Buscar

Legislação Trabalista AV

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0571_AV_201301748447 (AG) » LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301748447 - MARIA DA GLÓRIA DA SILVA LEMOS
	Professor:
	CARLOS RENATO HERNANDES ALVAREZ
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 16/06/2015 08:45:56
	1a Questão (Ref.: 201302432477)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Vimos em aula que o coração da CLT está em seu artigo 3o.: "Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário" (caput). Assim, responda e explique: a) Quais os requisitos para um trabalhador ser considerado EMPREGADO?; b) Uma pessoa que trabalhe sem registro em carteira e que preencha esses requisitos pode ser considerada EMPREGADO?
		
	
Resposta: A) Os requisitos são: Subordinação Jurídica, Habitualidade, Onerosidade e Pessoalidade. B) Sim, se possui os requisitos citados acima, ele possui sim os direitos de EMPREGADO, como determina a CLT (Consolidação das Leis Trabalista).
	
Gabarito: a) Os requisitos são 1. Pessoa física: pessoa natural e maior de 16 anos de idade (CF/88) e não pessoa jurídica (fraude da "pejotização"); 2. Pessoalidade: os serviços são pessoais, não se pode enviar substituto definitivo (artigo 2o CLT); 3. Habitualidade: o serviço é contínuo, é aguardado, não é esporádico; 4. Subordinação/dependência: o empregado recebe ordens e diretrizes para seu trabalho, submete-se ao poder de direção do empregador, diferentemente do trabalhador autônomo, que atua livremente; 5. Onerosidade: o trabalho é feito mediante pagamento de salário, porém se este for sonegado ou atrasado o trabalhador não deixa de ser considerado empregado. b) a condição de EMPREGADO é uma situação de fato. Mesmo sem registro, sem formalidades, se cumpridos os outros requisitos o trabalhador ou trabalhadora será considerado EMPREGADO/EMPREGADA.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302443105)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A gestão quadripartite, com a participação dos Trabalhadores, Empregadores, Aposentados e Governo, é um princípio constitucional da Previdência Social?
		
	
Resposta: Sim, pois a Previdência Social protege apenas os empregados em casos de imprevistos. Mediante pagamentos através dos empregadores ao INSS pelos seus serviços prestados.
	
Gabarito: Sim. A gestão quadripartite, com a participação dos Trabalhadores, Empregadores, Aposentados e Governo é um princípio constitucional da Previdência Social
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302058196)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as fases da evolução histórica do direito do trabalho, marque a alternativa correta:
		
	 
	Escravidão, servidão e corporações de ofício;
	
	Escravidão, trabalho estrangeiro, corporações de ofício;
	
	Escravidão, servidão, composição de ofício;
	
	Escravidão, corporações de arte e ofício e servidão;
	
	Escravidão, trabalho estrangeiro, servidão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302057234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando o artigo 3º da CLT, definindo empregado, sendo todo pessoa física, que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste, e mediante salário. Marque os elementos essenciais de empregado:
		
	 
	Subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoalidade e pessoa física
	 
	pessoa física ou jurídica, pessoalidade, habitualidade, subordinação e salário.
	 
	pessoalidade, eventualidade, onerosidade e subordinação.
	 
	pessoa jurídica, pessoalidade, habitualidade, subordinação e salário.
	 
	Autonomia, eventualidade, pessoa física, onerosidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302093919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em regra o Contrato de Trabalho individual indeterminado está interligado como o princípio da:
		
	 
	da Intangilibilidade da Relação de Emprego, pois existe o momento de iniciar o contrato, mas não se sabe quando terminará.
	 
	da Inalterabilidade da Relação de Emprego, pois existe o momento de iniciar o contrato, mas não se sabe quando terminará.
	 
	da Continuidade da Relação de Emprego, pois existe o momento de iniciar o contrato, mas não se sabe quando terminará.
	 
	da Irrenunciabilidade da Relação de Emprego, pois existe o momento de iniciar o contrato,mas não se sabe quando terminará.
	 
	da Hierarquia da Relação de Emprego, pois existe o momento de iniciar o contrato, mas não se sabe quando terminará.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302061113)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analisando o instituto da equiparação salarial marque a opção correta:
		
	
	Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produtividade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 3 (três) anos.
	 
	equiparação salarial só é possível se o empregado e o paradigma exercerem a mesma função, desempenhando as mesmas tarefas, não importando se os cargos têm, ou não, a mesma denominação
	
	Haverá equiparação salarial quando o empregador tiver pessoal organizado em quadro de carreira.
	
	O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social servirá de paradigma para fins de equiparação salarial.
	
	Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, em localidade diversa, corresponderá igual salário, com distinção de sexo, nacionalidade ou idade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302420048)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia atentamente as assertivas e assinale a alternativa correta. I. Por determinação constitucional o trabalho noturno terá remuneração superior ao diurno, em face disso o empregado urbano que trabalhar em horário noturno será remunerado com um acréscimo de pelo menos 30% sobre a hora diurna. II. Será trabalho noturno aquele realizado pelos empregados urbanos entre as 21 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. III. O trabalho noturno dos empregados rurais tem sua hora reduzida, sendo a mesma computada como de 52 minutos e 30 segundos.
		
	
	Apenas a assertiva III está correta
	
	Apenas a assertiva I está correta
	 
	Apenas a assertiva II está correta
	 
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302475218)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marta foi contratada pela empresa ABC em contrato de trabalho subordinado. Neste mês, Marta descobriu que estava grávida e comunicou ao seu empregador. Marque a opção que estabelece qual o prazo de estabilidade provisória de Marta pela gravidez:
		
	 
	Marta não tem direito a estabilidade e não poderá trabalhar por estar gravida, devendo, portanto, ser demitida imediatamente após o comunicado da gravidez.
	 
	Marta possui estabilidade desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.
	 
	A gravidez não dá direito a estabilidade provisória no emprego.
	 
	Marta possui estabilidade definitiva, e, não poderá nunca mais ser demitida deste emprego.
	 
	Marta possui estabilidade somente durante a gravidez até o nascimento da criança.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302439144)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o exercício do direito de greve:
		
	
	Na paralisação de serviços essenciais o sindicato deverá comunicar que haverá greve 5 (cinco) dias antes do seu início.
	
	o ¿lockout¿ é a paralisação das atividades pelo empregador, constitucionalmente garantido, para que seja respeitado o princípio da igualdade
	 
	Durante o período de greve os contratos de trabalho permanecem suspensos.
	
	A greve é ilegal no direito trabalhista brasileiro.
	
	A greve de serviços não essenciais deverá ser comunicada pelo sindicato com antecedência mínima de 10 (dez) dias do seu início.10a Questão (Ref.: 201302394724)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com o Regime Geral de Previdência Social, é VERDADEIRO afirmar que a pensão por morte do segurado, devida ao cônjuge ou companheiro supérstite:
		
	
	Cessa o pagamento do benefício sempre que o pensionista tornar-se economicamente independente;
	 
	Não cessa o pagamento do benefício com a morte do pensionista;
	
	Cessa o pagamento do benefício em relação ao cônjuge ou convivente que contrair núpcias ou constituir nova união estável;
	
	Não cessa o pagamento do benefício em relação ao cônjuge ou convivente que contrair núpcias ou constituir nova união estável, sendo permitido o recebimento de mais de uma pensão deixada por cônjuge/companheiro;
	 
	Cessa o pagamento do benefício com a morte do pensionista;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes