Buscar

Simulado 2 Direito Ambiental

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCJ0012_SM_201402289022 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): SUSANA CONSTANTINO BRAGA
	Matrícula: 201402289022
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 20/05/2015 18:15:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402557390)
	
	RONALDO, CIDADÃO CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VERIFICA QUE A INDÚSTRIA TÊXTIL LOCALIZADA NA SUA CIDADE ESTÁ DESPEJANDO DEJETOS QUÍMICOS, SEM QUALQUER TRATAMENTO, NO RIO PRÓXIMO A SUA RESIDÊNCIA. O CASO CONCRETO ENQUADRA-SE NA HIPÓTESE DE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL?
		
	
Sua Resposta: Sim
	
Compare com a sua resposta: SIM, É HIPÓTESE RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL. ESTA RESPONSABILIDADE E OBJETIVA, ISTO E, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CULPA OU DOLO DAQUELE QUE CAUSOU O DANO AO MEIO AMBIENTE. EXISTINDO O DANO DEVERÁ A EMPRESA SER RESPONSABILIDAZADA INDEPENDENTEMENTE DE DOLO OU CULPA.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402477368)
	
	Na seara ambiental vigora a teoria da responsabilidade objetiva do poluidor de indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade, inclusive com a possibilidade da inversão do ônus da prova. Responda de forma justificada: como é caracterizada a responsabilidade objetiva? A possibilidade da inversão do ônus da prova pode ser aplicada em direito ambiental?
		
	
Sua Resposta: pode
	
Compare com a sua resposta: A responsabilidade objetiva é caracterizada por ser independente da existência de culpa. Desnecessária, portanto, a comprovação do dolo ou culpa para caracterização da responsabilidade civil, bastando a prova do dano e do nexo causal para impor ao infrator o dever de indenizar pelo dano a que deu causa. A inversão do ônus probatório está prevista expressamente no Código de Defesa do Consumidor e é também aplicada ao dano ambiental, pois transfere - se para o potencial poluidor o dever de provar a não-levisidade de seu empreendimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402502588)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Floresta do Curió é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, uma Unidade de Conservação Estadual. Marque a resposta CORRETA. Conforme o SNUC, área de relevante interesse ecológico é aquela
		
	
	que corresponde à zona de amortecimento das florestas de preservação permanente.
	 
	onde há pouca ou nenhuma ocupação humana, que possui características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e cujos objetivos são manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
	
	referente à área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica; é exceção das categorias do SNUC, pois é a única categoria de UC que continua sendo de propriedade privada após sua criação.
	
	que tem como objetivo básico a conservação dos recursos hídricos de grande relevância ecológica e beleza cênica, de forma a possibilitar a realização de atividades de lazer em contato com a natureza.
	
	que objetiva proteger a reprodução dos pequenos répteis nas áreas alagadas, assegurando condições para a existência ou reprodução de insetos que esses répteis utilizam para a alimentação dos filhotes
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402502579)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Criada em 2006, a ARIE do Sítio Curió, Fortaleza-CE, tem o objetivo de preservar a diversidade biológica e o meio ambiente especialmente em áreas da Região Metropolitana, ainda dotadas de valiosa biodiversidade de flora e fauna. Conforme as definições previstas na Lei 9.985/2000: I- diversidade biológica é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemasIIextrativismo é o sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis III- plano de manejo: documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidadeIV- zona de amortecimento: o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. Marque a alternativa CORRETA
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	As alternativas II e III estão corretas;
	
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas
	
	As alternativas I, II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402505624)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Espaços ambientais que possuem importante características naturais e são legalmente instituídos pelo poder público objetivando a preservação, possuem limites definidos e existem sob um regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, são conhecidos como:
		
	 
	Unidade de conservação.
	
	Área de proteção permanente
	
	Unidade permanente
	
	Reserva Federal.
	 
	Reserva biológica
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402938247)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As principais represas do sistema Cantareira, Jaguari e Jacareí, em São Paulo, têm a menor taxa de cobertura florestal em suas bacias de captação. A represa do sistema Cantareira, tem apenas 21,5% com cobertura de matas. Essa é uma área de mananciais, que precisa de florestas para garantir a infiltração da água até os lençóis freáticos. Não há, porém, um programa de larga escala para restaurar parte da mata que foi derrubada -começando pelos 60% de áreas que, por lei, são de preservação permanente e foram devastadas. Um dos maiores danos ambientais do presente e que compromete o futuro do Planeta, indubitavelmente, é a destruição das florestas. Ao estudarmos sobre a proteção legal de nossas Florestas identificamos diversas diretrizes e, dentre elas, a Lei 12.651, de 25 de maio de 2012 que dispõe sobre:
		
	
	A Utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
	 
	A Gestão de Florestas Públicas, institui o Serviço Florestal Brasileiro - SFB que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal - FNDF.
	
	O Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
	 
	A Proteção da Vegetação Nativa, no Código Florestal.
	
	Os Sistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem organismos modificados geneticamente, no Código Florestal.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402889996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre Proteção Legal da Flora nacional, é correto afirmar:
		
	 
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira estão especificamente protegidos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, § 4º.
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira não estão protegidos pela nossa Constituição Federal de 1988.
	
	São considerados biomas brasileiros apenas o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, bens de uso comum do povo, a serem defendidos e preservados, como todos os recursos naturais.
	
	Não são considerados biomas brasileiros a Caatinga, o Cerrado, os Pampas (Campos Sulinos).
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra doMar, o Pantanal Mato-Grossense, a Zona Costeira, Caatinga, o Cerrado e os Pampas (Campos Sulinos), estão todos previstos na pátria Constituição Federal de 1988 como biomas nacionais a serem protegidos e preservados.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402384130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	 
	Monumentos Naturais.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	Reservas extrativistas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402384322)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A obrigação de reparar o dano ao meio ambiente no Brasil:
		
	 
	É observada somente no âmbito civil.
	
	Substitui a aplicação de sanção administrativa.
	 
	Independe da aplicação de sanções penais e administrativas.
	
	É afastada em virtude da aplicação de sanção penal.
	
	Só ocorre quando a conduta do infrator for dolosa ou culposa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402890061)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um determinado hotel construiu em área de proteção ambiental uma estrutura de lazer com piscina, sauna e uma pequena academia de ginástica. O Ministério Publico propôs Ação em face do hotel que foi condenado a reparar o dano ambiental causado. Diante do caso narrado e correto afirmar:
		
	 
	No caso em análise há uma responsabilidade civil ambiental que e de natureza objetiva.
	
	No caso concreto para o Ministério Público propor a demanda coube a ele provar a culpa do hotel pelo dano ambiental sofrido.
	 
	No caso em tela há um claro exemplo de responsabilidade ambiental de cunho administrativo.
	
	No caso em análise há uma responsabilidade civil ambiental que e de natureza subjetiva.
	
	Não cabe na hipótese reparação por dano ambiental.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando