Buscar

Resinas Compostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resinas Compostas
As resinas compostas surgiram para revolucionar a estética odontológica pois são materiais capazes de mimetizar a estrutura dentária nos mínimos detalhes e estão disponíveis em diversas cores e com diversidade de translucidez/opacidade.
Composição
As resinas compostas apresentam uma série de componentes, cada uma desenvolvendo sua respectiva função.
Seus principais componentes são matriz resinosa, partículas de carga, agentes de união, e ainda existem sistema Ativador-Iniciador, modificadores ópticos e inibidores.
A matriz resinosa (ou matriz orgânica) é composta por monômeros dimetacrilatos aromáticos e/ou alifáticos. Esses monômeros são os responsáveis pela polimerização do material quando ativado. Quando polimerizado, o material se torna sólido, com resistência suficiente para suportar forças mastigatórias. Exemplos de monômeros são bis-GMA, TEGDMA (trietilenoglicol dimetacrilato) e o UDMA (uretano dimetacrilato). 
A matriz resinosa é responsável por uma característica desfavorável do material, a chamada contração de polimerização. 
Isto ocorre porque antes da polimerização os monômeros são mantidos por forças fracas entre si, mas, após a polimerização, os monômeros se ligam por forças covalentes de tal modo que esses monômeros se aproximam, formando assim um polímero.
Esta contração pode gerar tensões de contração, e estas por sua vez, podem promover uma situação clinicamente inaceitável, como provocar infiltração marginal, sensibilidade pós operatória, cáries recorrentes e fendas marginais, que comprometem a longevidade e o sucesso das restaurações.
Para minimizar essa contração pode ser usada a técnica incremental. Nessa técnica, o material é colocado em incrementos de 2 mm na cavidade e estes são foto-ativados, diminuindo o chamado fator C (fator de configuração). O fator C é relacionado com a geometria do preparo cavitário e representado pela relação entre áreas de superfícies aderidas e não aderidas. Usando essa técnica incremental minimiza-se as tensões geradas pela contração de polimerização, evitando assim os problemas clínicos anteriormente citados, como a infiltração marginal, que pode levar a recidivas de cárie, manchamento e sensibilidade pós-operatória.
A matriz resinosa também é responsável pela expansão e contração térmica da resina composta.
As partículas de carga, ou também chamadas de partículas de reforço, são responsáveis por aumentarem a resistência mecânica do material, além de reduzirem a quantidade de matriz resinosa, o que se torna vantajoso, uma vez que reduz a contração de polimerização, e também reduz a contração/expansão térmica da resina. 
Também são responsáveis por:
* aumento da dureza;
* diminuição do desgaste;
* redução da sorção de água, amolecimento e manchamento;
* aumento da radiopacidade e facilidade de diagnóstico por meio da incorporação de estrôncio (Sr), vidro de Bário (Ba) e outros metais pesados que absorvem os raios x.
Para que as partículas de carga desenvolvam todas as suas características, é necessário que elas estejam muito bem aderidas à matriz resinosa. 
As resinas compostas são classificadas de acordo com o tamanho médio das partículas de carga encontradas em maior número. 
As partículas diferem em: processo de fabricação, composição, tamanho, forma e quantidade. Seu tamanho pode ser único (partículas de mesmo tamanho somente) ou mistura (partículas de mais de um tamanho) e são obtidas através de trituração, precipitação ou nanotecnologia.
No total, as partículas de carga ocupam 30% a 70% em volume do material, ou 50% a 85% em peso. Exemplos de partículas de carga são quartzo e sílica amorfa. O quartzo foi amplamente utilizado, principalmente nas primeiras versões de resinas compostas, uma vez que é quimicamente inerte, entretanto, tem elevada dureza, capaz de ser potencialmente abrasivo para dentes e restaurações antagonistas, além de dificultar a polimento das restaurações. A sílica amorfa tem a mesma composição e índice de refração que o quartzo, porém não tem dureza tão elevada, reduzindo abrasividade. 
