Buscar

DESCRIÇÃO DO MICROSCÓPIO

Prévia do material em texto

DESCRIÇÃO DO MICROSCÓPIO
Parte mecânica
PÉ ou BASE: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
BRAÇO ou COLUNA: peça que liga o pé à parte superior do microscópio. Sustenta o tubo do microscópio, onde se encontram as lentes.
PLATINA: peça de apoio da lâmina contendo o material para estudo (preparação). O centro possui um orifício para a passagem da luz.
PARAFUSO MACROMÉTRICO: localiza-se em ambos lados da coluna e serve para ajustar o foco. Permitem grandes avanços ou recuos da platina em relação à objetiva.
PARAFUSO MICROMÉTRICO: localiza-se em ambos os lados da coluna encaixados sobre o parafuso macrométrico. Ajusta o foco finamente, através de pequenos avanços ou recuos da platina.
CANHÃO: parte superior do microscópio constituída por uma peça semi-esférica ligada a um tubo oco. Internamente, abriga um prisma e sustenta as lentes objetivas e oculares.
REVÓLVER: peça em que se encaixam as lentes objetivas. Nela existe um disco com ranhuras por onde se faz o giro do revólver para a mudança das objetivas.
CHARRIOT: peça ligada à platina para movimentar a lâmina no plano horizontal. Possui uma presilha que prende a lâmina sobre a platina. O charriot permite o deslizamento da lâmina da esquerda para a direita e vice-versa e de trás para frente e vice-versa.
Parte Óptica
SISTEMA DE ILUMINAÇÃO: todos os seus elementos estão abaixo da platina
FONTE DE LUZ: acoplada ao pé do microscópio (embutida). Opcionalmente pode receber filtros.
CONDENSADOR: conjunto de lentes. Concentra a luz e fornece iluminação uniforme ao material. O condensador permite maior ou menor incidência de raios luminosos no material a ser observado. Fornece também possibilidades de contraste da imagem principalmente no caso de observação de preparação a fresco. O parafuso localizado lateralmente permite a movimentação do condensador.
DIAFRAGMA: dispositivo que regula a intensidade de luz que atinge a preparação, comandado através de uma alavanca de abertura e fechamento da peça, localizada no condensador. A sua regulagem adequada evita os raios luminosos marginais, obtendo-se imagem mais nítida. Alguns microscópios são dotados ainda de um outro tipo de diafragma, chamado diafragma de campo, constituído de um anel giratório sobre a fonte de luz, no pé do microscópio.
FILTROS: em geral são de vidro, os quais absorvem parte das radiações luminosas permitindo usar faixas estreitas de luz, de comprimento de onda selecionados de acordo com a coloração destes filtros.
SISTEMA ÓPTICO DE OBSERVAÇÃO
LENTE OCULAR: é formado por um sistema de lentes cuja posição está sempre próxima ao olho do observador. Sua função é recolher a imagem aumentada, vertical e direta. Como a imagem que a objetiva oferece é invertida, a imagem final do microscópio será também invertida. As oculares são formadas por duas lentes convergentes que ampliam e corrigem defeitos da imagem dada pela objetiva. Traz gravado o aumento que proporciona.
Pode ter 1 (mono-ocular) ou 2 (binoculares)
LENTE OBJETIVA: cada objetiva é um conjunto de 4 ou mais lentes superpostas. O microscópio possui geralmente 4 objetivas, proporcionando aumentos diferentes. O valor do aumento está gravado na própria objetiva. O segundo número gravado corresponde à abertura numérica da lente.
Na objetiva de imersão utiliza-se um óleo transparente entre a lâmina e o material a ser examinado. O óleo utilizado é o óleo de cedro (ou sintético) com a finalidade de tornar mais claro o campo do microscópio, o que acontece quando o óleo homogeneiza o meio óptico entre esses dois elementos.
As objetivas trazem inscrições que especificam suas características
Exemplo: 10/0,22
160/0,17
10 = aumento de 10x
0,22 = valor da abertura numérica
160 = distância da rosca da objetiva até a ocular em mm
0,17 = espessura da lamínula para a qual formar-se-á imagem nítida
O AUMENTO DA IMAGEM não diz respeito à riqueza de detalhes da imagem obtida. O aumento refere-se ao tamanho aparente da imagem em relação ao objeto e é conseguido pelo produto:
Aumento final = aumento da objetiva x aumento da ocular

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes