Buscar

Teoria Geral do Estado

Prévia do material em texto

Anhanguera UNIDERP0
	
 
Sistemas de governo
Regime Parlamentarista de governo
Enquanto, a partir do século XIII, em toda a Europa se assistiu a um fenômeno da concentração de poderes pelos monarcas em detrimento dos senhores feudais e das corporações de artífices, na Inglaterra sucedeu o contrário, devido a um fato histórico importante. Em 1066, a Inglaterra foi conquistada pelos normandos do norte da França que subjugaram os antigos habitantes anglo-saxões orgulhosos de sua autonomia desde que ocuparam a antiga Britânia do Romanos.
Como reação contra o estrangeiro normando, os anglo-saxões se mantiveram em atitude de rebelião e guerrilha até o advento dos Plantagenetas que pretenderam pacificar a Inglaterra concedendo cargos aos anglo-saxões influentes. Mas essa política foi interrompida por João sem Terra quando carregou o pais de pesados tributos para conseguir subsídios em sua guerra pelo trono Frances. Foi quando se deu o levante de 1215 que culminou na assinatura da Magna Carta que limitava o Poder real e criava o Parlamento, com representantes do clero e da nobreza a câmara do Lordes; e dos burgueses e artífices a câmara dos Comuns. Inaugurou se ali o regime, ou sistema, do parlamentarismo, que em suas linhas gerais permanece até hoje, apesar de várias tentativas de restauração do absolutismo nos sécs. XVI e XII, que ocasionaram revoltas e declarações de direitos em 1648 e 1688 para reforçar ou restaurar o regime parlamentarista.
O regime parlamentarista pode funcionar tanto em uma forma monárquica como em uma forma republicana. O que caracteriza esse regime de governo é a figura do chefe de Estado se diferencia da figura do chefe de governo. Nesse sistema, portanto, o rei ou presidente exerce o papel de chefe do Estado, enquanto o chefe de governo é o primeiro ministro ou chefe de gabinete.
Esse é o regime vigente nas monarquias constitucionais Inglesa, holandesa, espanhola e outras. Também é adotada pelas republicas da Itália e da França. 
Distinção entre o Chefe de Estado e Chefe de Governo
Chefia de Estado- Nas monarquias, exercido pelo Rei, e nas Republicas pelo presidente. É a atribuição constitucional para representar interna e internacionalmente o Estado. É uma atribuição legitimada pelo voto quando for republica, para permitir o exercício de funções e competências. 
Chefia de Governo- É exercida pelo 1º ministro com sustentação política do parlamento. O 1º ministro representa a maioria e é escolhido pelo presidente ou rei, devendo obter a aprovação do parlamento. O governo terá um conjunto de ministros que formarão um gabinete de ministros. O 1º ministro tem funções políticas e seu poder só tem legitimidade enquanto tiver maioria parlamentar.
Características do Parlamentarismo
É típico das monarquias constitucionais, de onde se estendeu as Republicas.
O Poder Executivo se divide em duas partes: um chefe de Estado, normalmente exercido pelo Monarca ou pelo Presidente da República, e um Chefe de Governo exercido por um Ministro ou Presidente de conselho de Ministros.
O 1º Ministro é indicado ou nomeado pelo presidente da república ou rei, mas sua investidura definitiva, bem como sua permanência posterior no cargo, depende da confiança e maioria no parlamento.
A aprovação do 1º Ministro e dos eu Conselho de Ministros pelo parlamento se faz pela aprovação de um plano de governo aprovando o plano e empenhando-se na concretização do mesmo perante o povo.
O Governo é assim exercido por um corpo coletivo de modo que as medidas governamentais implicam na atividade d todos os Ministros e ministérios;
O poder Legislativo assume no Parlamento funções Político Governamentais, mas amplas, transformando-se em Parlamento, na medida em que compreende também os membros do governo;
Responsabilidade política: O governo é responsável perante o Parlamento o que significa que o governo depende de seu apoio e confiança para governar ou permanecer no governo;
Presidencialismo
Regime adotado atualmente no Brasil, historicamente foi criado no séc. XVIII, nos Estados Unidos da América. Na época, a monarquia inglesa atuava como Chefe de Estados sobre as treze colônias norte americanas. Esse regime, que concentrava o poder nas mãos da Inglaterra, gerava insatisfação dos governados em relação ao governante. Tais insatisfações fizeram com que a tripartição do poder, idealizada por Montesquieu, ganhasse força e, em 1776, determinasse a adoção deste novo regime de governo conhecido como presidencialista, que, no caso impede a concentração do poder nas mãos de uma pessoa ou grupo, dividindo-o. 
A partir dos Estados Unidos da américa do Norte, o sistema presidencialista foi implementado em vários países da América Latina, que declararam sua independência, a grande maioria, no séc.XIX.
Especificamente no Brasil, a Constituição brasileira de 1891 dispunha na Seção II, Capitulo I, art. 41, o seguinte “Exerce o Poder Executivo o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, como chefe eletivo da Nação”.
O sistema presidencialista é muito fiel à teoria tripartite proposta por Montesquieu, uma vez que divide as funções precípuas de cada um dos poderes. Apesar da clara delimitação de funções, é necessário ressaltar que os poderes são independentes, mas não absolutos, sendo previsto na própria Constituição sistemas de vigilância reciproca entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. O presidente da República pode vetar uma lei aprovada pelo Poder Legislativo e o Poder Legislativo pode instaurar processo de impedimento (impeachment) em desfavor do Presidente. Tal sistema recebe o nome de freios e contrapesos (checks and balances).
Em linhas gerais, conceitua se o regime de governo presidencialista como sendo próprio das republicas, em que seu líder o Presidente da República é escolhido pelo voto para mandatos regulares, acumulando a função de chefia de Estado e do Governo. Os Ministros são nomeados e demitidos pelo próprio Presidente da República, que pratica tais atos sem precisar consultar o poder Legislativo para tanto.
Características do governo Presidencialista
O Presidente da República É o Chefe de Estado do Governo- O mesmo órgão unipessoal acumula as duas atribuições, exercendo o papel de vinculo moral do Estado e desempenhando as funções de representante, ao mesmo tempo em que exerce a chefia do poder executivo;
A Chefia do Executivo é Unipessoal- a responsabilidade pela fixação de diretrizes do poder executivo cabe exclusivamente ao Presidente da República;
Eletividade- o Presidente da República é eleito pelo sufrágio universal;
Temporariedade- o Chefe do Governo recebe um mandato com o prazo de duração pré-determinado;
O Presidente da República tem Poder de Veto-Os projetos aprovados pelo Poder Legislativo, excetuando se as raras hipóteses de competência exclusiva deste, devem ser remetidos ao Presidente da República para sua Sanção, que é manifestação de sua concordância. Se considerar o projeto inconstitucional ou inconveniente pode veta ló, negando a sanção e comunicando ao legislativo o veto;
Supremacia da Lei Constitucional Rígida- a Constituição é a Lei maior do Estado, podendo sofrer alterações mediante processo especial;
Independência Dos Três Poderes do Estado- Os poderes executivos, Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si;
É Sistema Típico das Republicas.
 
Campo Grande 26 de junho de 2015
2 
Regime Parlamentarista de governo 4

Outros materiais