O que é dano no DNA
2 pág.

O que é dano no DNA


DisciplinaBiocel 221 materiais148 seguidores
Pré-visualização1 página
O que é dano no DNA?
São lesões no DNA que mudam a sua conformação normal e que, se não reparadas, resultam em uma mutação ou bloqueio da replicação do DNA. Esses desvios podem ser causados por agentes físicos ou químicos e ocorrem tanto em circunstâncias naturais ou não. As circunstâncias naturais são a desaminação de base - quando a citosina se desamina e se modifica em uracila- e perdas de purinas e pirimidinas. Incluem a introdução de bases erradas durante a replicação, seja por desaminação ou outras modificações de bases, perda de uma base da cadeia do DNA, deixando um local sem base, quebras da fita simples, quebra da dupla hélice e ligações intrafita (dímeros de pirimidina) ou interfita. Na maioria das vezes, o dano pode ser reparado. Se o dano for extenso, pode induzir apoptose. 
Os danos não naturais podem ocorrer por danos oxidativos como a fotosensibilização (exposição ao sol contínua sem proteção) e radiação ionizante (raios X e gama). Esses danos oxidativos pode resultar em mutações da fita de DNA como a troca de bases. A curto prazo podem ocorrer disfunções fisiológicas como a proliferação celular diminuída, sinalização celular defeituosa, instabilidade genômica, expressão de genes e proteínas prejudicadas. A longo prazo as consequências podem ser o envelhecimento precoce, câncer e doenças. 
http://www2.iq.usp.br/docente/miyamoto/06_Discussao_dirigida_25Set_F.pdf
http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&task=exact_term&previous_page=homepage&interface_language=p&search_language=p&search_exp=Dano%20ao%20DNA