Buscar

Discursivas AV AVS INTELIGENCIA EMPRESARIAL2015

Prévia do material em texto

Cite 3 diferenças entre os ambientes OLTP e OLAP.
Resposta: OLTP Muitas transações, poucos dados por transação e dados correntes. OLAP Poucas
transações, muitos dados por transação e dados correntes, anteriores e históricos.
Gabarito: O aluno deverá responder na seguinte linha de raciocínio: OLTP mais frequente, pequena quantidade de dados por consulta e dados correntes. OLAP menos frequente, grande quantidade de dados por consulta e dados correntes, passados e projeções.
Quais os principais componentes de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD)?
Resposta:
.
Gabarito: Um SAD é composto basicamente por um banco de dados, um banco de modelos, um gerador de SAD e a interface com o usuário. Os SAD's mais avançados possuem também uma base de conhecimentos
A partir das diferentes técnicas de tomada de decisão, o Brainstorming tem se despontado pela sua eficiência. Cite as suas principais devantagens e vantagens desta técnica.
Resposta: As principais vantagens do Brainstorming são: capacidade de construir idéias de alto valor agregado, em pouco tempo e dividir o risco com os demais do grupo. A principal desvantagem posiciona-se sobre uma das características vantajosas: decisões rápidas, que se não forem bem elaboradas, podem não resultar o efeito desejado.
Gabarito: Vantagem: Praticamente todos os problemas podem ter seu estudo inicial conduzido com o uso desta técnica. Desvantagem: Se não houver estímulos à participação, poderá ocorrer a inibição de alguns participantes do grupo..
Em que um esquema floco de neve difere de um esquema estrela?
Resposta: 
Gabarito: No encapsulamento das hierarquias de dimensões no modelo estrela
Analise a seguinte afirmação: O consumo de bebidas alcoólicas aumentou no Brasil de 1998 a 1999. a) Esta afirmação representa uma tabela fato? Se afirmativo, que fato é este? b) Que dimensões também podem ser encontradas na frase?
Resposta: Fato: consumo de bebidas alcoólicas aumentou no Brasil Dimensões: Tempo: 1998, 1999
Gabarito: a) Fato: consumo de bebidas alcoólicas b) Dimensão: Tempo: 1998 e 1999
Sabemos que o conhecimento vai além do dado e da informação e requer entendimento da informação. Desta forma, identifique o que é dado, informação e conhecimento quando medimos as alturas dos alunos do primeiro período e chegamos à conclusão que a altura média desses alunos é 1,70 m.
Resposta: DADO:1 ; 7 e 0 Informação: 1,70m C onhecimento: Altura média dos alunos do primeiro período.
Gabarito: dado: os dígitos 1 7 e 0. Informação: 1,70 representa a altura de uma pessoa. Conhecimento: a altura média de um aluno do primeiro período é 1,70 m.
Analise a seguinte afirmação: Os índices de criminalidade aumentaram no ano atual 50% sobre os últimos dois anos. a) Esta afirmação representa uma tabela fato? Se afirmativo, que fato é este? b) Que dimensões também podem ser encontradas na frase?
Resposta: SIM, Esta afirmação representa uma tabela fato. Fato:crime Dimensão: tempo. Ultimos dois anos
Gabarito: a) Fato: crime b) Dimensão: Tempo: últimos dois anos
Dada a natureza complexa de tecnologia e novos métodos envolvidos na construção do Data Warehouse, qual o principal desafio para a sua implantação?
Resposta: 
Gabarito: A integração dos dados oriundos de fontes distintas é o maior desafio para a construção de um DW
	 Cite e explique três das principais características de um Data Warehouse. 
	 
	 Resposta: DW é uma ferramenta do corpo Gerencial de uma empresa nas tomadas de decisões. Ele serve para Direcionar as ações, inovar medidas de soluções e conhecer os possíveis riscos do negócio, através de dados historicos operacionais, armazenados em banco de dados é possível gerenciar a ferramenta e tomar decisões, levando em consideração os fatos, dimensão e medidas (indicadores). 
	 
	 Gabarito: O aluno deve responder três entre as seguintes: a) orientado por assunto: assuntos são o conjunto de informações relativas à determinada área estratégica de uma empresa. Num DW, toda a modelagem será voltada em torno dos principais assuntos da empresa. Enquanto os sistemas transacionais estão voltados para processos e aplicações específicas, os DW objetivam assuntos. b) integrado: ao analisar os sistemas transacionais e os dados que eles contêm, vê-se que esses dados geralmente encontram-se armazenados em vários padrões de codificação e podem estar em formatos diferentes. Através da integração iremos padronizar uma representação única para os dados de todos os sistemas que formarão a base de dados do DW. c) não volátil: enquanto em sistemas transacionais podemos fazer alterações nos registros, no DW existem somente duas operações: a carga inicial e as consultas aos dados. Os dados no DW não podem ser alterados, são não voláteis. d) variável no tempo: Significa que os DW mantém o histórico dos dados durante um período de tempo muito superior ao dos sistemas transacionais. Num sistema transacional, a finalidade é de fornecer as informações no momento exato, apresentando um horizonte de tempo curto, de 60 a 90 dias, por exemplo. No DW, o principal objetivo é analisar o comportamento das mesmas durante um período de tempo maior, tempo um horizonte de tempo de 5 a 10 anos. 
	 
	(Guia SAD - Universidade da Madeira)
A ''N, Gócio & D'axina''  fornece serviços de voos charter on demand, usando um mix de aviões e tipos de aviões. O gestor de operações pretende analisar dados dos vôos charter, como por exemplo custo, horas de vôo, combustível gasto e receita. Também pretende realizar drill-downs por piloto, cliente, avião, tipo de avião e período de tempo (semana, mês, trimestre, ano). Os requisitos para o Data Mart são, portanto:
  Mostrar o número total de horas de vôo por diferentes aviões, clientes, pilotos, períodos de tempo (semana, mês e ano).
  Mostrar o custo total por aviões, clientes, pilotos e períodos de tempo (semana, mês e ano).
  Comparar a receita dos charters por pilotos, aviões, e por diferentes períodos de tempo, etc.
 
Defina a tabela fatos e tabelas dimensões apropriadas.
	
Resposta:
	
Gabarito: Fato: Vôo Dimensões: Avião, Cliente, Piloto e Tempo
Na DW Word Conference de 1997, observou-se um foco maior dos departamentos de informática em aplicações de Data Mart. Quais motivos tornaram os Data Mart mais populares que os DW?
Resposta: Pela facilidade e o tempo de implementação, por se tratar de ser implementado a nível departamental,
enquanto o DW ele precisa integrar todos os sistemas que estão envolviddos na organzação.
Gabarito: Os DM têm diminuído drasticamente o custo de implementação e manutenção de sistemas de apoio à
decisão e os têm posto ao alcance de um número muito maior de corporações. - Eles podem ser prototipados mais
rapidamente, com alguns pilotos sendo construídos entre 30 e 120 dias e sistemas completos sendo construídos
entre três e seis meses. - Os DM têm o escopo mais limitado e são mais identificados com grupos de necessidades
dos usuários, o que se traduz em esforço/time concentrado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes