Buscar

Avaliando aprendizado 06 metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A ABNT estabelece as regras e normas técnicas à pesquisa científica.Uma dessas especificações,quanto à normatização do trabalho acadêmico ou científico chamamos de Estrutura e Formatação.Para tanto,os elementos que contribuem para realizar os trabalhos acadêmicos são:
		
	
	
	
	
	Elementos de leitura e pesquisa aplicada.
	
	
	Elementos de encadernação,paginação e sumarização.
	
	 
	Elementos de tipos de conhecimento e raciocínio.
	
	 
	Elementos pré-textuais,textuais e pós-textuais.
	
	
	Elementos de cronograma de pesquisa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As Normas Brasileiras de Referências (NBRs) visam determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação dentro de um mesmo parâmetro. A NBR 14724, atualizada em 2011, especifica os princípios gerais para a elaboração e formatação dos trabalhos acadêmicos e sua divisão em partes pré-textuais, textuais e pós-textuais. Com base nessa norma, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa ERRADA:
		
	
	
	
	
	As características dos elementos pós-textuais se assemelham àquelas dos elementos pré-textuais: algumas são de natureza obrigatória, essencial; outras são opcionais, ficando a cargo do autor explicitá-los ou não.
	
	
	Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto propriamente dito, sendo esses constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho ora em evidência.
	
	 
	As referências, consideradas parte opcional dos elementos pós-textuais, indicam que o artigo se encontra sustentado por opiniões de outros autores que conferem às ideias do próprio autor a fundamentação e o sustentáculo necessários ao trabalho científico.
	
	
	A capa é um elemento pré-textual obrigatório e deve se constituir dos itens: nome da instituição na qual foi realizado o trabalho; nome do autor; título e subtítulo; número de volumes; local (cidade) da instituição na qual o trabalho deverá ser apresentado; ano da entrega.
	
	
	A folha de rosto é um elemento pré-textual obrigatório e deve conter as informações já evidenciadas na capa, acrescidas das informações essenciais que dizem respeito à origem do trabalho.
	
	
	
		3.
		Dentre as opções abaixo, assinale a afirmativa CORRETA que trata da estrutura universal formada por elementos que auxiliam na organização do conteúdo do trabalho científico:
		
	
	
	
	
	A orientação existente nas normas da ABNT considera uma sequência obrigatória para a composição das partes de um trabalho acadêmico, além de exigir que existam todas as partes descritas pela norma.
	
	
	As estruturas presentes nas recomendações da ABNT podem ser adotadas de forma livre, sem uma preocupação com a sequência, e a natureza do conteúdo elaborado na composição do trabalho acadêmico pode assumir qualquer posição.
	
	 
	Na composição de um trabalho acadêmico, a ABNT estrutura as partes do trabalho em três segmentos. Esses são chamados de elementos pré-textuais; textuais e pós-textuais, com partes obrigatórias e facultativas.
	
	
	Na estrutura apresentada pela norma da ABNT, os elementos obrigatórios podem variar de trabalho para trabalho, sendo Capa; Lombada; Folha de rosto e Errata alguns desses elementos.
	
	
	Embora a seção REFERÊNCIAS esteja localizada na parte pós-textual, dependendo da justificativa apresentada pelo aluno, ela poderá ser apresentada no corpo de elementos textuais.
	
	
	
	
		4.
		Ao preparar um trabalho de pesquisa, deve-se:
		
	
	
	
	
	Escolher um tema geral e traçar objetivos a serem alcançados.
 
	
	 
	Escolher bem o tema e problematizar a fim de obter soluções.
 
	
	 
	Escolher uma banca para julgamento do trabalho.
	
	
	Escolher um tema delimitado para não precisar problematizar.
 
	
	
	Escolher um tema conhecido para não ter problemas com a bibliografia.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		"Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento" (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2).
O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos, como por exemplo, a monografia e, em sua composição obedece em ordem aos seguintes elementos:
		
	
	
	
	
	pós-textual, textual e infra-textual
	
	 
	pré-textual, intra- textual e ultra-textual
	
	 
	pré-textual, textual e pós-textual
	
	
	textual, inter-textual e pós-textual
	
	
	textual, pós-textual e supra-textual
	
	
	
	
		6.
		Todo trabalho científico organiza-se na forma de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Identifique, a seguir, o elemento pré-textual.
		
	
	
	
	
	Conclusão
	
	
	Referências
	
	 
	Desenvolvimento
	
	
	Introdução
	
	 
	Resumo

Outros materiais