Quanto menor o tamanho, maior a lisura, mais fácil o polimento e menor o acúmulo de bactérias.
Os agentes de união realizam a ligação das partículas de carga com a matriz orgânica. Essa ligação permite que as partículas inorgânicas aumentem a resistência do material, isso porque através dessa ligação, a matriz resinosa consegue transferir tensões geradas às partículas de carga que suportam e dissipam melhor tais tensões, por apresentarem maior módulo de elasticidade, ou seja, por serem mais rígidas. Esses agentes são os Organo-silanos, ou simplesmente Silanos. 
Os inibidores previnem, ou pelo menos, reduzem a polimerização espontânea do material, a fim de preservá-lo por mais tempo, além de aumentar o tempo de trabalho. Esses inibidores reagem com os radicais livres formados no material em breves exposições à luz. Esses radicais começariam uma polimerização em cadeia, mas são consumidos antes. Quando se esgotam os inibidores, a propagação de polimerização em cadeia ocorre.
Um exemplo de inibidor é o HTB (hidroxitolueno butilado), adicionado em uma concentração de 0,01%. 
Os modificadores ópticos são adicionados a fim de reproduzirem uma aparência natural do dente. Dependendo da quantidade em que são adicionados permitem variação de cor e também de translucidez/opacidade. A coloração desejada para cada resina é alcançada pela adição de pigmentos, normalmente óxidos metálicos. Para aumentar a opacidade, ocorre a adição de dióxido de titânio e óxido de alumínio, assim como para aumentar a translucidez retira-se esses componentes em diferentes proporções. Esses opacificadores são adicionados em quantidades que variam de 0,001% a 0,007% em peso.
Implicação clínica: Todos os modificadores ópticos afetam a capacidade de transmissão de luz em uma resina composta. Portanto, uma resina mais escura e mais opaca exige maior tempo de exposição de luz quando polimerizadas ou devem ser colocadas em camadas mais finas por permitirem menor passagem de luz. 
Sistemas de Ativação
Polimerização das Resinas Compostas
A polimerização é uma reação química em que monômeros de baixo peso molecular são convertidos em cadeias de polímeros com alto peso molecular. A maioria das resinas odontológicas é polimerizada por adição, ou seja, um mecanismo em que os monômeros são adicionados sequencialmente até o fim de uma cadeia longa, um de cada vez. O processo de polimerização por adição ocorre em quatro estágios: indução, propagação, transferência de cadeia e terminação. 
Para começar a polimerização, é necessário que haja uma fonte de radicais livres (átomo ou grupo de átomos que não possuem um elétron emparelhado). Os radicais livres são gerados através da ativação de algumas moléculas, utilizando um reagente secundário, como luz ultravioleta, luz visível, calor ou energia transferida de outro componente. Quando o radical livre se aproxima de um monômero com ligação dupla de alta densidade, um elétron é removido e liga-se ao elétron do radical livre para formar uma ligação entre este e a molécula do monômero, deixando o outro elétron da ligação dupla desemparelhado. Assim ocorre o processo de iniciação da reação.
Ativação Química: Esse sistema consiste em pelo menos dois reagentes que, quando misturados, sofrem uma reação química que gera radicais livres. Um exemplo desse sistema é a amina terciária (ativador) e o peróxido de benzoíla (iniciador), que são misturados para iniciar a polimerização das resinas odontológicas “autoativadas” à temperatura ambiente. 
Os componentes devem ser mantidos em pastas separadas durante o armazenamento. Para utilizá-las, quantidades iguais das pastas são colocadas em uma superfície e espatuladas durante 15 a 20 segundos. Durante a manipulação, ar é incorporado na mistura, formando poros que enfraquecem a estrutura e apreendem oxigênio, o que causa a inibição da polimerização, pois reage rapidamente com os radicais livres. Outro grande
inconveniente é que o operador não tem controle sobre o tempo de trabalho após a mistura dos dois componentes, e por isso a inserção e escultura devem ser completadas rapidamente.
