações com as diferentes culturas ou os diferentes pactos sociais, até por que:
		
	
	uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade, ainda que não seja capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas.
	
	os costumes não mudam e o que ontem era considerado errado, hoje pode ser aceito ou vice-versa
	 
	são apenas os costumes que variam bem como os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.
	 
	ela tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares.
	
	diante de cada lei, de cada ordem, de cada costume, o sujeito não está obrigado, para ser um homem livre, a perguntar qual é o seu dever, e a agir somente da acordo com o seu dever

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes