Buscar

AV. PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0574_AV_201506545661 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201506545661 - ALESSANDRA SOUSA SANTOS DA SILVA
	Professor:
	MARCIA CORDEIRO PINHEIRO
	Turma: 9036/AE
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1        Data: 22/06/2015 18:34:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201506829501)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Psicologia no contexto organizacional oferece um campo de estudo no comportamento tão subjetivo quanto em outras esferas. Como podemos definir as organizações? Cite dois exemplos.
		
	
Resposta: Organizações é um sistema vivo e dinamico onde pessoas fazem parte de um sistema de interações. Um Grupo de pessoas que estão juntos para a mesma finalidade , com o mesmo objetivo . Organizações não somente são empresas , mas grupos em geral , podemos entender até a Familia ou Igreja como uma organização , pois em ambos os exemplos pessoas ocupam lugares , posições e interagem nessa relação .
	
Gabarito: Define como sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506646323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O administrador de uma empresa de ônibus, encarregado de realizar um processo seletivo para contratação de novos motoristas, optou pela realização de um teste de direção com os candidatos, visando avaliar a habilidade dos mesmos em conduzir o veículo. Este instrumento de seleção de pessoal denomina-se:
		
	 
	teste de simulação de desempenho
	
	entrevista não estruturada
	
	dinâmica de grupo
	
	entrevista estruturada
	
	teste escrito
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507167968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São algumas das condições favoráveis ao aprendizado, assinale apenas a alternativa correta: ( ) Política e clima organizacional que desmotivem a aprendizagem. ( ) Abertura nos canais de comunicação entre a empresa e o colaborador. ( ) Conteúdo significativo e aprendizagem com sentido e aplicabilidade. ( ) Oportunidade de socialização. ( ) Desrespeito às diferenças individuais.
		
	
	V V V V V
	
	V V V V F
	
	F F V V F
	 
	F V V V F
	
	F F F F F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506835847)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O estudo do comportamento tem despertado interesse nas pessoas há muito tempo. Com isso, surge o dito que de psicólogo e louco todos nós temos um pouco. Estamos então nos referindo ao conceito de:
		
	 
	Senso comum
	
	Psicologia Organizacional
	
	Psiquiatria
	
	Psicologia Jurídica
	
	Psicologia Social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507217747)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
		
	 
	equipes táticas.
	 
	equipes de criação.
	
	equipes de planejamento.
	
	equipes de controle.
	
	equipes de solução de problemas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507168544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Goleman (1995) atribui essa característica às pessoas com bons indicadores de inteligência emocional. A mesma refere-se à capacidade da pessoa administrar adversidades. Conseguem perceber aspectos positivos onde outros só conseguem ver coisas negativas. Essa definição refere-se ao seguinte conceito:
		
	
	Inteligência verbal.
	 
	Automotivação.
	
	Habilidades sociais.
	
	Inteligência musical.
	
	Liderança.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506849749)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
		
	
	Perdão
	
	Empatia
	 
	Emoção
	
	Alegria
	 
	Autoestima
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506834993)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando julgamos alguém por uma única característica, positiva ou negativa, que encobre todas as outras, estamos diante de um tipo de distorção da percepção chamada de:
		
	 
	Efeito Halo.
	
	Estereótipo.
	
	Contraste.
	
	Projeção.
	
	Percepção Seletiva.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506772366)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A liderança é um tema amplamente debatido por ser a chave para a boa produção e a manutenção de condições motivacionais. O estudo da liderança permite, a partir da observação de conduta de quem a exerce e de quem a segue, a apresentação de diferentes estilos que podem adotados. Esses estilos caracterizam posturas diferentes tanto no líder quanto nos liderados. Descreva o estilo de liderança autocrático.
		
	
Resposta: O líder autocrático ele acha que detem o poder ,é aquele que usa de sua autoridade de maneira imposta , não costumam ouvir e enxergar o colaborador de maneira igual . Este tipo de líder normalmente não tem uma boa relação interpessoal com os demais colegas , por nao conseguir desvincular da responsabilidade do Cargo. Este tipo de liderança causa conflitos nas organizações , e com isso muitas vezes prejudica o resultado .
	
Gabarito: No estilo de liderança autocrático a postura do líder é centralizadora, impondo para os colaboradores aspectos relacionados à rotina de produção e os lidrados têm uma postura passiva, seguindo ao que é imposto pela liderança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506844854)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro do ambiente organizacional, a Ética tem sido uma questão bastante polêmica, principalmente por envolver as pessoas em suas rotinas de trabalho. Mais ainda, quando se refere ao comportamento dos líderes e gestores, pela relação de poder que exercem. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que demonstra uma atitude anti-ética por parte de um gestor, dentro de uma empresa.
		
	
	atitudes autoritária
	
	irritabilidade
	 
	assédio moral
	
	desinteresse
	
	inconformismo

Outros materiais