Ativação por Luz: Nesse sistema, fótons de uma fonte de luz ativam o iniciador para gerar radicais livres.
Inicialmente era utilizada a luz ultravioleta, entretanto, pela preocupação com seu efeito sobre a retina e tecidos orais não pigmentados, profundidade de penetração limitada e redução da intensidade da luz com o tempo, outros sistemas foram desenvolvidos. 
Esses são os sistemas de ativação por luz visível, no qual a canforoquinona e uma amina orgânica geram radicais livres quando são irradiadas por luz na região azul-violeta do espectro visível. Uma luz com comprimento de onda em torno dos 470 nm é necessária para desencadear a reação. Como não ocorre a polimerização na ausência de luz à temperatura ambiente, esse sistema é apresentado na forma de pasta única.
Além de reduzir a porosidade, os materiais fotoativados permitem que o operador complete a inserção e escultura antes que a polimerização seja iniciada. Outra vantagem é que esse sistema não é tão sensível à inibição da polimerização através do oxigênio.
O tempo de exposição para polimerizar um incremento de 2mm de espessura é de 40 segundos. É necessária a técnica incremental e uma espessura relativamente pequena devido à limitada profundidade de penetração da luz.
- Vantagens: Não é necessário misturar, resultando em menor porosidade, menor manchamento e maior resistência. Há maior estabilidade de cor. O controle do tempo de trabalho é maior, porque a polimerização só se iniciará na presença da luz.
- Desvantagens: Profundidade de penetração limitada, obrigando a confecção de camadas de 2mm ou menos. Acessibilidade relativamente inferior em certas regiões posteriores ou interproximais. Tempos de exposição variáveis por diferenças de cor (matiz, luminosidade e croma). Sensibilidade à luz ambiente, o que pode levar à formação de crostas quando um tubo fica muito tempo exposto.
Lâmpadas Fotopolimerizadoras
Atualmente, a fonte de luz mais utilizada é uma lâmpada de quartzo com um filamento de tungstênio, que deve ser filtrada para remover o calor e todos os comprimentos de onda, exceto aqueles na faixa do violeta-azul (~400 a 500 nm). Recentemente, outros tipos foram desenvolvidos, como lâmpadas de LED, que não necessitam de filtros, podem ser operadas com baterias, não geram calor e são silenciosas. Há também lâmpadas de arco de plasma, que utilizam gás xenônio, e as lâmpadas de laser de argônio, que emitem um comprimento de onda único.
Dupla Ativação
Esse sistema consiste em duas pastas, uma contendo peróxido de benzoíla e outra contendo uma amina terciária aromática. Quando as duas pastas são misturadas e depois expostas à luz, ocorre a ativação química e a fotoativação. Esses materiais são indicados para situações na qual não se consegue penetração de luz para alcançar uma conversão de monômeros adequada.
Contração de Polimerização e Grau de Conversão
O grau de conversão é a medida do porcentual de duplas ligações de carbono que foram convertidas em simples para formar a resina polimérica. Quanto maior o GC, melhor a resistência mecânica, resistência ao desgaste e outras propriedades.
CLASSIFICAÇÃO DAS RESINAS COMPOSTAS
MACROPARTÍCULAS
Compostas por partículas de quartzo, em média, de 15 a 100 µm. São partículas grandes e irregulares, com cerca de 60 a 80% de carga.
Vantagens:
Alta resistência mecânica
Desvantagens:
Baixo brilho superficial
Alta rugosidade superficial
Alto grau de manchamento
Resistência à fadiga e polimento muito ruins
Facilmente apareciam trincas
Radiopacidade menor que a da dentina
Estética Comprometida
- Não são mais comercializadas.
- Marcas: Adaptic (Johnson & Johnson), Concise (3M).
