A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
927W-TECNICA AVALIAÇÃO DE INTELIGENCIA NP1

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIA E HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
927W-TECNICA AVALIAÇÃO DE INTELIGENCIA –NP1
ANA LUCIA MONTEIRO DE ASSIS
CAMPUS PARAISO 
São Paulo-2018
927W-TECNICA AVALIAÇÃO DE INTELIGENCIA –NP1
1.Os testes são instrumentos nem bons e nem maus em sua essência. A sua aplicação depende do uso que se faz dele. Assinale a alternativa INCORRETA:
Os testes retratam as diferenças individuais que já existem e que se manifestam com mais ou menos intensidade no dia a dia da pessoa.
Para cumprir seus objetivos, a avaliação psicológica apresenta algumas dimensões, tais como o conhecimento prático das condições de aplicação e conhecimento da teoria psicológica subjacente ao teste.
As condições de padronização de um teste garantem que diferentes pessoas sejam comparadas.
As conclusões a que se chega a partir de um teste dependem fundamentalmente da teoria.
O conteúdo do teste não deve vir a público, pois perde sua capacidade de medida e os escores são facilmente falseados
Justificativa
 A resposta certa é a letra C, pois os teste psicológicos, são procedimentos utilizado pelos psicólogo para identificar ou não presenças de alterações psicopatológicas de uma forma que comprove a veracidade ou cientificidade dele. 
Atualmente, o psicólogo utiliza estratégias de avaliação psicológica, com objetivos bem definidos, para encontrar respostas a questões propostas com vistas à solução de problemas. A testagem pode ser um passo importante do processo, mas constitua apenas um dos recursos de avaliação possíveis.(CUNHA,2000,p.23)
2.De acordo com as resoluções 25/2001 e 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia, os testes psicológicos:
I- São instrumentos de avaliação de características psicológicas, de uso privativo do psicólogo.
II- Têm por objetivo diagnosticar deficiências mentais em crianças e adolescentes e devem ser aplicados mediante solicitação médica.
III- Ainda que não haja uma definição clara dos seus objetivos, o teste psicológico pode ser utilizado pelo psicólogo, o qual, neste caso, determinará o construto a ser verificado
IV- Cada psicólogo que utilizar o teste poderá determinar sua forma de aplicação conforme seu ambiente de trabalho e seu contexto de atuação.
V- Cada teste psicológico deverá, necessariamente, ser acompanhado por um manual, cujo conteúdo obrigatório consiste tão somente na fundamentação teórica do construto medido pelo teste.
Assinale a alternativa correta:
SOMENTE O ITEM I ESTA CORRETO
SOMENTE O ITEM II ESTA CORRETO
SOMENTE O ITEM II ESTA CORRETO
SOMENTE O ITEM IV ESTA CORRETO
SOMENTE O ITEM V ESTA CORRETO
Justificativa; a resposta I esta correta ao afirmar que somente o psicólogo tem licença para aplicar um teste de avaliação psicológica. (...) “A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo e isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológicos, sejam de uso restrito a esse profissional, considerando que sua formação o habilita para essa finalidade.”(CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA,2010,P.15)
3.Segundo a Resolução n.002/2003 do CFP, os testes psicológicos constituem-se em um método de uso privativo do psicólogo. De acordo com esta afirmação, escolha a alternativa INCORRETA:
A. Os testes psicológicos são procedimentos científicos sistemáticos, segundo padrões definidos de construção, que são utilizados por profissionais que trabalham com avaliação.
B. Para interpretar os resultados dos testes e elaborar laudos, é indispensável que o profissional conheça a fundamentação teórica, validade e características da população normatizadas para este instrumento.
C. O psicólogo é capacitado a escolher, entre os instrumentos padronizados disponíveis, aquele(s) que melhor subsidiar à tomada de decisões.
D. A formação teórica-prática do psicólogo fornece subsídios para que ele possa interpretar.
E. O psicólogo não se limita ao uso de um único método, mas tende a aliar enfoques quantitativos e qualitativos, conseguindo testar a consistência e a fidedignidade dos dados.
Justificativa
 A resposta A esta incorreta, pois o mesmo que os testes psicológicos são procedimentos usados por profissionais que trabalham com a avaliação sendo que os únicos profissionais que estão profundamente preparados para esta tarefa é o psicólogo. (...) “Os limites podem ser identificados nas indagações geradas no processo de avaliação dos testes psicológicos, entre elas sobre o aumento dos critérios mínimos e das especificidades dos testes como instrumentos privativos da área de Psicologia.”( CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA,2010,P.15)
4. Para que os testes psicológicos aplicados tenham validade, são necessárias algumas precauções por parte do aplicador. Analise as frases, verifique qual (is) a(s) que não corresponde(m) a tais procedimentos e assinale a alternativa correta:
 I – Preparo próprio do examinador.
II – Ambiente físico: espaço físico, iluminação, temperatura, ventilação, isolamento acústico.
III – Ensaio de procedimento com um ou mais sujeitos experimentais.
Somente a alternativa (I) não corresponde ao procedimento de validade.
Somente a alternativa (II) não corresponde ao procedimento de validade.
C.Somente a alternativa (III) não corresponde ao procedimento de validade
D.Somente as alternativas (I) e (II) não correspondem ao procedimento de validade.
E.Somente as alternativas (II) e (III) não correspondem ao procedimento de validade
Justificativa. A letra C está incorreta Sabendo que existe um procedimento ético de respeito à dignidade humana, fica permanentemente proibido ao psicólogo o uso indevido destes instrumentos.Segundo o Conselho Federal de psicologia:
Portanto, para o psicólogo não deve existir aplicação de testes fora do contexto da avaliação psicológica: uma aplicação mecânica ou isolada, puramente técnica, é uma descaracterização do processo do que deve ser entendido como avaliação psicológica, o que é enfatizado na Resolução nº 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia (2000,p.44)
5. Das Condições Técnicas do Aplicador e dos Cuidados na aplicação dos testes, segundo Urbina, muitas das questões sobre o rigor e o valor da avaliação psicológica passam pela atuação do psicólogo que a realiza. Assim sendo, exige-se dele (psicólogo) que apresente as condições mínimas: 
A. Conhecimento e domínio do instrumento a ser aplicado, buscando treinamento específico para o uso dos instrumentos.
B. Responda as questões dos examinandos com maiores detalhes do que os permitidos pelo manual.
C. Domínio sobre os critérios estabelecidos para avaliar e interpretar resultados a serem obtidos.
D. Seguir as orientações existentes na organização dos manuais de instruções e intuição profissional
E. Capacidade para considerar os resultados obtidos, à luz das informações mais amplas sobre o indivíduo.
Justificativa resposta B. O profissional esteja familiarizado com o instrumento, criar um vinculo de confiança com o paciente com o objetivo de diminuir a ansiedade da aplicabilidade do teste. De acordo com Cunha(2000) espera-se também que: (...) “Para a administração de testes, por vezes é importante a determinação da posição do paciente em relação à do examinando. Se há instruções específicas, estas devem ser seguidas para que a situação de teste seja padronizada”.
6. Se um psicólogo, afastado cerca de 12 anos da profissão, retorna para a clínica, realizando avaliação psicológica de crianças e adolescentes e utiliza os testes que aprendeu na universidade com seu professor de Técnicas de Avaliação da Inteligência sem verificar quais testes atualmente são utilizados, sua atitude pode ser analisada como:
I - Correta, pois a aplicação de testes psicológicos é uma atribuição privativa do Psicólogo e ele ainda se lembrava dos testes que aprendera.
II - Inadequada, pois os dados empíricos das propriedades de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente, razão pelas quais os testes que o psicólogo aprendeu podem estar desatualizados quanto ao manual,