Buscar

Aula 06 - Mercado turistitcos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema turistico 
Aula 06 –Mercado turístico
O mercado turístico que é constituído por um sistema de informações que permite aos diversos agentes econômicos, produtores e consumidores, tomarem decisões. Em primeira instância, o conceito de mercado envolve o comércio, ou seja, a troca de produtos ou valores (CUNHA, 2008).
Mercado turístico - “conjunto de relações de troca e de contatos entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos”.
Todo mercado, para Dias (2003), envolve dois lados: a oferta e a demanda. Assim, podemos afirmar que a existência do mercado está sujeita às seguintes condições:
O mercado pode ser entendido como “o local” onde consumidores adquirem seu objeto de consumo -  bens e serviços, que são disponibilizados, a fim de atender suas necessidades.  No turismo, o mercado é onde ocorre o contato entre os turistas e aqueles que comercializam produtos turísticos, envolvendo os conceitos (que vimos nas aulas anteriores) de demanda e oferta  (DIAS, 2003).
A Demanda é constituída pelos turistas motivados a consumir determinados produtos e serviços que atenderão às suas necessidades.
A Oferta turística é constituída elos bens e serviços que são oferecidos a esses turistas, a fim de satisfazer suas necessidades.
Demanda = Turistas 
OFERTA = Recursos Turísticos - Serviços e equipamentos Turísticos -Infraestrutura e serviços básicos.
Dias (2003) conceitua como a aquisição de produtos turísticos que tem como objetivo atender a necessidade do turista, ou seja, aquilo que o motivou a viajar. Para o autor, o consumo turístico inclui:
Dias ainda divide o consumo turístico em dois grandes grupos: 
Dias ainda divide o consumo turístico em dois grandes grupos: Consumo turístico Primário e Consumo Turístico Secundário.
Consumo turístico Primário: Aquisição de bens e serviços relacionados diretamente com o turismo - transportes, alojamento, etc.
Consumo turístico secundário: Aquisição de bens e serviços relacionados que não estão diretamente com o turismo e que qualquer pessoa consome - medicamentos, peças de vestuário, etc.
Beni (2006 paud Cunha, 2008) apresenta que como muitos fatores influenciam a demanda turística. Devido a isso, é fundamental conhecer melhor o consumidor, na busca de melhor compreender os fatores que interferem na decisão da escolha do viajar. O autor indica que sejam estudados fatores demográficos e fatores psicológicos, para compreender melhor o perfil dos consumidores de determinados bens e serviços. Tal análise visa o ajuste da oferta turística à demanda, auxiliando no incremento das estratégias para aumentar o fluxo de turistas para determinado local.
Características do Mercado Turístico.
Para Beni (2006 apud Cunha, 2008), o mercado é extremamente sensível às mudanças ocorridas nas condições dos diversos elementos que o integram, onde o preço possui especial importância. As empresas turísticas estão inseridas no que o autor denomina “concorrência imperfeita”, visto que possuem capacidade de variar seus preços a partir do fator qualidade.
Podemos pensar que os mercados de turismo são constituídos por produtos diferenciados entre si.Assim, cada produto ofertado no mercado, possui características próprias que o diferencia dos demais.
Em relação à distribuição do produto turístico, Beni afirma que essa envolve compreende a “escolha dos canais; seleção da oferta; programação das visitas, prospecção e entregas das ofertas aos intermediários; venda; estimulação da venda; e análise controle das vendas”
Distribuição constitui-se de canais com as diferentes maneiras de colocar o produto à disposição do consumidor. O propósito do processo de distribuição é levar, ao consumidor, o que ele precisa, ou seja, atender as necessidades do turista (MINISTÉRIO DO TURIMSO, 2006).
Para Beni (1998), na comercialização dos produtos turísticos, a definição da distribuição envolve as estratégias de marketing empregadas. Por isso, é necessário prestar atenção às características específicas do produto turístico, antes de partir para a ação.
Beni (2006) entende por produto turístico o “conjunto de bens e serviços composto de bens e serviços produzidos em diversas unidades econômicas, que sofre uma agregação no mercado ao serem postos em destaque os atrativos turísticos” (BENI, 2006). 
Para Cooper et al., (2001, p. 390) a definição de um produto turístico, é bastante complexa, pois se trata, na verdade, de “um produto de serviço”, explicado da seguinte forma:
Os produtos podem ser situados ao longo de uma seqüência de bens e serviços, sendo que a maioria dos produtos são uma combinação dos dois. Um exemplo de serviço puro seria uma consultoria ou o ensino, ao passo que um produto puro seria uma lata de feijão ou roupas. Alguns produtos terão mais conteúdo de serviços do que outros (...), eles podem ser chamados produtos de serviços.
Cooper et al. (2001 apud Cunha, 2008) afirmam que as principais características dos produtos de serviços, que os diferenciam de produtos tangíveis são: inseparabilidade, intangibilidade e perecibilidade.
Inseparabilidade expressa a noção de que um serviço não pode ser separado do provedor do mesmo. No caso de serviços a produção e o consumo do mesmo se dão no mesmo momento. Assim, a aparência das instalações e a eficácia dos profissionais que prestam o serviço são de suma importância.
Intangibilidade expressa a noção de que um serviço não tem nenhuma substância física. O que fica de posse do consumidor é o resultado da prestação do serviço, ou seja, da sua experiência turística.
Perecibilidade traz a idéia de que um serviço não pode ser feito com antecedência e armazenado. A produção do serviço e seu consumo se dão no mesmo momento.
As Operadoras Turísticas e as Agências de viagens
A distribuição dos produtos pode ser realizada de três maneiras: venda direta ao consumidor, venda através de intermediários, ou venda simultânea, ou seja, direta e através dos intermediários.
As operadoras turísticas são, além de intermediárias dos produtos, produtoras de serviços turísticos e precisam ter um conhecimento amplo do mercado, da oferta e da demanda, a fim de realizar um trabalho de qualidade.
As operadoras turísticas, também conhecidas internacionalmente como tour operators, são responsáveis pela operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários dentro e fora de seu país de origem. 
Cabe mencionar a diferença entre operadoras turísticas e agências de viagens. As agências de viagens, segundo o Decreto Federal nº 5.406, de 2005, são apenas distribuidoras dos produtos turísticos, não sendo, portanto, responsáveis pela formatação (produção) dos mesmos, como as operadoras.
Estruturam a criação de um novo produto, o pacote turístico, por meio da contratação e articulação de produtos turísticos diferentes e individualizados. Os pacotes são comercializados com as agências de viagens ou diretamente com o mercado final.
Em suma, as operadoras turísticas são, segundo o Ministério do Turismo (2006):
Empresas que têm como função principal a montagem de pacotes de viagem, com serviço de transporte, acomodação, atrativos e, eventualmente, alimentação. São também conhecidos como atacadistas, pois fazem a negociação da compra dos serviços diretamente com os produtos, com vista a obter preços diferenciados. Nem sempre fazem a venda para o público final, ou seja, passam os pacotes para os agentes de viagem, que por sua vez, comercializam o produto. Existem operadores que trabalham com segmentos específicos (como o ecoturismo, turismo de aventura, turismo corporativo, etc.), como veremos na aula seguinte.
Exercício
1. Em relação ao assunto, Dias (2003) conceitua como a aquisição de produtos turísticos (bens e serviços) que tem como objetivo atender a necessidade do turista, ou seja, aquilo que o motivou a viajar. Para o autor.o que esta relacionado ao consumo turístico.
Inclui todo gastode consumo realizado após a viagem (revelação de fotografias, etc).
Inclui todo gasto de consumo realizado antes da viagem (como vacinação, passaporte, aquisição de produtos de uso pessoal, presentes para parentes e amigos, etc).
O autor conceitua Consumo turístico primário como: aquisição de bens e serviços relacionados diretamente com o turismo - transportes, alojamento, etc.
Inclui todo gasto de consumo realizado durante as viagens por parte do visitante.
2. Elaborar roteiros significa organizar as visitações a partir da oferta turística disponível na localidade, levando em consideração a sua contribuição para o processo de desenvolvimento turístico local. 
Um profissional de turismo, ao elaborar roteiros, DEVE:
Investir em pesquisa para lançamento de novo produto.
Promover o aumento da permanência do turista na localidade.
Conhecer e respeitar as legislações do turismo e do local.
Identificar o perfil do cliente potencial para a visitação.
3. Podemos afirmar que As operadoras turísticas, também conhecidas internacionalmente como tour operators são responsáveis:
R - Pela operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários dentro e fora de seu país de origem.
4.Cooper (2001) afirma que as principais características dos serviços que os distinguem de produtos tangíveis são:
R - Inseparabilidade, intangibilidade e perecibilidade.
5. Com relação ao mercado Turistico, verificamos que há dois tipos de empresas, as Operadoras e as agências de viagens, que, como sabemos, tem diferentes publicos- alvo.Sendo assim,o consumidor pode optar pela compra com uma das duas, ou com ambas, já que o produto final é o mesmo, porquê:
R - Agências de viagens e operadoras podem fazer o mesmo para o cliente, no que diz respeito à organização de pacotes turísticos.
A Compra através de uma agência de viagens acaba sendo melhor, pois pelo seu menos tamanho, acaba sendo mais personalizada.Alem disto, tecnicamente falando, as operadora deveriam ter como publico alvo as agências de viagens exclusivamente,não vendendo ao público direto.
6. Segundo Dias (2003) todo mercado envolve dois lados fundamentais para sua existência:
R – Demanda e oferta
	7. O mercado turístico é constituído por um sistema de informações que permite aos diversos agentes econômicos, produtores e consumidores, tomarem decisões. Em primeira instância, o conceito de mercado envolve o comércio, ou seja, a troca de produtos ou valores (CUNHA, 2008). Sobre o mercado turístico podemos afirmar:
O mercado envolve dois lados: a oferta e a demanda.
A existência do mercado está sujeita à algumas condições, como, por exemplo: Que haja capacidade de compra, ou ao menos crédito disponível.
No turismo, o mercado é onde ocorre o contato entre os turistas e aqueles que comercializam produtos turísticos, envolvendo os conceitos de demanda e oferta (DIAS, 2003).
Outro conceito dado ao mercado turístico é "ele é constituído unicamente pelos turistas motivados a consumir determinados produtos e serviços que atenderão às suas necessidades".
	
8. Cooper (2001) afirma que as principais características dos serviços que os distinguem de produtos tangíveis são:
R - Inseparabilidade, intangibilidade e perecibilidade.
9. Com relação ao mercado Turistico, verificamos que há dois tipos de empresas, as Operadoras e as agências de viagens, que, como sabemos, tem diferentes publicos- alvo.Sendo assim,o consumidor pode optar pela compra com uma das duas, ou com ambas, já que o produto final é o mesmo, porquê:
R – A compra com uma agência de viagens acaba sendo melhor para o consumidor, pois, em razão do seu tamanho menor,torna-se mais personalizada.
Conceitos importantes:
Produto turístico é o conjunto de bens e serviços composto de bens e serviços produzidos em diversas unidades econômicas, que sofre uma agregação no mercado ao serem postos em destaque os atrativos turísticos.
A Oferta turística é constituída elos bens e serviços que são oferecidos a esses turistas, a fim de satisfazer suas necessidades.
Operadoras turísticas são, segundo o Ministério do Turismo, as Empresas que têm como função principal a montagem de pacotes de viagem, com serviço de transporte, acomodação, atrativos e, eventualmente, alimentação.
A Demanda é constituída pelos turistas motivados a consumir determinados produtos e serviços que atenderão às suas necessidades.

Outros materiais