MICROPARTÍCULAS:
Compostas por partículas de sílica com uma variação entre 0,01 a 0,1µm. São partículas pequenas e regulares com 40 a 50% de carga em média.
Vantagens:
Boa lisura de superfície
Alto grau de polimento
Ótima estética
Desvantagens:
Baixa resistência mecânica
Frágil, pois contém muita matriz
Alto grau de manchamento
- Indicação: dentes anteriores.
- Marcas: Durafill VS (Kulzer), Renamel Microfill (Cosmedent).
HÍBRIDAS:
Mistura de macropartículas com micropartículas de Silica e Vidro de Bário, de 0,6 a 6,0 µm em média. São partículas maiores que as microparticulas, regulares, e com 60 a 76% de carga em média.
 Vantagens:
Maior resistência mecânica de todas
Relativo grau de polimento
Desvantagens:
Dificuldade de oferecer e manter polimento
Não apresenta boa estabilidade de cor
- Indicação: dentes anteriores ou posteriores.
- Marcas: Charisma (Kulzer), Filtek Z100 (3M Espe), Filtek Z250 (3M Espe), Tetric Ceram (Ivoclar Vivadent), Herculite XRV (SDS Kerr).
MICROHÍBRIDAS:
Mistura de macropartículas com micropartículas de Silica e Vidro, de 0,4 a 1,0 µm. São maiores que as microparticulas, regulares, e variam de 60 a 76% de carga. Maior quantidade de partículas menores do que a híbrida em sua proporção.
 Vantagens:
Maior grau de polimento do que as Híbridas (mais partículas menores)
Boa resistência mecânica
Fácil manuseio
Desvantagens:
Lisura de superfície ruim
- Indicação: dentes anteriores ou posteriores (preferencialmente posteriores).
- Marcas: 4 Seasons (Ivoclar Vivadent), Esthet X (Dentsply), Point 4 (SDS Kerr), Vit-L-Escense (Ultradent), Amelogen Plus (Ultradent), Opallis (FGM), Natural Look (Nova DFL), P60 (3M Espe).
NANOPARTICULADAS:
Partículas nanoaglomeradas (de proporções nanométricas), com silano envolvendo-as, de 5 a 70 nm em média. Possuem em torno de 60% de carga.
 Vantagens:
Excelente polimento, lisura superficial e brilho
Boa resistência mecânica
Reduz a contração de polimerização
- Indicação: dentes anteriores e posteriores.
- Marcas: Filtek Supreme (3M Espe), Filtek Z350 (3M Espe).
NANOHÍBRIDAS:
Partículas trituradas + nanoparticulas, entre 0,04 e 3,0 µm. Possuem 60% de carga em média. Resultado da inclusão de nanoparticula na resina microhibrida.
Vantagens:
Boa resistência mecânica
Bom grau de polimento
Desvantagens:
Lisura de superfície ruim
- Indicação: dentes anteriores ou posteriores.
- Marcas: Evolu-X (Dentsply), Grandio (VOCO), Premise (SDS Kerr)
Viscosidade
De acordo com sua composição, quantidade e tipo de partículas, as resinas compostas podem apresentar-se com diferentes viscosidades e com isso serem mais fluidas, consistentes, além de pegajosas, quebradiças, etc. 
Isso influencia na facilidade ou dificuldade de manuseio do material, o que varia com a preferência de cada profissional.
A viscosidade apresentada pode ser baixa, média ou alta.
FLOW (baixa)
Contém mais diluente para ser mais fluida
Baixa resistência à compressão, menor módulo de elasticidade
Alto escoamento nas regiões cavitárias de difícil acesso
Baixa viscosidade
- Indicação: selantes, regularização da parede pulpar e caixa proximal.
- Marcas: Fluorshield (Dentsply), Natural Flow (Nova DFL), Filtek Z350 XT Flow (3M Espe).
CONVENCIONAL (média)
Apresenta-se em forma de pasta
Viscosidade média
É a consistência mais comum, compreende a maioria das resinas compostas comercializadas.
