Buscar

Ligações químicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário UNINOVAFAPI
Aluno: Fábio Henrique 
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais
Professor: Francilio de Carvalho
Ligações Químicas
Teresina-PI
Fevereiro/2015
Ligação Iônica
Ela é caracterizada por uma ligação química entre um Metal e um Não-Metal, então verificamos que:
Metais: possuem menos de quatro elétrons na camada de valência, apresentam alta eletropositividade, adquirem o octeto perdendo elétron(s) e estabilizam-se formando cátions.
Ametais ou Não-Metais: possuem mais de quatro elétrons na camada de valência, apresentam alta eletronegatividade, adquirem o octeto ganhando elétron(s) e estabilizam-se formando ânions. Um exemplo clássico é o Cloreto de Sódio.
Ligação Covalente
Praticamente todos os ametais da tabela periódica estabelecem entre si ligações onde há compartilhamento de elétrons, ou seja, o par ou pares eletrônicos compartilhados fazem parte, quase que simultaneamente, das eletrosferas dos participantes da ligação.
Alguns compostos como CO2, HCl, SiO2, AlCl3, são exemplos de espécies de maior caráter covalente  (frente ao caráter iônico – até porque esse não está totalmente excluído): assim, tomando o dióxido de carbono, os dois átomos de oxigênio (com 6 elétrons de valência) adquirem mais 2 elétrons do carbono (com 4 de valência) e completam o octeto. Da mesma forma, como o carbono compartilha 4 pares com cada átomo de oxigênio (portanto, 8 elétrons) também adquire condição de octeto completo.
Nas ligações covalentes, como também nas iônicas, os elétrons participantes localizam-se na camada mais externa, sendo chamados então de elétrons de valência.
De acordo com a regra do octeto, o número de elétrons de valência para um átomo estável (contando os compartilhados na ligação) deve ser igual a 8 ou 2 (quando o átomo assemelha-se ao gás nobre hélio) – embora haja diversos casos em que essa regra não é válida. 
A Força da Ligação Covalente
As ligações por compartilhamento de elétrons, inclusive as covalentes coordenadas, são sistematicamente mais fracas que as do tipo eletrostática (ligações iônicas) e metálica, logo, necessitam de menor quantidade de energia para serem rompidas. Entretanto, de acordo com o tipo de interação intermolecular, compostos covalentes frequentemente são vistos sob estado sólido (iodo, diamante, sílica), alguns com ponto de fusão extremamente elevado.
Apesar desse tipo de interação intramolecular ocorrer apenas entre átomos neutros (sem atração de íons), deve ser observado que, em caso de clivagem da ligação, é bem provável que os envolvidos adquiram carga elétrica. A regra é bem simples: com a quebra de ligação covalente entre dois átomos, haverá provável transferência de elétrons para o que apresentar maior eletronegatividade. Caso isso não ocorra, para dois átomos diferentes, ter-se-á um radical (átomo com elétrons desemparelhados).
 
Ligação Covalente dativa ou Coordenada
Essa ligação é semelhante a molecular, com a diferença de que só um dos núcleos cede o par de elétrons compartilhados. 
Obs.: dessa maneira os núcleos estão estabilizados eletronicamente. 
Exemplo: O = S → O
Ligação Iônica
Ligação Covalente
Referências Bibliográficas
GUIA DO ESTUDANTE. Ligações Químicas. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/quimica/ligacoes-quimicas-676802.shtml.Acesso em 06 de fevereiro de 2015.
LIRA, Júlio César Lima. Infoescola. Ligação covalente. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-covalente/. Acesso em 06 de fevereiro de 2015.
LUÍS, André. Infoescola. Ligações químicas. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/ligacoes-quimicas/. Acesso em 06 de fevereiro de 2015.
LUZ, Luiz Molina. Infoescola. Ligação iônica (eletrovalente). Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/ligacao-ionica-eletrovalente/. Acesso em 06 de fevereiro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes