Buscar

Apol 5 - Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Todas as refeições, formais ou informais, exigem um planejamento, que tem por finalidade criar um ambiente harmonioso entre o serviço, o local e os convidados, onde se formaliza o evento. Preparar um roteiro para o evento, além dos tipos básicos de Buffet e os tipos de cardápio, tudo vai variar de acordo com o horário, o local e tipo de festa, por isso mesmo sempre é importante conferir as opções pelo serviço mais adequado ao roteiro correspondente.   
Associe a coluna B com a coluna A e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.    
Coluna A – tipos de cerimônias 
(I) Churrasco
(II) Buffet à francesa
(III) Buffet à inglesa 
(IV) Buffet americano
(V) Coquetel 
(VI) Brunch
Coluna B – roteiros de cerimônias 
(  ) É uma refeição informal e ocorre no final da manhã. O cardápio inclui alimentos tradicionalmente servidos no café da manhã como leite, café, chás, sucos de frutas, achocolatados, pães e bolos variados, biscoitos, frios, geleias, assim como pratos mais encorpados como crepes, panquecas, suflê, torta, saladas e frutas frescas.
(  ) Acontecimento indicado para recepções à tarde ou à noite. Refeição informal, mas de requinte e de boa opção para salões que não dispõe de muito espaço para mesas e cadeiras. Os garçons passam com bandejas entre os convidados e cada um pega o quitute que mais lhe agrada. 
(  ) Os convidados se servem e retornam as mesas, que tem lugares demarcados e de boa opção para salões espaçosos.  
(  ) Os convidados são servidos nas mesas pelos garçons, portanto o garçom traz o prato pronto e as travessas são colocadas em um aparador. 
(  ) Considerado o serviço mais requintado e cerimonioso. O garçom serve os convidados seguindo a sequência entrada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas. 
 (  ) É uma comemoração bem despojada, mas para que tudo ocorra a contento é importante verificar os detalhes, principalmente se o local e horário são adequados. E pode ser servido entre o final da manhã e o meio da tarde e os locais ideais para este tipo de evento são sítios, chácaras ou em um salão de festas com área ao ar livre.
	
	A
	VI – V – IV – III – II - I
	
	B
	II – V – I – III – IV - VI
	
	C
	IV – I – III – II – V - IV
	
	D
	II – IV – III – V – I – VI
Questão 2/5
Após a realização de um evento, é importante a realização de uma avaliação para se obter um feedback e verificar se os objetivos foram atendidos e quão satisfatória foi a realização do evento. Neste contexto, leia e complemente a frase a seguir:
“Para acompanhar e verificar o que ocorreu nos eventos, os profissionais envolvidos com a organização devem, além de fazer suas próprias observações e críticas, utilizar-se de ..............................................................”.
	
	A
	Checklists;
	
	B
	Cronogramas;
	
	C
	Lista de convidados;
	
	D
	Ficha de avaliação;
	
	E
	Reuniões.
Questão 3/5
Adriane Werner, em seu livro Etiqueta Social e Empresarial (2014, p.27), diz que “saber se portar à mesa é uma necessidade”. De acordo com a autora, atitudes firmes e certeiras podem fazer a diferença e tornar a sua presença mais agradável entre os mais diversos grupos de pessoas. Neste sentido, algumas questões devem ser observadas, como o cuidado com o local a ser escolhido para as refeições; o respeito aos horários definidos; questões de culinária regional que podem não agradar a todos os paladares, dentre outros fatores, sem contar os momentos à mesa, propriamente ditos.
 
Referência: WERNER, Adriane. Etiqueta Social e Empresarial. 2 ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.
 
Com base nestes apontamentos, leia e complete a sentença a seguir com uma das alternativas sugeridas abaixo:
 
“O lugar mais importante à mesa é .......................................................”.
	
	A
	na cabeceira da mesa;
	
	B
	no lugar mais central da mesa;
	
	C
	à direita da/o anfitriã/o;
	
	D
	à esquerda da/o anfitriã/o;
	
	E
	onde o convidado desejar.
Questão 4/5
De todos os erros cometidos nas falhas de organização de eventos, o planejamento é o mais grave. A base fundamental do evento é saber planejar todos os detalhes, que começa com o levantamento de investimentos, infraestrutura, contratos, e a divulgação do evento. Tudo que é bem pesquisado, advertido e analisado reduz as chances de falhar.  
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.        
I.        A falta de planejamento   
II.        A escolha de datas
III.        Programação de atividades 
IV.        Elaboração de orçamento 
(  ) Se a preferência por um certo período não aderir com o momento disponível entre os participantes do evento é um problema não menos importante, a criatividade e a ousadia vai fazer a diferença. Com certeza haverá mudanças de períodos de tempo ou inovação de parceiros e novas experiências, na área de eventos.        
(  ) As redes sociais, publicam diariamente a programação e os eventos, socializando os acontecimentos, um meio de comunicação eficaz que em um curto período de tempo divulga os eventos para um grande número de pessoas. Saber escolher a ferramenta de comunicação de acordo com o perfil do público selecionado traz bons resultados.     
(  ) Os contatos durante a organização do evento ou networking é ingrediente para o sucesso, por isso mesmo o relacionamento com os clientes, amigos e fornecedores faz parte do processo de registro para preparação de orçamento com dados básicos para poder detectar os erros e acertos, do planejamento do evento.     
(  ) A grande falha na organização de eventos é a falta de planejamento, uma vez que ao observar os pontos principais de um planejamento é a falta de programação, infraestrutura e a organização do evento. No entanto, os recursos financeiros, planilha de custos, patrocínio, contratos, possíveis riscos e formas de divulgação necessitam de um plano de ação, específico por datas e prazos para cada tarefa a ser realizada.
	
	A
	III – IV – II – I
	
	B
	I – II – III – IV
	
	C
	II – III – IV – I
	
	D
	VI – II - III – I
Questão 5/5
Em função do melhor aproveitamento do tempo, o café da manhã é a primeira refeição do dia, e a preparação da mesa para essa refeição é diferente da mesa preparada para um almoço ou um jantar. Pode-se aumentar o requinte com uma boa arrumação da mesa, com alguns itens básicos da culinária e cultura brasileira.  
Associe a coluna B com a coluna A, considerando os elementos necessários para dar requinte à arrumação da mesa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  
Coluna A
I - Refeições informais
II – Café da manhã 
III - Coffee break
IV - Brunch
Coluna B
( ) Todas as recepções exigem organização e planejamento com a arrumação da mesa, decoração da mesa, preparação das cadeiras, controle do horário e, ainda supervisionar o preparo dos alimentos na cozinha. Para criar um ambiente harmonioso entre o serviço o cardápio e a apresentação da refeição. 
(  ) O desjejum pode ser composto de sucos de frutas, torradas, brioches, frutas diversas, pães e biscoitos, bolachas, geleias, farinhas especiais como aveia, açúcar e adoçantes, café, leite ou chá, omeletes, salsichas com molho, tortas e doces, patês e manteiga.  
(  ) O hábito é servir café e sucos acompanhados de um ou dois tipos de salgados e doces de fácil manuseio.
 
 (  ) Um misto de café da manhã com almoço servido em forma de bufê.
	
	A
	I – IV – II - III
	
	B
	I – II – III - IV
	
	C
	IV – I – III – II
	
	D
	II – IV – III – I

Outros materiais