Buscar

WEB 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

WEB 6 - Unidade 1
ABSOLUTISMO
Com o poder centralizado no rei (ou monarca) e o crescimento da burguesia, a sociedade ficou organizada da seguinte forma:
1º Estado: formado pelo Rei com poder absoluto e pelo clero. 
2º Estado: grandes proprietários de terras e altos funcionários da Corte - a aristocracia. 
3º Estado: camponeses, comerciantes e artesãos (a burguesia). 
O ILUMINISMO: IMPORTÂNCIA DAS IDEIAS  
As explicações religiosas já não eram suficientes e com o Racionalismo e a Revolução científica, surgiram pensadores como Descartes:    
Os iluministas defendiam a igualdade, a tolerância religiosa ou filosófica, a liberdade pessoal e social, e a propriedade privada.  
INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO: AS REVOLUÇÕES FRANCESA E INDUSTRIAL
Podem ser apontadas como consequências: o individualismo econômico e o liberalismo político. Outro aspecto importante das duas revoluções trata-se do desenvolvimento da consciência de classe e das tensões entre a classe média e a classe operária que transformaram o cenário sócio e econômico na Europa depois de 1800.  
Vistas nas suas particularidades, a Revolução Francesa promoveu o desenvolvimento do nacionalismo e com ele o autoritarismo. Já com a Revolução Industrial, uma nova ordem social urbana foi criada, com os problemas próprios de falta de qualificação dos trabalhadores frente às novas demandas para o mundo do trabalho.     
A Revolução Francesa é conhecida como um dos mais significativos acontecimentos da história contemporânea. Tinha como bandeira de luta asideias iluministas, que difundiam o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".
ANTECEDENTES: A FRANÇA NO SÉCULO XVIII        
A extrema injustiça social era a marca da França Absolutista do século XVIII. O rei possuía poder para controlar todos os espaços da vida das pessoas. Desde a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos, de forma absoluta. Nessa época, a maior parte do povo francês vivia no campo em condições miseráveis, e ainda tinham de pagar altos impostos para a elite aristocrática, formada pelo alto clero, pela alta nobreza e a Família Real.          
Os trabalhadores não tinham direito ao voto e deveriam guardar para si as opiniões que tivessem sobre a forma de governo, pois poderiam ser considerados subversivos e presos na Bastilha, que era a prisão política da monarquia, correndo risco de serem condenados à guilhotina.      
ERA URGENTE SANEAR O CAOS        
A primeira medida do rei foi uma tentativa de reforma tributária e, para isso, incumbiu o ministro Turgot de realizá-la. Mas os nobres não aceitaram as medidas e o ministro resolveu demitir-se.     
Luis XVI, então, indicou Calonne, que convocou a Assembleia dos Notáveis, de nobres e clérigos (1787). Para o saneamento das despesas, o ministro propôs que para tirar o Estado da falência, nobres e clérigos abrissem mão dos privilégios tributários e pagassem impostos. Os nobres não só recusaram como provocaram revoltas nas províncias onde eram mais fortes.     
Para cobrir o déficit público, o rei aumentou mais uma vez os impostos, tornando mais pobre o povo que já passava por enormes dificuldades.     
    
