ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
36 pág.

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING


DisciplinaAdministração de Marketing e Inovação56 materiais857 seguidores
Pré-visualização11 páginas
1.
Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
 	Descoberta do Brasil
	Unificação do Mercosul
	Primeira gerra mundial
	Segunda guerra mundial
Certo		Revolução Industrial
Explicação:
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como um processo de grandes transformações econômico-sociais, trouxe consigo o aparecimento das empresas formais¿ e, consequentemente, com o decorrer do tempo, os conceitos de organização do trabalho, estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão, foram evoluindo.
2.
No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
 	demográficos
	econômicos
Certo		colaboradores
	sindicais
	sociais
Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).
3.
As ONGs, organizações sem fins lucrativos (conhecidas como organizações do Terceiro Setor) trabalham junto com as empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. 
Portanto: (assinale a opção INCORRETA)
Certo		As ONGs são excludentes.
As ONGs buscam atender as pessoas com mais necessidade. 
	As ONGs organizações não empresariais.
	As ONGs são includentes.
	As ONGs são organizações não governamentais.
Explicação:
Como as ONGs são organizações NÃO governamentais, não têm fins lucrativos (não são empresariais) e seu objetivo é atender aos mais necessitados, com certeza são organizações includentes e não EXCLUDENTES.
Sendo assim como o enunciado propõe que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser indicada é: As ONGs são EXCLUDENTES.
4.
Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do:
 	Ambiente interno.
	Macroambiente.
Certo		Ambiente de tarefa.
	Ambiente geral.
	Ambiente maior.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
5.
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal, o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente.
Dentro deste contexto assinale a alternativa INCORRETA:
	Nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização, por determinação da lei. 
	Toda organização, sejam elas empresas ou organizações não empresariais, precisam de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. 
	Nas empresas, quando o resultado é positivo, é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios.
	Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Ou seja, todo o custo.
Certo		Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso.
Explicação:
Como o enunciado pede que seja apontada a opção INCORRETA, a alternativa a ser assinalada é: Tanto em empresas quanto organizações empresariais, a qualidade da administração não será um fator determinante para o sucesso. ¿ uma vez que a administração É FATOR DETERMINANTE.
6.
dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
 	maior competição entre as empresas
	ampliação de mercados e produtos
	Rompimento das barreiras entre países
	maior diversidade de serviços
Certo		diminuição da oferta de produtos
Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento de barreiras, maior competição, maior diversidade e ampliação de mercados e de produtos, a alternativa que destoa, ou seja, a que NÃO tem relação com a globalização é ¿diminuição da oferta de produtos¿.
7.
Todas as reportagens afirmam que a crise no Brasil não para de piorar. As previsões dos especialistas são pessimistas para o PIB de 2015 e com mais previsões de recessão em 2016. Assinale a alternativa que apresenta o cenário do macroambiente destacado nesta afirmação:
 Certo		Cenário econômico.
	Cenário ecológico.
	Cenário cultural.
	Cenário social.
	Cenário sindical.
Explicação:
O Macroambiente é composto de diferentes cenários, e o que analisa o comportamento do PIB é o econômico.
8.
Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
 	Ambiente interno.
	Ambiente Geral.
	Macro-ambiente.
Certo		Ambiente de Tarefa.
	Ambiente maior.
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
1.
Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar:
 	Divulgar a terceiros o produto
Certo		Licenciar o produto
	Vender o produto
	Arranjar sócios
	Procurar financiamento
2.
O Sr. Antonio Rocha, lavrador, proprietário de um pequeno sitio que produz hortaliças, tem problema de comercialização, pois está sujeito a intermediários que compram seus produtos e ele tem percebido que a maior parcela dos ganhos fica com esses intermediários. Como ele trabalha basicamente com seus colaboradores, que são mensalistas, registrados, ele vem buscando estruturar melhor seu negócio, caso não disponha de capital para a compra de caminhão e atue também na distribuição. No caso do Sr. Antonio Rocha, a melhor alternativa de estruturar o seu negócio é:
 	Associar a uma franquia, caso exista.
	Criar uma empresa tradicional.
Certo		Formar uma cooperativa de produtores ou associar-se a uma já existente na região.
	Criar um escritório doméstico.
	Formalizar como empresa familiar
3.
"Senti que era agora ou nunca o momento de começar um novo empreendimento quando me aproximei dos 30 anos", disse um empreendedor pesquisado. Sobre tal afirmação, podemos dizer que:
 	Um empreendedor não precisa nem de experiência, nem de apoio financeiro, muito menos de um alto nível de energia para lançar e administrar um novo empreendimento com sucesso, o que torna a idade um fator irrelevante na criação de um novo negócio.
	Um empreendedor precisa de experiência e apoio financeiro, mas não de um alto nível de energia