Buscar

AULA 3 EXERC 02 PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 3 – EXERC. 02– PLANEJAMENTO DE CARREIRA
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Diversidade social significa destacar a questão da convivência dos diferentes com suas diferenças em um contexto de tolerância e solidariedade que consiga ultrapassar a violência, as hierarquias excludentes, o tratamento perverso, as desigualdades econômico-sociais, entre outros. O que NÃO faz parte do contexto da DESIGUALDADE?
		
	
	privilegio de alguns em detrimento de outros
	 
	diferenças de sexo, de idade, religião e etnia
	
	Critérios diferenciados de acesso à educação
	
	distribuição desigual de recursos simbólicos
	
	distribuição desigual de recursos materiais
	
Explicação: A desigualdade social é toda situação de diferenciação social e/ou econômica. Na desigualdade social existe uma distribuição desigual de recursos materiais ou simbólicos ocasionada pelas estruturas da sociedade. Esta traz circunstâncias que privilegiam alguns em detrimento de outros. Esses privilégios podem ser observados tanto pelo acesso diferenciado às oportunidades como pela riqueza econômica, que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão individual e coletivamente. Existem diferentes tipos de desigualdades: sociais, econômicas, políticas, culturais, sexuais etc. É importante não confundir as desigualdades com as diferenças. Existem diferenças de sexo, de idade, religião, etnia etc. No entanto, uma desigualdade é uma diferença que se traduz com vantagens e desvantagens. A diferença vai se tornar uma desigualdade apenas se isto provocar uma desvantagem ou uma vantagem. O fato de que a mulher tem um salário mais baixo é uma desigualdade.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Sposati (1996), dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes graus e formas de exclusão. Identifique nas alternativas abaixo, aquela que resulta do processo seletivo do mercado, que não garante emprego a todos, gerando contínua desigualdade.
		
	
	Exclusão relativa
	
	Exclusão da possibilidade de diferenciação
	
	Exclusão absoluta
	
	Exclusão da representação
	 
	Exclusão estrutural
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Complete a afirmativa com a resposta que possui o complemento correto, a partir dos estudos de nossa aula: "A desigualdade social também é marcada...
		
	
	...poucas porém significativas oportunidades de emprego com ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos de lazer "
	 
	...pela falta de educação de qualidade, poucas e segregadas oportunidades de emprego ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos culturais"
	
	...poucas e segregadas oportunidades de emprego ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos de lazer "
	
	...apenas pela falta de educação de qualidade"
	
	...exclusivamente por poucas e segregadas oportunidades de emprego e ausência de condições e estímulos para o consumo de elementos culturais"
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que corresponde ao comportamento humano que corresponde a aversão, rejeição, preconceito e discriminação a pessoas ou coisas estrangeiras ou ao estranho no seu ambiente:
		
	 
	Racismo.
	
	Desigualdade social.
	 
	Xenofobia.
	
	Machismo.
	
	Homofobia.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes formas de exclusão que podem ser observadas. Qual alternativa abaixo apresenta somente formas de exclusão social identificadas por Sposati (1996)?
		
	
	exclusão de possibilidade e exclusão de diferenciação de oportunidades
	
	exclusão absoluta e exclusão de alfabetização
	 
	exclusão da possiblidade de diferenciação e exclusão de representação
	
	exclusão da sustentabilidade e exclusão estrutural
	
	exclusão da sociedade democrática e exclusão genérica
	
Explicação:
A resposta correta é exclusão da possiblidade de diferenciação e exclusão de representação, pois elas são abordadas por Sposati (1996).
Além desses dois tipos, Sposati categorizou os seguintes tipos de exclusão: a exclusão estrutural, que relaciona-se com o modelo de desenvolvimento da sociedade que não consegue oferecer oportunidades de emprego para todos; a exclusão absoluta, que relaciona-se a total exclusão de algumas parcelas da sociedade; exclusão relativa, relacionada ao baixo nível de acesso às oportunidades; exclusão integrativa, caracterizada por uma perversa lógica de integração social, que mantém um ou mais grupos sociais precariamente integrado(s) ao processo de acumulação de riqueza socialmente produzida.
A exclusão relacionada à possibilidade de diferenciação é a que afeta as chamadas minorias, como aquelas caracterizadas pelo perfil étnico, de gênero, religioso, de orientação sexual e de necessidades especiais. Um olhar intolerante dirigido a essas minorias, orientado por padrões sócio-culturais dominantes, entendidos como ¿normais¿, incide sobre este ¿outro¿ diferente, na forma de uma pressão que pretende seu enquadramento nos padrões sociais dominantes ou, ainda, sua simples negação como parte legítima da sociedade.
A exclusão da representação significa a falta de voz de algum segmento social no exercício da democracia. Ocorre quando determinado grupo social encontra-se, alijado das esferas sociais e políticas de decisão, impedindo-se, desta forma, que seus interesses e opiniões tenham canais legítimos e eficazes de manifestação.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança. O fenômeno a que o texto se refere corresponde a:
		
	
	responsabilidade social
	 
	desigualdade social
	
	relatividade social
	
	interação social
	
	atividade social
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os Programas de Estágio e de Trainees são instrumentos importantes no meio corporativo, pois aliam os conhecimentos adquiridos no mundo acadêmico à prática dos mesmos, em situações reais de trabalho. Analise as afirmativas que se seguem e marque a única delas que é FALSA.
		
	 
	No Programa de Trainees há uma parte importante de educação corporativa para o desenvolvimento profissional, a qual precede o processo seletivo.
	
	Os Programas de Trainees ocorrem, na maioria das vezes, em empresas de grande porte.
	
	Na etapa denominada JOB ROTATION, os trainees passam passam por diversas áreas das empresas, a fim de adquirirem ma visão geral e sistêmica do negócio e de toda a sua operacionalização.
	
	O Programa de Estágio é previsto por lei brasileira, e é um importante instrumento seguido pelos departamentos de recursos humanos das empresas, como um roteiro que serve para a regularização de todo o Programa dentro da empresa.
	
	No Programa de Trainees, diferentemente do que ocorre com os estagiários, os trainees já entram nas empresas como profissionais.
	
Explicação:
O Programa de Estágio é previsto por lei brasileira, e é um importante instrumento seguido pelos departamentos de recursos humanos das empresas, como um roteiro que serve para a regularização de todo o Programa dentro da empresa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Define-se como o resultado do grau de normalização e enquadramento que as regras de convívio estabelecem entre os grupos de uma sociedade, não efetivando os direitos das minorias. 
Estamos falando de qual tipo de exclusão?Exclusão integrativa.
	
	Exclusão relativa.
	 
	Exclusão da possibilidade de diferenciação.
	
	Exclusão da representação.
	
	Exclusão estrutural.
	
Explicação:
De acordo com Sposati (1996), no contexto da exclusão social existem diferentes graus e formas de exclusão que se apresentam como: exclusão estrutural, absoluta, relativa, integrativa, da possibilidade de diferenciação e da representação. A exclusão da possibilidade de diferenciação é resultado do grau de normalização e enquadramento que as regras de convívio estabelecem entre os grupos de uma sociedade, não efetivando os direitos das minorias.

Outros materiais