Os burgueses abastados contribuíram também para aumentar as tensões sociais: exploravam o trabalho de pessoas que trabalhavam por jornadas e aprendizes, pagando a eles uma miséria enquanto viviam no luxo. 
A QUEDA DA BASTILHA 
A Queda da Bastilha, destruída pelos revolucionários em 1789, em verdade foi a representação simbólica da eliminação de um monumento de opressão do Regime Absolutista. 
As ruas de Paris estavam repletas de pessoas correndo em busca de alimentos e de armas. Tudo culmina no dia 14 de julho, quando o povo invade a prisão da Bastilha.    
A essa altura dos acontecimentos, não havia mais espaço para a realeza e os nobres começam a deixar o país e os revolucionários invadiram as propriedades dos nobres.
A ASSEMBLÉIA     
O povo assume o poder e cria uma constituição que diminuía o poder do rei e cancelava as mordomias do clero e da nobreza. Estrategicamente, o rei deu a entender que aceitava aAssembleia Nacional Constituinte, mas impôs a condição de que o clero e a nobreza fizessem parte dela.     
Com a Assembleia, foram abolidos o regime feudal e senhorial e o dízimo. A venda de cargos públicos ficou proibida da mesma forma que a isenção tributária para pessoas de classes privilegiadas.    
O documento mais significativo produzido por essa assembleia foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, formulada a partir  dos três princípios da revolução: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade". Pensada visando à igualdade de todos perante a lei e estabelecendo a liberdade individual.      
Dessa forma o Absolutismo e os princípios feudais são deixados para trás e a Idade Contemporânea foi inaugurada. 
A Assembléia Nacional estabeleceu-se como novo modelo do poder político representado por três grupos com interesses diferentes entre os deputados:
Girondinos Falando pela alta burguesia à direita do plenário 
Os Jacobinos: à esquerda sentavam-se os representantes das classes médias e baixa burguesia
Grupo do Pântano, o mais numeroso, e que em alguns momentos apoiava os girondinos em outros apoiava os jacobinos. 
Dessas discussões surgiu a Constituição que, apesar de manter a monarquia, estabelecia a divisão do poder em três partes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 
UNIDADE 2
O DIRETÓRIO
A burguesia consolidou suas demandas atendidas pelo Diretório que resolveu redigir outra Constituição. Receosa de perder os privilégios a alta burguesia entrega o poder aNapoleão Bonaparte que subiu ao poder por um golpe de Estado em 1799, denominado de 18 Brumário. Novo modelo de governo se estabelece: O Consulado, constituído por 3 cônsules que passam a governar a França sendo que Napoleão era o mais influente entre eles. 
O CONGRESSO DE VIENA.         
Novamente, a burguesia se agita e, em 1830, nasce mais um movimento na França conhecido como Revoluções Liberais. As ideias desse movimento influenciam toda Europa e a proposta de Estado burguês de Napoleão retorna. Napoleão Bonaparte representou a consolidação da Revolução Francesa no modelo de regime voltado para os interesses da burguesia.    
Como imperador, e por meio de guerras, promoveu a expansão territorial da França, alterando significativamente o mapa geopolítico da Europa, implantou o Código Civil, que influenciaria a legislação da maioria dos países europeus que adotaram os princípios jurídicos contidos neste código. 
Napoleão conquistou muitos inimigos, que aguardavam qualquer falha para atacá-lo. O deslize ocorreu por uma falha tática quando invadiu a Rússia e foi surpreendido pelo rigoroso inverno daquele país. Suas tropas foram derrotadas em 1815 por uma aliança das potências europeias, culminando com a prisão de Napoleão. Num último fôlego tenta retornar ao poder, mas novamente é derrotado e exilado na Ilha de Santa Helena, local onde faleceu. 
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Por Revolução Industrial, entendem-se diversas inovações técnicas que terminaram por substituir a ferramenta pela máquina e promovendo a transição do  artesanato manual para a produção industrial concentrada nas fábricas.  
Com a Revolução Industrial, o Capitalismo encontrou ambiente favorável ao seu desenvolvimento, gerando a sociedade capitalista, caracterizada pela produção de bens materiais. 
A Fábrica    
De maneira geral o ambiente das fábricas era precário, com péssima iluminação, abafado e sujo. 
Como os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos, empregavam-se as crianças e mulheres. A carga de horas a serem trabalhadas era muito pesada, chegando a 18 horas diárias, sujeito ainda a sofrer castigos corporais do patrão.    
Não havia direitos trabalhistas. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de grande necessidade. 
Ludismo: Reação dos trabalhadores        
Na Europa, houve articulação dos trabalhadores que se organizaram. Inicialmente, nas fábricasos trabalhadores formaram uma espécie de sindicato com o objetivo de melhorar as condições de trabalho. 
Outros se revoltaram e partiram para a violência como, por exemplo, o movimento conhecido por ludismo. Conhecidos como quebradores de máquinas, invadiam as fábricas e quebravam o que podiam numa forma de protesto e revolta com relação à vida dos empregados.  
Conclusão        
A Revolução Industrial mudou a configuração do mundo promovendo a divisão do trabalho, a concentração industrial, e a implantação do capitalismo. O trabalho tornou-se assalariado e a agricultura foi industrializada. As cidades cresceram em número de habitantes com péssimas condições de trabalho, o que favoreceu a crítica ao capitalismo que veio sob a forma do Socialismo, que defendia a sua destruição.      
Nesse período, começa a valer o salário mínimo. O operário que não era dono de nada a não ser de seu corpo tinha de vender sua força de trabalho que era altamente explorada

Outros materiais