Buscar

Componentes e Programas do Agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Vocês deverão responder às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail euclides@unigran.br//josimar.crespan@unigran.br
RESPONDA AS DUAS QUESTÕES ABAIXO. Valor desta atividade 5,0 pontos.
QUESTÃO 01 (Referente a aula 1) – Valor 1,25.
O processo de comercialização agrícola, evidenciado em cada componente do sistema como uma organização de um todo, tem como objetivo seguir um fluxo em cada ordem. Caracterize e comente os componentes elementares do sistema de comercialização.
R: -Objetivo : é a necessidade de concentração no consumidor, devendo-se levar em consideração os seus padrões de exigências , promovendo sempre a satisfação do consumidor. 
-Participantes: compreende todos os atores que participarão na execução das atividades que irão definir e promover a comercialização , podendo ser agrupado nas empresas intermediárias e nas instituições que representam os comerciantes e os agentes de transferência dos produtos.
-Atividade comercializadoras: são as ações desenvolvidas com os produtos, visando a realizar as funções de compra e/ou venda, incluindo-se aqui as ações de estocagem, transporte, beneficiamento e industrialização.
-Regulamentação: corresponde as normas, a legislação e aos regulamentos que são os mecanismos responsáveis pela regulamentação das atividades comerciais que propiciam uma atividade com a competição saudável, com o cumprimento da legislação.
QUESTÃO 02 (Referente a aula 2) - Valor 1,25.
Sabemos que os produtos agroindustriais diferem muito uns dos outros. Se por um lado temos a grande maioria de produtos alimentares, temos outros como tecidos, madeira que atendem outras necessidades dos consumidores. Caracterize e comente estes produtos segundo a oferta.
R: Perecibilidade e natureza biológica da produção agrícola: Os produtos agrícolas não podem ser estocados por muito tempo, alguns consumidos imediatamente após a colheita, que são frutas, verduras e peixes, já o leite de caixinha pode prolongar em muito tempo de vida, sendo em resfriamento e congelamento em embalagens do tipo tetrapack. Com isso, a produção agrícola é totalmente, dependente do fator clima, então não pode ser alterado o tempo necessário entre o momento zero da produção e o momento da colheita, tendo necessidade de cumprir determinados períodos dos seus respectivos ciclos de vida. 
Sazonalidade de oferta : Produção agrícola de safras e entressafras decorre da natureza biológica que permitem duas a quatro safras por ano, enquanto outros apenas uma. A pesca oceânica a piscosidade depende da dinâmica migratória e reprodutiva da espécie, o café tem a colheita no inverno, a carne pode ser ofertado durante todo o ano. Hoje você compra qualquer produto em qualquer época do ano porque as técnicas de armazenamento e condicionamento do alimento permite conserva-los por longos períodos.
Desafios de comercialização e produtos agroindustriais : conciliar uma demanda relativamente estável com uma oferta agrícola que flutua sazonal e aleatoriamente é o principal desafio da comercialização de produtos agroindustriais, a fim de permitir a oferta de produtos no momento da procura pelos consumidores.
QUESTÃO 03 (Referente a aula 3) – Valor: 1,25 pontos.
Nas mais diversas cadeias produtivas do agronegócio, são necessárias as definições de políticas de comercialização que permitam a correta circulação das mercadorias. Comente quais são as características do EGF – programa de Empréstimo do Governo Federal e do PAA – Programa de aquisição de Alimentos. 
R: EGF : É um programa do governo federal para ajudar os produtores rurais. Para o produtor que colheu a safra de produtos e quer esperar o melhor momento para a venda, o governo oferece um financiamento para estocagem de produtos. 
PAA: Garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo, por meio de fortalecimento da agricultura familiar. Garantir alimentos com qualidade a população, com a situação financeira baixa esse PAA é um programa que compra alimentos dos produtores para fornecer a escolas e programas sociais com esse programa o governo ajuda até os produtores rurais garantir a eles a produção do seus produtos.
QUESTÃO 04 (Referente a aula 4) - Valor: 1,25 pontos.
Existem muitos instrumentos que possibilitam realizar uma boa comercialização no agronegócio. Destaque as particularidades e como deve ser utilizado um contrato de longo prazo.
R: Refere-se a contrato delongo prazo quando as partes interessadas necessitam de alguma garantia para ações que são importantes para os negócios de ambos as partes, deste mesmo assegura para que ambas as partes sejam beneficiadas quanto à qualidade de produção quanto a segurança de venda do produto em questão dentre elas estão.
-Regularidade de suprimento: são garantias de fornecimento de mercadorias que se darão dentro de padrões estipulados contrato, garantindo a oferta de matérias primas pelo produtor ao consumidor.
-Contratos pela qualidade dos insumos: a qualidade da mercadoria, principal fator de competitividade do produto. Neste caso o consumidor está disposto a pagar mais por um produto desde que represente uma qualidade definida pelo consumidor como fator determinante para o seu consumo.
-Contratos de longo prazo através de franquias: importante para a comercialização de produtos agroindustriais, principalmente para o consumidor final, a realização de contratos de franquia, em que um franqueador concede a outro interessado o direito de uso de um ou mais produtos de sua empresa, cobrando para tanto uma concessão para a concessão.

Outros materiais