Buscar

farmacologia disciplina

Prévia do material em texto

Para responder a questão analise as afirmativas sobre biodisponibilidade.
I. A biodisponibilidade de um fármaco pode ser afetada pelo grau de desintegração e dissolução das formas farmacêuticas nos fluidos orgânicos.
II. Fatores que influenciam a absorção de fármacos também fazem variar a biodisponibilidade.
III. A biodisponibilidade influencia a resposta clínica e escolha das vias de administração.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que:
E 	Todas estão corretas
A biodisponibilidade é definida:
D 	pela velocidade e extensão em que um fármaco é absorvido e se torna disponível no local de ação
Hoje existem no mercado vários medicamentos genéricos e similares, sendo que é correto afirmar que:
C 	genérico tem o mesmo princípio ativo na mesma dosagem e com a mesma biodisponibilidade
O conhecimento de como as drogas interagem com os componentes do corpo para produzir efeitos terapêuticos é denominado:
B 	Farmacodinâmica
Os produtos dos medicamentos possuem muitos tipos de nomes. Dos seguintes tipos de nomenclatura aplicados aos medicamentos, a nomenclatura oficial e que se refere apenas àquele princípio ativo e não a um produto em particular é:
A 	o nome genérico
Todos os fármacos apresentam, além de seu efeito terapêutico primário, alguns ou vários efeitos adversos, que podem ser explicados pelo fato de:
C 	o receptor responsável pela ligação do fármaco pode estar presente também em tecidos que não estão envolvidos com a resposta terapêutica
Qual dos seguintes elementos é classificado como pertencente à família dos receptores nicotínicos?
E 	Receptor de Ach na junção neuro-muscular
A farmacodinâmica estuda a inter-relação entre a concentração de uma droga e a estrutura-alvo, bem como o seu mecanismo de ação após essa interação. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta:
E 	Os antagonistas podem ser competitivos ou não competitivos, dependendo da capacidade de ativar o receptor
A ligação da droga a um receptor geralmente:
B 	envolve mais de um tipo de uma ligação fraca entre a droga e o receptor
A razão entre a concentração de droga necessária para produzir resposta tóxica e aquela que realiza ação terapêutica numa população de pacientes é denominada:
B 	índice terapêutico
As diferentes vias de administração podem apresentar características muito distintas, traduzidas como vantagens e desvantagens específicas para cada rota. Em suma, não existe uma via de administração ideal, e sim a mais adequada para um dado objetivo com um determinado princípio ativo. Em relação às características das vias de administração é correto afirmar que:
A 	A via oral apresenta como desvantagem a possibilidade de degradação do medicamento pela ação do suco gástrico
O estudo de aspectos farmacocinéticos da interação de princípios ativos com o organismo possibilita, dentre outras coisas, o desenvolvimento de formulações adequadas quanto à sua composição e dose de princípio ativo. Tais estudos visam permitir a manutenção de doses sanguíneas e/ou locais mínimas necessárias para que o efeito farmacológico seja possível. Dentre as afirmações abaixo, a(s) que corretamente argumenta(m) aspectos farmacocinéticos relevantes é(são):
I) A absorção da droga no organismo depende do local de administração e da taxa de metabolização da mesma na primeira passagem pelo fígado.
II) A biodisponibilidade depende da solubilidade da droga em meio aquoso, da sua concentração, do fluxo sanguíneo no local e da via de administração da forma farmacêutica.
III) A administração por via oral é amplamente utilizada devido a sua eficácia e a sua praticidade para o paciente.
IV) A via de eliminação pelos rins é importante na excreção de metabólitos apolares e neutros que são mais facilmente eliminados
A 	Estão corretas I, II e III
São fatores que interferem com a absorção dos fármacos, EXCETO:
D 	A ligação com albumina
Todas as afirmativas abaixo referentes à ligação das drogas às proteínas plasmáticas são verdadeiras, EXCETO: 
E 	a ligação das proteínas ao plasma normalmente limita a secreção através de dos túbulos renais e a biotransformação
A excreção das drogas ou de seus metabólitos é quantitativamente Menos significante em qual dos seguintes sistemas?
E 	suor
A excreção de drogas inalteradas ou seus metabólitos é menos importante no ponto de vista quantitativo a partir da via:
E 	suor
As formas farmacêuticas, além de proporcionar a liberação segura e conveniente da dose correta, também são necessárias porque
I. proporcionam ação de um fármaco a partir de pontos de administração, por ex., tópica.
II. protegem o fármaco de fatores externos.
III. permitem a elaboração de preparações líquidas de fármacos insolúveis.
Pela análise da situação acima, conclui-se que:
E 	Todas estão corretas
A farmacocinética de um medicamento pode ser influenciada por:
I. pela alimentação.
II. pelo tabagismo.
III. pela gravidez.
IV. pela idade.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que
E 	Todas estão corretas
A absorção de um fármaco depende do grau de ionização e este depende do pH do meio e do pKa do fármaco. Com base nisto, é correto afirmarmos que:
B 	um fármaco básico é mais rapidamente absorvido em meio básico
Os parâmetros farmacocinéticos para a avaliação ou comparação da biodisponibilidade de fármacos a partir das curvas de concentração sanguínea de fármaco vs. tempo são:
D 	Concentração sanguínea máxima, tempo de concentração máxima, área sob a curva
A difusão passiva de uma droga pela membrana lipídica é aumentada se:
E 	se a droga for muito lipossolúvel
Todos os processos abaixo tendem a ↓ a [droga ]plasmática, EXCETO:
D 	reabsorção tubular renal
As oxidações de drogas frequentemente envolvem todos os fatores abaixo, EXCETO:
C 	esterases
Em relação às reações de conjugação é correto afirmar que:
D 	é um processo que gasta energia, pois utiliza compostos de fosfato de alta energia para a “ativação”
Duas drogas que podem agir sobre o mesmo tecido ou órgão através de receptores independentes, tendo como resultado efeitos em direções opostas. Esse evento é conhecido como:
A 	Antagonismo Fisiológico
Medicamentos administrados pela via oral são absorvidos no TGI para chegar ao meio tissular. Alimentos, especialmente refeições pesadas
C 	interferem na absorção, aumentando o trânsito gastrintestinal e a exposição ao pH ácido estomacal
A flora intestinal é também responsável pela hidrólise de fármacos conjugados excretados pela bile; esses fármacos são revertidos à forma livre e reabsorvidos no intestino. Alguns antibióticos que alteram a flora intestinal podem diminuir a hidrólise e conseqüentemente a reabsorção dos contraceptivos orais, diminuindo a sua eficácia. O tipo de interação medicamentosa relatada é:
B 	farmacocinética - absorção
O acetaminofeno (pKa 9,5, paracetamol AINE) é um ácido muito fraco cuja absorção depende muito do tempo de esvaziamento gástrico. A metoclopramida (anti-emético, pró-cinético) aumenta a absorção desse analgésico, pois diminui o tempo de esvaziamento gástrico. A propantelina (antagonista muscarínico e em altas doses antagonista nicotínico), ao contrário, retarda a absorção pois aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. O tipo de interação medicamentosa aqui relatada é:
B 	farmacocinética - absorção
 “Alimentos quentes, soluções de elevada viscosidade, elevado teor de gordura, elevada osmolaridade, substâncias muito ácidas e de elevado conteúdo protéico são todas situações que _______________o esvaziamento gástrico. De maneira geral, esse efeito no esvaziamento gástrico causa ______________na absorção de fármacos.”
A combinação abaixo que completa adequadamente a frase acima é:
A 	retardam, retardo
A Atropa belladonna contém a atropina e a escopolamina como alcalóides principais, sendo muito semelhantes estruturalmente. Ambos os fármacos têm usos diversos, por exemplo, como antiespasmódicos nos tratos gastrintestinal e urinário, em Oftalmologiacomo midiátricos e como pré-anestésicos para diminuir a secreção brônquica. As ações mediadas por tais fármacos se devem ao fato de que:
E 	São antagonistas muscarínicos que bloqueiam vários subtipos de receptores muscarínicos através de antagonismo competitivo reversível
As intoxicações por chumbinho, principalmente pela população adulta e em tentativas de suicídio, são consideradas importante causa de morbi/mortalidade no Brasil e estão relacionadas ao comércio ilegal de praguicidas inibidores da acetilcolinesterase, com o propósito de uso como raticida, desviando-se do uso agrícola autorizado no país. Tais compostos são inibidores da acetilcolinesterase, impedindo a inativação da acetilcolina, permitindo assim sua ação mais intensa e prolongada nas sinapses colinérgicas. Em relação a situação descrita é possível afirmar que:
I) Dentre os efeitos observados pela intoxicação estão: bradicardia, hipotensão, secreções excessivas, broncoconstrição e hipermotilidade gastrintestinal
II) O tratamento da intoxicação por anticolinesterásicos constitui-se na administração de agentes antimuscarínicos como a pilocarpina para a redução da estimulação parassimpática
III) No caso da intoxicação por organofosforados, são também indicados os regeneradores enzimáticos como a pralidoxima.
B 	I e III estão corretas
Um homem de 75 anos que foi fumante durante 50 anos foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, apresentando grande dificuldade de respirar e crises de broncoespasmo ocasionais. Agentes anticolinérgicos impedem o aumento da concentração intracelular de AMP cíclico, causado pela interação da acetilcolina com o receptor muscarínico na musculatura lisa brônquica, assim obtendo-se o efeito broncodilatador após a inalação. Qual o anticolinérgico útil para o tratamento?
D 	Ipratrópio
Incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina, que se torna um problema social e/ou higiênico. A incontinência por urgência é a perda involuntária de urina associada ao forte desejo de micção. Neste caso, as pacientes apresentam instabilidade do controle da micção e o tratamento é basicamente farmacológico. A tolterodina é um fármaco com ação antiespasmódica e anticolinérgica mais seletiva para os receptores vesicais, sendo frequentemete utilizada no tratamento da incontinência por urgência. A despeito da sua alta seletividade, pode causar efeito anticolinérgico mais amplo caracterizado por:
I) Boca seca, dispepsia e diminuição do lacrimejamento
II) Bradicardia, insônia, intensa salivação
III) Sonolência, olhos secos e dificuldade para urinar
D 	I e III estão corretas
O relaxante muscular que age diretamente no mecanismo contrátil das fibras musculares é:
D 	Dantrolene
Hipotensão, bradicardia, depressão respiratória e fraqueza muscular, sintomas irresponsivos à atropina e a neostigmina, resultaria mais provavelmente de intoxicação por:
B 	Nicotina
Todas as drogas abaixo possuem efeitos antimuscarínicos significantes, EXCETO:
B 	Piridostigmina
O inibidor da colinesterase utilizado no diagnóstico da miastenia grave é:
A 	Cloreto de Edrofônio
Todos os efeitos abaixo são provocados pela ativação do sistema nervoso parassimpático, EXCETO:
C 	Contração dos músculos esqueléticos
A ativação do sistema nervoso parassimpático resulta em qual das seguintes respostas?
E 	contração da musculatura associada ao TGI
O betanecol é administrado por via subcutânea a um paciente com distensão abdominal pós-operatória e atonia gástrica. Escolheu-se a via subcutânea de administração em evz da oral, porque a retenção gástrica é completa e não há passagem do conteúdo gástrico para o duodeno. Qual dos seguintes efeitos pode ser observado após admnistração do betanecol?
E 	vasodilatação periférica
O envenenamento por um anticolinesterásico do tipo organofosfarado pode ser revertido, desde que intoxicação recente, por:
C 	pralidoxima
Um homem de 60 anos de idade queixa-se de dificuldade de leitura sob iluminação artificial. A opacidade lenticular é diagnosticada e ele passa por remoção da catarata. Após a cirurgia, o cloreto de Ach é administrado para:
A 	garantir miose completa
Um indivíduo encontra-se bastante resfriado e precisa do alívio de um descongestionante nasal para poder dormir adequadamente. Qual das opções abaixo seria a mais adequada?
D 	um alfa1-agonista adrenérgico do tipo fenilefrina
“As intoxicações medicamentosas representam um grave problema de saúde pública, que necessita intervenções no campo da prevenção e da promoção. Isto demonstra a necessidade de ações educativas, junto à população para reduzir o número de acidentes. A partir de dados secundários do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) foram analisadas as freqüências por classe terapêutica, dos casos de intoxicação em menores de cinco anos, nos anos de 1997 e 1998 em São Paulo e Rio Grande do Sul. O maior número de casos correspondeu aos descongestionantes nasais, anticonvulsivantes, anti-histamínicos e expectorantes, que ainda foram responsabilizados pelos óbitos.” Adaptado a partir de de Matos,G.C. et. al., Rev. bras. saúde matern. infant., Recife, 2 (2): 167-176, 2002. Em relação aos descongestionantes nasais é correto afirmar que:
I) Descongestionantes nasais tópicos que apresentam riscos de intoxicação aguda são geralmente constituídos por um simpatomimético, tipicamente um agonista de receptor alfa1-adrenérgico, em apresentação isolada ou associada com anti-histamínicos.
II) Intoxicação por nafazolina, que é a mais freqüente, pode causar náuseas, cefaléia, sudorese, irritabilidade, aumento da pressão arterial, distúrbios cardíacos como extra-sístoles e outras arritmias podem aparecer.
III) Esses descongestionantes quando utilizados topicamente agem como vasodilatadores para reduzir edema e congestão de mucosas nasal.
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s):
A 	I e II
Todas as estruturas relacionadas abaixo respondem ao estímulo pelo receptor beta-adrenérgico, EXCETO:
B 	o músculo liso radial da íris
Dentre os muitos tipos de receptores adrenérgicos encontrados em todo o organismo, qual teria maior probabilidade de causar a estimulação cardíaca observada após uma injeção endovenosa de (EV) de epinefrina?
C 	receptores beta1-adrenérgicos
A droga de eleição para uso imediato no tratamento do choque anafilático é:
A 	epinefrina
O agente bloqueador ß-adrenérgico não-seletivo que também é uma antagonista nos receptores alfa-adrenérgicos é o:
E 	labetalol
Todas as afirmativas abixo, sobre o isoproterenol (isuprel), são verdadeiras, EXCETO:
D 	É biotransformado no fígado pela MAO
A enzima inibida pela Tranilcipromina é:
A 	MAO
Os descongestionantes nasais são muito utilizados em resfriados e devido ao seu uso indiscriminado ocorrem muitas intoxicações. Um dos efeitos da intoxicação por descongestionante nasal é
D 	hipertensão
Considerando que o tratamento de algumas patologias utiliza bloqueadores dos receptores adrenérgicos para diminuir a intensidade dos sintomas, assinale a opção incorreta.
A 	A dobutamina é um exemplo de bloqueador seletivo do receptor b1-adrenérgico
O estímulo dos receptores pré-sinápticos alfa2-adrenérgicos nos neurônios simpáticos pós-ganglionares causa o seguinte:
D 	inibição da liberação de NE
O sistema nervoso simpático é caracterizado por todos os seguintes aspectos, EXCETO:
A 	os corpos celulares dos neurônios simpáticos pré-ganglionares situam-se no cérebro
Terbutalina pode causar todos os efeitos a seguir com exceção de:
A 	midríase
Uma paciente diabética e hipertensa faz tratamento padrão com IECAs, diurético e antidiabéticos orais. Apresenta doença arterial coronariana e uma perda de 25% da função renal. Ela desenvolveu uma dor muscular crônica e resolveu usar diclofenaco continuamente par aplacar o desconforto.
O tratamento da hipertensão é importante nos diabéticos, tanto para a prevenção da doença cardiovascular quanto para minimizar a progressão da doença renal e daretinopatia diabética. Em relação ao diclofenaco usado pela paciente pode-se afirmar que:
I) Deve ser usado com extrema cautela em pacientes com insuficiência renal, pois o quadro pode piorar bastante em função da inibição da síntese de prostaglandinas renais provocada pelo diclofenaco.
II) não se recomenda o uso em mulheres com disfunção cardíaca apenas, no caso de hipofunção renal apenas o controle da dose é medida suficiente.
III) diclofenaco, tal como outros antiinflamatórios não esteroidais, pode provocar diminuição da atividade anti-hipertensiva e com diuréticos pode causar diminuição acentuada do efeito com exacerbação de insuficiência cardíaca e hipertensão
Está(ão) correta(s):
E 	Todas
Qual dos medicamentos abaixo é adequado para reduzir o risco de infarto do miocárdio?
E 	ácido acetil salicílico
Os inibidores específicos de COX-2 entraram no mercado para garantir uma vantagem em relação aos AINES tradicionais, seria um exemplo dessa vantagem:
D 	diminuição dos efeitos adversos no trato gástrico
Um jovem com queixas constantes de cabeça crônica tem feito uso abusivo de analgésicos comuns e foi levado ao Pronto Socorro com um quadro grave de insuficiência hepática, caracterizada pelos sinais clínicos e exames da função hepática. O medicamento que pode ter causado o problema, devido ao uso abusivo é:
D 	paracetamol
Os AINEs são muito úteis no tratamento clínico da dor e febre. Entretanto, são utilizados de forma incorreta, consequentemente com risco aumentados para a saúde. Em relação a esse assunto, analise as frases a seguir:
I) Os AINES inibem as ciclooxigenases 1 e 2, enzimas que catalisam a conversão do ácido araquidônico em prostaglandina, que por sua vez, está envolvida em processos inflamatórios
II) Ao contrário do ácido acetil salicílico, o uso de paracetamol em crianças não está associado ao aparecimento da síndrome de Reye.
III) As vantagens do uso de etoricoxibe sobre outros AINEs incluem o fato de que, sendo um inibidor específico de COX2, seu uso é isento de efeitos adversos, como por exemplo, diminuição da função renal
IV) Doses excessivas de ácido acetil salicílico podem causar hiperventilação e alcalose metabólica inicialmente, seguida de uma intoxicação grave, febre, acidose metabólica e mais adiante choque e insuficiência respiratória
Está(ão) correta(s):
D 	I, II, e IV
Glicocorticoides apresentam uma multitude de ações no nosso organismo, não apenas como antitinflamatórios. Dexametasona e prednisolona são também usados para:
C 	apresentam atividade antiemética quando usados associadamente a outros antieméticos para prevenir êmese e náuseas induzidos pela quimioterapia
Dentre as principais reações adversas observadas em crianças tratadas com propionato de beclometasona (Clenil® HFA) para a asma leve e de média gravidade, destaque para:
E 	candidíase orofaríngea
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais. Os corticoides inalatórios são os principais medicamentos para controle da asma, e os beta-agonistas de ação rápida são os mais efetivos para o alívio das crises, tanto em crianças quanto em adultos de qualquer idade. São exemplos , respectivamente, dessas duas classes de medicamentos:
E 	beclometasona, salbutamol
As indicações clínicas para o uso de corticosteroides são várias, sendo que a decisão de instituir a terapia deve incluir uma cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios para cada paciente. Analise as frases a seguir em relação a esse assunto.
I) indivíduos que recebem tratamento prolongado com glicocorticoides desenvolvem redução da massa óssea, podendo ocorrer fraturas, também relacionadas à perda muscular.
II) Não há problemas em relação à aplicação de vacinas em usuários de glicocorticoides em altas doses, apenas se deve monitorar os eventuais efeitos da vacinação
III) A supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal torna-se especialmente importante a partir do uso de qualquer dose de glicocorticoides por períodos superiores a 3 semanas
Está(ão) correta(s)
C 	I e III
Os efeitos adversos dos glicocorticoides são multissistêmciso e dependentes da dose e do tempo de uso da medicação. Analise as frases a seguir relacionadas a esse tema:
I) Pacientes mais suscetíveis são so que apresentam hipoalbuminemia, perda de função renal e idade avançada
II) Alterações de humor e surtos psicóticos podem ocorrer em pacientes com história familiar de depressão e alcoolismo. O lítio tem sido usado com sucesso na profilaxia de tais distúrbios de humor cusados pelos glicocorticoides
III) os glicocorticoides sãu úteis para o tratamento de acne e ajuda na cicatrização de ferimentos superficiais
Está(ão) correta(s):
C 	I e II
Um paciente em tratamento com omeprazol (medicamento que reduz hiper-acidez estomacal) terá que iniciar um novo tratamento no qual receberá regularmente doses usuais de varfarina (anticoagulante), com o objetivo de evitar eventos como trombose. Sabendo-se que o omeprazol é forte inibidor das três isoenzimas CYP450 responsáveis pela metabolização do anticoagulante (que resulta em inativação do mesmo), quais poderão ser as conseqüências para o paciente?
I) poderá ocorrer uma diminuição significativa do efeito anticoagulante da varfarina, aumentando o risco de trombose no paciente
II) talvez haja necessidade de aumentar a dose da varfarina com o intuito de obter o efeito terapêutico com a intensidade necessária.
III) poderá ser necessário um ajuste diminuindo a dose de varfarina para evitar um quadro de toxicidade, nesse caso caracterizado por hemorragias espontâneas
Está(ão) correta(s):
C 	III
Dois pacientes chegaram ao pronto atendimento com quadros de intoxicação medicamentosa. No caso do paciente A o medicamento utilizado em excesso foi o ácido acetil salicílico e no caso do paciente B foi o barbitúrico com atividade anticonvulsivante fenobarbital. Com o objetivo de acelerar a excreção dos fármacos/metabólitos, alterou-se o pH urinário pela administração de bicarbonato. Dados: o fenobarbital (ácido fraco) tem um pKa de 7,2 e o ácido acetil salicílico (ácido fraco) tem um pKa de 3,5. Em relação ao procedimento analise as afirmações abaixo
I) A adição de bicarbonato acidificará a urina facilitando a excreção ativa das formas não iônicas dos medicamentos/metabólitos.
II) A alcalinização da urina aumentará a fração de formas não iônicas no filtrado dificultando a reabsorção e assim aumentando a taxa de excreção
III) A alcalinização da urina aumentará a fração de formas iônicas no filtrado dificultando a reabsorção e assim aumentando a taxa de excreção
Está(ão) correta(s):
C 	III
“A privação de sono afeta a atenção, a cognição e as defesas imunológicas, facilitando a ocorrência de acidentes e distúrbios físicos ou mentais. Os mecanismos biológicos responsáveis por tais efeitos são pouco compreendidos. Pesquisadores brasileiros publicaram um artigo demonstrando que ratos privados de sono REM (fase do sono relacionada aos sonhos em humanos e caracterizada por rápido movimento dos olhos) por 96 horas apresentaram modificações na expressão de 78 genes do córtex cerebral, responsáveis por funções cognitivas como memória e atenção, além de processos metabólicos.” (Mente&Cérebro, pág. 20,setembro 2009). Barbitúricos e benzodiazepínicos são utilizados como ansiolíticos, anticonvulsivantes e índutores do sono. Dentre os efeitos adversos esperados, toxicidade e outras propriedades dessas classes medicamentosas destacam-se:
A 	supressão da fase REM do sono quando utilizados como hipnóticos, caracterizada em parte, pela sensação de cansaço prolongado ao acordar
“O FDA aprovou uma bula atualizada para a varfarina (versões genéricas e o referência), medicamento anticoagulante utilizado para prevenir trombos, ataques cardíacos e derrame. De acordo com o FDA, estaatualização é um passo para a medicina personalizada, para escolher o medicamento certo, na dose certa para o paciente correto.” (Caderno Informativo de Farmacovigilância, CRF-SP, 2008, no 11). A varfarina é meta-bolizada a compostos totalmente inativos pelo citocromo P450. Dois alelos, CYP2C9*2 e o CYP2C9*3 estão associados com uma redução na atividade enzimática deste citocromo, sendo que 5% da população brasileira possuem os genótipos CYP2C9*2/CYP2C9*2, CYP2C9*3/ CYP2C9*3 e CYP2C9*2/ CYP2C9*3 e, portanto apresentam risco importante de desen-volverem hemorragias quando medicados com doses conven-cionais desse agente anticoagulante. Com base nas infor-mações acima é correto afirmar que:
I) Os indivíduos portadores dos alelos incomuns CYP2C9*2 e CYP2C9*3 tenderão a metabolizar menos eficientemente a varfarina, o que contribuiria para o aumento plasmático da mesma, chegando a níveis tóxicos, situação caracterizada pela hemorragia.
Está(ão) correto(s):
A 	 I
O acetaminofeno (pKa 9,5, paracetamol AINE) é um ácido muito fraco cuja absorção depende muito do tempo de esvaziamento gástrico. A metoclopramida (anti-emético, pró-cinético) aumenta a absorção desse analgésico, pois diminui o tempo de esvaziamento gástrico. A propantelina (antagonista muscarínico e em altas doses antagonista nicotínico), ao contrário, retarda a absorção pois aumenta o tempo de esvaziamento gástrico. O tipo de interação medicamentosa aqui relatada é:
B 	 farmacocinética - absorção
 A Atropa belladonna contém a atropina e a escopolamina como alcalóides principais, sendo muito semelhantes estruturalmente. Ambos os fármacos têm usos diversos, por exemplo, como antiespasmódicos nos tratos gastrintestinal e urinário, em Oftalmologia como midiátricos e como pré-anestésicos para diminuir a secreção brônquica. As ações mediadas por tais fármacos se devem ao fato de que:
E 	 São antagonistas muscarínicos
Um indivíduo encontra-se bastante resfriado e precisa do alívio de um descongestionante nasal para poder dormir adequadamente. Qual das opções abaixo seria a mais adequada?
D 	um alfa1-agonista adrenérgico do tipo fenilefrina
Nifedipino é um fármaco usados no tratamento de Hipertensão arterial sistêmica, angina do peito e hipertensão arterial pulmonar. É contra-indicado no caso de insuficiência cardíaca e dentre os efeitos adversos pode-se citar cefaléia, rubor e sensação de calor facial, tonturas, letargia, depressão, taquicardia, palpitações e impotência sexual. Analise aspectos do mecanismo de ação desse medicamento nas frases a seguir.
I) Apresenta efeito inotrópico negativo através do bloqueio do funcionamento de uma proteína transportadora de Na+ no miocárdio
II) Bloqueio dos canais de cálcio vasculares promovendo relaxamento da musculatura lisa vascular, consequentemente diminuição da resistência vascular periférica e da pressão arterial
III) diminuição da atividade simpática eferente, consequentemente diminuição da vasoconstricção periférica
Está(ão) correta(s):
B 	II
Um paciente foi diagnosticado com artrite reumatóide e precisa ser submetido ao tratamento crônico com AINES. Qual seria o fármaco mais indicado para minimizar efeitos adversos mais frequentemente causados por AINEs nesse paciente?
A 	cimetidina
B 	etanolol
C 	misoprostol
D 	omeprazol
E 	carvedilol
A associação entre etanolol e clortalidona tem sido tratamento de primeira escolha em casos de hipertensão arterial média a severa com riscos cardiovasculares presentes. Analise as afirmações a seguir:
I) o atenolol é um agonista adrenérgico específico beta1, promovendo diminuição da frequência cardíaca, enquanto a clortalidona age como diurético poupador de potássio, minimizando problemas relacionados à excreção aumentada de potássio eventualmente causada pelo atenolol
II) a clortalidona é um diurético tiazídico eficaz na redução da resistência vascular periférica total, sendo frequentemente utilizado em associação com uma variedade de antihipertensivos. Um dos efeitos adversos possíveis é a hipopotassemia.
III) o atenolol, por ser um antagonista beta1 de alta especificidade, além de promover diminuição da frequência cardíaca, pode ajudar a diminuir a liberação de renina, contribuindo assim, para o efeito antihipertensivo.
Está(ão) correta(s):
D 	 II e III
 Os glicosídeos cardíacos são frequentemente chamados digitálicos, pois a maioria é proveniente da planta digitalis (dedaleira). São amplamente utilizados no tratamento da Insuficiência Cardíaca (não para todos os tipos), pois influenciam os fluxos de íons sódio e cálcio no músculo cardíaco, dessa forma aumentando a contração do miocárdio. Tais fármacos apresentam um índice terapêutico reduzido, o que implica em rigoroso acompanhamento do tratamento para se evitar quadros tóxicos. Em relação ao mecanismo de ação dos digitálicos e o efeito terapêutico é correto afirmar que:
E 	 os digitálicos inibem a Na+/K+-ATPase, promovendo um aumento de cálcio intracelular que intensificará a contração muscular
O ácido acetilsalicílico é frequentemente utilizado em doses inferiores às necessárias para se obter um efeito anti-inflamatório. Quais afirmativas sobre os efeitos da aspirina em condições não-inflamatórias são verdadeiras?
I) tem ação antiplaquetária significativa, cujo valor clínico implica em reduzir risco de infarto cardíaco em pacientes de alto risco
II) tem efeito clinicamente útil em prevenir ataque asmático agudo
III) reduz risco de sangramento em pacientes com úlcera péptica
IV) reduz risco de câncer de cólon
E 	 I e IV
Os glicocorticóides são substâncias amplamente usadas por sua alta potência anti-inflamatória, porém seu uso é acompanhado de efeitos colaterais sistêmicos importantes. Analise as afirmações a seguir sobre tais efeitos adversos:
I) O uso prolongado de glicocorticóides também afeta o metabolismo de carboidratos, promovendo uma tendência à hipoglicemia
II) Podem ocorrer efeitos no SNC, alguns pacientes podem experimentar euforia, outros podem tornar-se deprimidos ou mesmo desenvolver sintomas psicóticos
III) A osteoporose é um dos efeitos deletérios mais previsíveis dos glicocorticóides e está associada a um alto índice de incapacitação devido a fraturas
Está(ão) correta(s):
E 	 II e III
Os termos antipsicótico e neuroléptico são utilizados como sinônimos para referir-se a um grupo de fármacos utilizados principalmente no tratamento de esquizofrenia, mas que são também eficazes em algumas psicoses e estados de agitação. Analise as frases a seguir:
I) Em sua maioria, os antipsicóticos bloqueiam receptores dopaminérgicos no SNC
II) O uso do haloperidol pode melhorar os sintomas extrapiramidais presentes na síndorme de Parkinson
III) Em razão do risco aumentado de agranulocitose, o uso de clozapina requer o frequente monitoramento via hemograma
IV) Além do efeito antipsicótico, a clorpromazina também possui um efeito antiemético
Estão corretas:
C 	I, III e IV
Um rapaz de 22 anos começou a apresentar mudanças comportamentais importantes, caracterizadas por crises de hiper-agressividade e situações onde relata ouvir vozes que o avisam sobre situações do seu dia a dia, sendo diagnosticado como esquizofrênico. Em relação ao tratamento leia as frases a seguir:
I) Clorpromazina é um antipsicótico típico (1ª. Geração) e apresenta como efeitos adversos constipação, sedação e tremores
II) A clozapina é um antipsicótico atípico (2ª. Geração) e causa menos efeitos adversos parkinsonianos (tremores)
III) Haloperidol é um antipsicótico típico do tipo incisivo, reduz significativamente as alucinações causando menos sedação que a clorpromazina
IV) Os antipsicóticos atípicos, de segunda geração como a clozapina apresentam muito mais efeitos adversos que os típicos
Estão corretas:
D 	 I, II e III
. “O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai começar a produzir, daqui a três anos, o medicamento dicloridrato de pramipexol, usado no tratamento do mal de Parkinson. O remédio, distribuído gratuitamentepelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisa atualmente ser importado do laboratório alemão Boehringer Ingelheim, pelo Brasil. Cerca de 20 mil pacientes são tratados com o dicloridrato de pramipexol, mas estima-se que 200 mil pessoas sofram de Parkinson no país. A redução nos custos poderá ampliar o acesso [da população a medicamentos], aumentando a oferta desse próprio medicamento ou utilizando o recurso economizado para incluir novos medicamentos na lista e ofertá-los à população”, Agência Brasil 15/03/2013. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-15/brasil-vai-comecar-produzir-remedio-contra-mal-de-parkinson-no-prazo-de-tres-anos. Em relação aos efeitos desse medicamento é correto afirmar que:
D 	agonista de receptores de dopamina
O Brasil está entre os países frequentemente repreendidos pela OMS pelas baixas taxas de uso de morfina devido aos temores dos profissionais da saúde em relação a essa classe de medicamentos. A dor precisa ser tratada adequadamente e conceitos precisam ser desmistificados, tais como:
I) Depressão respiratória pode ocorrer, mas é rara em pacientes que não tenham DPOC ou doença terminal e o uso de doses adequadas diminui o risco.
II) Certamente todos os pacientes desenvolverão dependência física, independente das doses, sendo que o monitoramento deverá ser feito pelo médico.
III) Constipação ocorre mais frequentemente sendo um efeito dose-dependente. Previne-se pelo aumento da ingestão de fibras e de líquidos, e se necessário o uso de laxativos como metilcelulose.
Está(ão) correta(s):
E 	I e III

Outros materiais