Buscar

Doenças do esofago e estomago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Doenças do esôfago e estômago
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
A DRGE é uma das enfermidades do aparelho digestivo com maior prevalência mundial. A DRGE tem manifestações típicas e atípicas, e evolução benigna na grande maioria dos casos. Sua etiologia é multifatorial, está relacionada com o desequilíbrio entre fatores de proteção e agressão.
Todos os indivíduos normais apresentam episódios de refluxo gastroesofágico ao longo do dia. A defesa normal esvazia o esôfago rapidamente e os fatores de defesa protegem a mucosa esofágica. O hábito alimentar, utilização de etanol e tabaco interferem diretamente neste mecanismo.
Sinais e Sintomas
Outros sinais e sintomas também estão relacionados com a DRGE
Anemia Ferropriva
Anorexia
Disfagia/Odinofagia
Sangramento Gastrointestinal
Perda Ponderal
Idade > 50 anos
Icterícia
Massa Abdominal
História de Neoplasia Abdominal
Atualmente o diagnóstico é fechado por um quadro clínico compatível e a presença de sintomas típicos por mais de duas vezes por semana e mais de dois meses de duração.
Exames
Endoscopia digestiva alta identifica a presença de esofagite em apenas metade dos portadores de DRGE, sendo muito útil para o estadiamento da intensidade desta doença. 
Guias de conduta americanos sugerem tratamento direto, sem investigação complementar nos casos de sintomas típicos, quando não houverem sinais de complicações ou sinais de alerta
Tratamento
Mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares são de grande importância no tratamento não farmacologico da DRGE. 
Deve-se realizar um plano terapêutico individualizado para as necessidades do paciente, abordando questões como hábitos de vida, utilização de drogas lícitas, além de aspectos emocionais.
No caso do uso de inibidores da bomba de prótons (ex: omeprazol) deve-se atentar-se aos níveis de cálcio, já que essa categoria de fármaco pode levar a longo prazo uma redução na absorção do cálcio
 Gastrite e Úlcera péptica
Trata-se de uma doença onde os fatores de proteção da mucosa gastroduodenal são vencidos pelos fatores agressivos. Em cerca de 80% das úlceras gástricas e 95% das duodenais, à bactéria espiralada H. pylori toca o papel central da etiologia. Nos casos H. pylori negativos o uso de drogas anti-inflamatórias não hormonais (AINEs) são o fator desencadeante principal. Outras situações raras, devem ser cuidadosamente examinadas e sugerimos avaliação de especialista.
Sinais e Sintomas
A dor epigástrica com ritmo é o sintoma mais típico. 
No caso da úlcera duodenal o ritmo é doe-come-passa enquanto nos portadores de úlcera gástrica é come-doe-passa. 
Outro sintoma considerado típico é o “clocking” caracterizado pelo despertar noturno com dor que é aliviada por ingestão de alimentos alcalinos. 
Muitos pacientes, entretanto, podem não apresentar sintomas, ou mesmo abrir o quadro clínico com complicações como perfuração ou sangramento, que são emergências médicas, necessitando internação.
Exames
Frente a suspeita clínica de doença ulcerosa péptica, o diagnóstico é confirmado pelo exame endoscópico da mucosa gastroduodenal, popularmente conhecido como endoscopia digestiva alta (EDA). A sua solicitação deve acompanhar o pedido de pesquisa de H. pylori.
Tratamento
Tratamento da doença ulcerosa péptica consiste em remover o agente causal, AINEs ou erradicar o H. pylori e na cicatrização das lesões. A integralidade deve ser considerada no tratamento do indivíduo.
Em relação a alimentação e mudanças no estilo de vida, algumas mudanças auxiliam no tratamento
Retire da sua alimentação os alimentos que não lhe forem toleráveis
Use sal com moderação
Ficar sem se alimentar por longos períodos, pular refeições, comer rapidamente, refeições gordurosas próximas ao horário de dormir
Alimentos gordurosos à milanesa, fritos, empanados, preparações como feijoada, mocotó e dobradinha
Condimentos (pimentas, temperos prontos, caldos de carne, realçador de sabor, molho inglês, molho de pimenta, shoyu, páprica, noz moscada, canela), mostarda, catchup e conservas
Bebidas alcoólicas, refrigerantes, bebidas gasosas, café, chás (preto, verde, mate), ingerir líquidos nas refeições
Pratique atividade física orientada regularmente, pois auxilia na manutenção do peso adequado, no combate ao estresse e melhora a qualidade de vida.

Outros materiais

Outros materiais