Buscar

Bioquimica2.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a diferença entre aldose e Cetose? Quantos esterioisomeros são possíveis p/ uma cetopentose e p/ uma aldopentose? Aldose são açúcares com grupo funcional aldeído e Cetoses são açucares com grupo funcional cetona. Cetopentose de todos os carbonos de uma Cetose 3 não serão quirais portanto 2 serão = a 4esteroisomeros.Já em relação aos carbonos de uma aldose apenas dois não serão quirais portanto 3 serão= a 2 esterioisomeros. 
O que é uma ligação glicosídica, o q é um açúcar redutor, e o que significam Homopolissacarideos e heteropolissacarideos? R: Ligação glicosídica é uma ligação acetal entre carboidratos. Açúcar redutor?È qualquer açúcar que, em solução básica, forma algum aldeído ou cetona. Homopolissacarideos são resultantes da polimerização de apenas uma espécie de monossacarídeos. (celulose, amido e glicogênio). Heteropolissacarideos são polissacarídeos que produzem misturas de monossacarídeos por hidrolise. Ex: heparina, ácido hiarulônico.
Qual a diferença estrutural entre celulose, amilose e Amilopectina? Celulose constitui-se de Beta glicose em ligação 1-4. Amilose é um polímero da glicose em ligação alfa, 1-4. Amilopectina possui ligações alfa 1-6, além das ligações alfa 1-4, isto lhe confere uma estrutura ramificada. Obs. o glicogênio é semelhante à amilopectina, porem, com maior numero de ramificações. O glicogênio nos animais tem a mesma função do amido nos vegetais: alimento de reserva. As ramificações no glicogênio ocorrem a cada quatro ou cinco resíduos de glicose. 
Explique as diferenças entre proteínas integrais e periféricas de membrana e descreva o modelo mosaico fluido. Proteínas periféricas estão inteiramente fora da membrana, mas são ligadas a ela por forças moleculares fracas, podem ser dissociadas da membrana por agentes que rompem estas ligações. Proteínas integrais são encaixadas na camada lipídica, muitas delas estão estendidas dum lado ao outro da membrana e são chamadas de proteínas transmembranares. Possui três domínios diferentes dois hidrofílicos e um hidrofóbico. Modelo mosaico fluido: Dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltada para o interior e hidrofílicas voltada para o exterior.É um mosaico por ser constituído por macromoléculas diferentes entre si e fluida,porque os lipídeos que as compõe tem movimento e fazem com a membrana seja móvel. 
 Diferencie o transporte mediado passivo (difusão facilitada), transporte ativo primário e transporte ativo secundário. Pq os íons como o K, Na e Cl não atravessam as membranas por difusão simples? R: Difusão facilitada (sem gasto de energia) presença de carregadores ou transportadores que se combinam a glicose formando um composto solúvel em lipídeo, Captura a glicose na superfície na membrana é uma mecanismo que não tem gasto de energia. Transporte ativo (gasta energia) confere a membrana um caráter seletivo, permitindo a entrada e a saída de substancias diversas de acordo com as necessidades da célula. A célula consome energia metabólica e necessita de carregadores específicos (enzima ATPASE). Porque a difusão simples é de acordo com gradiente de concentração e o transporte ativo e contra o gradiente de concentração Ex: Para sair K+ tem que entrar Na+ “bombardeamento”.
As membranas de bactérias crescidas em 20°C tendem a ter maior proporção de ácidos graxos insaturados que as membranas de bactérias crescidas a 37°C; da mesma forma, os animais que vivem em clima frio tendem a possuir mais resíduos de ácidos graxos polisaturados que animais q vivem em clima quente. Qual a razão dessas diferenças?Os triglicerídeos (três ácidos graxos e um glicerol) têm como função o isolamento térmico, que evita a perda excessiva de calor para o meio ambiente. Devido a isso que em temperaturas menores tendem a ter mais proporção de ácidos graxos. 
Quais são os precursores metabólicos dos aminoácidos não-essenciais? Qual a importância do glutamano para a biossintese dos aminoácidos, e o pq? Quatro metabolitos comuns: piruvato, oxalacetato, alfa-ceto glutarato e o Fosfoglicerato. O glutamano é importante, pois participa da produção dos metabolitos.
Sabendo que as margarinas são feitas a partir de óleos vegetais, por que o produto é sólido? Por que passa pelo processo de hidrogenação a qual reduz o bom colesterol HDL e se eleva o mau colesterol LDL
Qual a principal diferença entre ceras, gorduras e óleos? Ceras são ésteres simples formados de um acido graxo e um álcool de cadeia longa Ex: palmitato de cetila,obtido do óleo de baleia e palmitato de miricila,obtido da cera de abelha.
Qual a classe de lipídeos que possui açúcares na sua molécula?Os glicolipideos.
O que é degeneração do código genético? O código genético degenerado significa que vários códons diferentes codificam o mesmo aminoácido. A vantagem é então minimizar a probabilidade de haver erros na tradução.
Tipos de RNA contidos no organismo vivo de eucariotos e suas funções? RNA mensageiro: Inclui toda informação, determina a seqüência de aminoácidos em uma cadeia peptídica RNA transportador: Transporte de aminoácidos para a síntese protéica. RNA ribossômico: função catalítica no ribossomo e combina com proteína para formar ribossomo
O que é uma molécula quiral e sua função no carboidrato. È uma molécula que possui quatro ligantes diferentes. Função de identificar isomeria óptica.
Explicar DNA e RNA, transcrição e replicação. DNA: acido desoxirribonucléico: é formado por base nitrogenada um grupo fosfato e uma desoxirribose, responsável por carregar a informação gênica. O DNA é como um código secreto de letras, que ao ser decifrado pela célula, produz os componentes que fazem parte do nosso corpo (molécula informacional). RNA: Ácido ribonucléico; tipo de ácido nucléico; possui molécula filamentosa de cadeia simples, tem ribose, fosfato e a bases nitrogenadas adenina, guanina, citosina e uracila. Um polímero de ribonucleotídeos (formação de proteínas). Transcrição: é o processo de formação do RNA mensageiro a partir da cadeia-molde de DNA. Tradução o RNA é usado como molde para fazer a proteína. Replicação:processo de duplicação de uma molécula de DNA 
Cite as moléculas existentes na membrana do organismo eucarioto Proteínas, lipídeos e carboidratos
 Função do glicogênio e onde ele é encontrado. A Função primordial do glicogênio em nosso metabolismo é a de produção de energia, mas dependendo de onde ele é armazenado essa energia será utilizada de diferentes maneiras. O glicogênio pode ser armazenado em quase todas as células do nosso corpo, mas é em pequenas quantidades e para a produção de energia própria, sendo assim os principais estoques são no fígado e no músculo esquelético.
Diferença entre celulose e amido. O amido possuiu ligações do tipo alfa glicose, de cadeia espiralada, com função de armazenamento em quanto à celulose apresenta ligações do tipo beta glicose, cadeia linear com função estrutural.

Outros materiais