CONDENSÁVEL (alta)
Contém menos diluente para ser mais viscosa
Baixo escoamento
Maior rigidez e redução da “pegajosidade” (aderem menos aos instrumentos de inserção)
Pouca estética (poucas cores comercializadas), dificuldade no polimento (maior rugosidade)
- Indicação: dentes posteriores.
- Marcas: Filtek P60 (3M).
Restauradores Universais
Resinas compostas de alta resistência mecânica e lisura superficial, nanoparticuladas ou microhibridas, podendo então ser indicadas tanto para dentes anteriores quanto posteriores.
-Marcas: Filtek Z250 XT (microhibrida), Filtek Z350 XT (nanoparticulada), Z100 (microhibrida), Charisma (microhibrida).
Marcas Comerciais 
Disponíveis
Atualmente na Clinica de Dentística II
Uma seringa com 4g possui quantidade suficiente para a realização de 20 a 30 restaurações (em média).
3M ESPE
1. Filtek Z250 XT - Restaurador universal
 • Resina microhíbrida indicada para restaurações diretas e indiretas em dentes anteriores e posteriores (Classes I, II, III, IV e V), para o fechamento de diastemas e para a esplintagem de dentes com mobilidade.
• Disponível em seringas com 4g, nas cores: A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, B2, B3, C2, D3, OA2, OA3.
2. Filtek Z350 XT - Restaurador universal
• Nanocompósito constituído de “nanoaglomerados”, compostos unicamente por nanopartículas.
• Indicada para dentes anteriores e posteriores (Classe I, II, III, IV e V).
• Disponível em um amplo sistema de cores composto por 33 cores agrupadas em 4 opacidades (Dentina, Corpo, Esmalte e Translúcida).
3. Z100 - Restaurador Universal
• Resina microhíbrida para restaurações diretas e indiretas em dentes anteriores e posteriores (Classes I, II, III, IV, V), para o fechamento de diastemas e para a esplintagem de dentes com mobilidade.
• Disponível em seringas com 4g, nas cores: A1, A2, A3, A3,5, A4, B2, B3, C2, C4, CY, I, P, UD.
FGM
Opallis:
• Resina composta microhíbrida indicada para restauração direta de dentes anteriores e posteriores. 
• Possui quatro níveis distintos de translucidez - esmalte, esmalte de efeito (extra-opacas e translúcidas), dentina e valor – distribuídos em trinta e cinco cores, sendo que as cores de esmalte e dentina seguem a escala Vita. 
• Oferece também cores específicas para dentes clareados (E-Bleach L, E-Bleach H, E-Bleach M, D-Bleach).
• Cores com elevada translucidez para restaurações estéticas (T-Yellow, T-Blue, T-Orange, T-Neutral, VH, VM, VL).
HERAEUS KULZER
1. Durafill VS
• Resina composta à base de micropartículas indicada para restaurações estéticas em dentes anteriores (Classes III, IV e V), para o fechamento de diastemas, confecção de facetas diretas e indiretas, ajustes de forma e tamanho. correção de cores, tratamento de defeitos congênitos da estrutura dental e ferulização de dentes após trauma;
• Possui reflexão natural da luz.
• Escala de cores confeccionada com a própria resina, porém pode ser utilizada seguindo a escala vita.
• Disponível em seringas de 4g nas cores: Esmalte: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, C1, C2, C3, C4 e D3; Dentina: OA2, OA3, OA3.5 e OB2; Dentes clareados e odontopediatria: SL, SLO, SSL; Regiões cervicais: YB e DB; Incisal: I.
2. Charisma - Resina universal
• Resina composta microhibrida indicada para restaurações em dentes anteriores e posteriores (Classes I, Classes I, II, III, IV e V), para o fechamento de diastemas, confecção de facetas diretas e indiretas, ajustes de forma e tamanho, correção de cores, tratamento de defeitos congênitos da estrutura dental e ferulização de dentes após trauma.
• Apresenta partículas com alta transmissibilidade, é radiopaca, tem tamanho médio de partículas de 0,7 mícrons e possui liberação de fluoretos / recarregável.
• Escala de cores confeccionada com a própria resina, porém pode ser utilizada seguindo a escala vita.
• Disponível em seringas de 4g nas cores: Esmalte: A1, A2, A3, A3.5, A4, B1, B2, B3, C2, C3, C4 e D3; Dentina: OA2, OA3, OA3.5 e OB2; Dentes clareados e odontopediatria: SL, SLO, SLT; Regiões cervicais: YB e DB; Incisal: I.
IVOCLAR VIVADENT
Four Seasons 
• Resina microhibrida de particulas finas, radiopaco e fotopolimerizavel para confecção de restauracões altamente esteticas em dentes anteriores e posteriores (classe 1, 2, 3, 4 e 5, Facetas diretas).
• Disponível em seringas com 4gr.
DFL
1. Natural Look
• Resina Composta microhibrida, indicada para restaurações em cavidades de Classes I, II, III, IV e V, além de facetas diretas, fechamento de diastemas e esplintagem periodontal com fibras.
Disponível nas cores: Esmalte: A1, A2, A3, A3.5, A4, B2, B3, C2, C3, C4, D3; Dentina: A2, A3.5, B2, C2; Incisal e Dentes clareados (CL).
2. Resina Natural Flow 
• Resina microhibrida indicada para restaurações em classes III e V, selamentos de fóssulas e fissuras, cimentação de facetas de porcelana, reparo em resina composta e colagem de fragmentos. 
• Não é solúvel nos fluidos bucais e está disponível nas cores da escala vita.
DENTSPLY
FluroShield
• Resina indicada para o selamento de fóssulas e fissuras para a prevenção da cárie na face oclusal dos dentes através da barreira mecânica formada pela resina e da liberação flúor para as estruturas dentárias, pois reduz os índices de desmineralização do esmalte dental. 
• Disponível nas versões Matizado ou Branco Opaco.
• Possui 50% em peso de cargas inorgânicas e libera flúor.
Outras Resinas Compostas Comercializadas
3M ESPE
Filtek™ P60 - Condensável
• Resina microhibrida indicada para restaurações diretas e indiretas em dentes posteriores, Classes I e II.
• Disponível em seringas com 4g, nas cores: A3, B2 e C2.
Filtek™ P90
• Resina à base de Silorano (apresenta contração volumétrica menor), indicada para a realização de restaurações diretas em dentes posteriores Classes I e II.
• Desvantagem: requer a utilização do Sistema Adesivo Filtek P90 (primer e adesivo), devido à sua tecnologia especial (Silorano), não podendo ser utilizada com nenhum outro sistema adesivo.
• Disponível em seringas com 4g nas cores: A2, A3;
• Acompanha primer e adesivo.
Estelite Sigma Quick
• Compósito “sub-micrônico” com partículas esféricas e idênticas de tamanho 0,2 micra. 82% de peso e 71% de volume de carga inorgânica em zircônia-sílica.
• Inovativa e patenteada tecnologia RAP (Radical Amplified Photopolymerization), para polimerização mais rápida (em torno de 10 segundos dependendo da potência da luz).
• Indicada para restaurações anteriores e posteriores, diretas ou indiretas, incluindo superfícies oclusivas, fechamento de diastemas, ancoragem de dentes, construção de cúspides, reparo em compósitos e porcelanas.
• Possui estabilidade de cor após polimerização, fluorescência natural, apresenta-se natural diante de luz negra, não é pegajosa, tem alta resistência ao desgaste, longevidade no brilho, baixa contração, alta radiopacidade quando visualizada em radiografias. 
• Disponível em seringas com 3,8g nas cores: Esmalte: A1; A2; A3; A3.5; A4(cervical); A5; B1; B2; B3; B4; C1; C2; C3; CE(incisal). Opalescente: OA1; OA2; OA3; Opaca: OPA2. Clareados: BW; WE.
Acabamento e Polimento
Inicialmente deve ser feito o acabamento, para remover os grandes excessos e adequar a restauração anatomicamente para depois realizar o polimento, que recupera a textura superficial e a estética e evita problemas biológicos como o acúmulo de placa. 
Deve-se levar em consideração que o dente não é completamente liso, tem suas rugosidades naturais mesmo que muitas vezes invisíveis a olho nú.
A realização do acabamento e polimento não tem importância apenas estética, mas também funcional, isso porque cada dente tem uma forma adequada para realizar a sua função e isso não deve ser perdido. Por exemplo, áreas palatinas e de cristas marginais tem função de reforço e devem ser preservadas. Além disso, dentes com faces rugosas além de facilitarem o acúmulo de placa machucam a mucosa adjacente.
No acabamento são utilizados instrumentos capazes de cortar material restaurador. 
Para um acabamento mais grosseiro pode-se utilizar fresas multilaminadas, que cortam apenas o material restaurador (resina composta) e preservam a estrutura dentária (esmalte). Para um acabamento mais fino pode-se utilizar fresas diamantadas F (mais grossa) e FF (mais fina), que cortam tanto o material restaurador (resina composta) quanto a estrutura dentária, e por isso, devem ser utilizadas com bastante cuidado para preservar o dente. Contudo, as fresas multilaminadas promovem platôs de desgaste, como se fossem fatias, enquanto as diamantadas promovem um desgaste mais limpo, homogêneo, sendo mais estético.
Já no polimento são utilizados instrumentos
capazes de melhorar a superfície sem cortar material.
Para um polimento mais grosseiro pode-se utilizar instrumentos de maior granulação, enquanto para polimentos mais finos, superficiais pode-se utilizar instrumentos de menor granulação.
Instrumentais solicitados pela disciplina de Dentística I e II
FRESAS MULTILAMINADAS 
FRESAS DIAMANTADAS F E FF - KG
SOF-LEX POP-ON – 3M ESPE
Discos disponíveis em 4 granulações: grossa, média, fina e superfina. Discos de granulação grossa ou média para contorno, e fina para acabamento. Granulação superfina para obtenção de um excelente polimento.
Sistema simplificado de cores (4 tons de laranja) que facilitam a sequência de utilização: da mais escura para a mais clara.
Cada cor possui uma granulação diferente, e quando usadas na sequencia correta possibilitam uma boa lisura de superfície.
ASTROPOL – Ivoclar Vivadent
Sistema de polimento de alta qualidade, com três passos, para acabamento e polimento das restaurações de
amálgama e de compósitos. 
Estão disponíveis em quatro formatos: chama pequena, chama grande, taça e disco.
Usar somente com abundante spray de água.
Usar sem pasta de polimento.
A limpeza mecânica dos instrumentos de polimento debaixo da água corrente de torneira e a esterilização subseqüente em autoclave (a vapor) aumenta o número de vezes que os instrumentos de polimento podem ser reusados.
Esses polidores são recomendados especialmente para compósitos híbridos.
Aplicação
– 1º Passo: Com a ponta de acabamento Astropol F (cinza), o excesso de material pode ser removido e as superfícies ásperas da restauração podem ser alisadas.
– 2º Passo: O polimento com a ponta montada Astropol P (verde) promove superfície final totalmente lisa.
– 3º Passo: A micro-fina ponta montada de diamante Astropol HP (rosa fosco) produz, de modo rápido, uma superfície final de alto brilho. Não aplicar pressão.
ASTROBRUSH – Ivoclar Vivadent
Escovas de polimento para superfícies oclusais e côncavas de restaurações e, em particular, para fissuras. O efeito de polimento é alcançado à custa do carboneto de silício, que está incorporado às cerdas do Astrobrush. Deste modo, as pastas de polimento não são necessárias.
Está disponível em três formas: taça regular, taça pequena e ponta.
Indicado para o polimento de alto brilho de restaurações feitas de compósito, compômero, cerâmica e cimento de ionômero de vidro.
- É autoclavável.
Aplicação:
Taça regular: particularmente adequada para as extensas superfícies de restaurações, situadas na região posterior da cavidade oral. A forma taça regular representa o instrumento básico para a remoção de descolorações dentais externas, durante o tratamento profilático.
Taça pequena: para polimento de restaurações anteriores e cervicais, e para polimento de superfícies oclusais de restaurações estéticas posteriores. Para a remoção de descolorações dentais, muito próximas da gengiva, durante o tratamento profilático.
Ponta: Para polimento de fissuras oclusais profundas em restaurações estéticas posteriores. Para a remoção de
descolorações dentais externas, situadas em áreas proximais, durante o tratamento profilático.
TIRAS DE LIXA - KG
Acabamento e polimento em superfícies proximais de restaurações realizadas com resina composta e ionômero de vidro.
Abrasivo de granulação média (cinza) e fina (branca);
Cada tira possui um centro neutro (sem abrasivo) para facilitar a introdução nas superfícies interproximais dos dentes.
Contém nano partículas.
DISCOS DE FELTRO DIAMOND FLEX – FGM
São discos flexíveis utilizados para suportar pastas e abrasivos para polimento de materiais restauradores e do esmalte dental.
A flexibilidade dos discos de feltro proporciona o polimento em superfícies irregulares ou curvas e adaptam-se às margens dos dentes perfeitamente.
Aplicação
– 1º Passo: Fixe o disco de feltro sobre o mandril encaixando-o através da cavidade no suporte de silicone.
– 2º Passo: Encaixe o conjunto (mandril e disco de lixa) no contra ângulo e aplique uma pequena porção de pasta de polimento sobre a face superior do disco ou diretamente na superfície a ser polida.
– 3º Passo: Inicie o procedimento utilizando baixa rotação, baixa pressão e movimentos intermitentes sobre a superfície a ser trabalhada. Desta forma, evita-se um aquecimento excessivo da superfície.
Obs: No caso de uso de pastas com diferentes granulações reserve discos exclusivos para cada pasta. O uso do mesmo disco causará insucesso no acabamento final porque prevalecerá o resultado da pasta de granulação mais grossa.
JIFFY POLISHERS – Ultradent
São taças, discos e pontas abrasivas disponíveis em vários tamanhos e granulações para o acabamento e polimento de restaurações em resina composta, para utilizar após a escultura e alisamento das restaurações em resina composta com pontas diamantadas e brocas, discos de lixa, etc. 
Acerte as irregularidades mais pronunciadas com polidores Jiffy verdes; continue com os polidores Jiffy amarelos para suavizar as irregularidades menores e efetue o acabamento com os polidores Jiffy brancos.
- Autoclaváveis.
Não é necessária a utilização de todos os tipos de polimento disponíveis em uma única restauração.
Pode-se utilizar as fresas e depois o sof-lex, as fresas e depois as pontas para polimento de resina ou os discos de feltro, apenas o sof-lex, etc. Mesmo com relação aos discos, há casos em que não há a necessidade de utilizar todas as granulações.
Deve-se avaliar o caso e adequar o polimento à quantidade de material a ser removido e a região a ser acabada/polida. 
O acabamento/polimento mais grosseiro deve ser feito na mesma sessão, contudo, o acabamento/polimento final só poderá ser feito com pelo menos 48h após a finalização da restauração, isso para que a polimerização da resina composta seja completamente finalizada e as alterações dimensionais devido à contração de polimerização e a expansão por sorção de água aconteçam e o polimento não seja realizado em excesso ou de forma errada.
Deve-se orientar ao paciente para que ele evite alimentos com muito pigmento nessas primeiras 48 horas, pois é o momento em que a resina mais mancha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes