Buscar

MARXISMO - Fundamentos da Crítica Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Fundamentos da Crítica Social
Professor: Cláudio Damião Braun
Acadêmica: Karolyne Viebrantz
1. Defina os seguintes conceitos:
Materialismo histórico: A contradição entre as forças produtivas e as relações de produção pode-se dizer que é o ponto mais importante para o materialismo histórico. O descompasso entre essas forças de certa forma determina a história.
Modos de produção: Agrega em Marx o conjunto das forças produtivas e das relações de produção, elas podem se distinguir em vários outros modos, na verdade o interesse era no estado de modo de produção capitalista. As normas de propriedade eram nomeadas da seguinte maneira: propriedade tribal, propriedade comunal e estatal antiga, propriedade feudal ou de estado e propriedade privada.
Lutas de classe e revolução: Nas relações de produção está a estrutura de propriedade, a qual acaba dividindo a sociedade em classes, de acordo com sua participação de divisão social de trabalho e de acordo com a distribuição da propriedade. Segundo Marx, se a burguesia for a classe que substituiu a nobreza feudal, o proletariado é a classe que substituirá a burguesia. No caso da revolução que fomenta os proletários, ela porta uma verdade emancipatória que atinge todos os homens, mesmo os burgueses, pois ele se apresenta com o fim da alienação do julgo do homem sobre o homem, o que ocorre com o fim da propriedade privada.
Alienação: Separação entre o trabalho humano e os seus produtos, ou seja, o homem não é mais capaz de se reconhecer como um ser humano na sua própria atividade de trabalhar.
Ideologia: Consiste em uma divisão de elementos principais que seriam: a falsa consciência, a hipostasiação de uma universalidade como consciência social, a confusão de um interesse particular com o universal, a negação da gênese concreta dos ideais. Todos esses aspectos da ideologia existe uma função desmascaradora.
Socialismo e ditadura do proletariado: Período intermediário entre o capitalismo e o comunismo. Trata-se do momento em que o proletariado se apropria do aparato estatal para usá-lo como instrumento de sua classe contra os burgueses.
Comunismo: Para ter abundância a sociedade comunista precisa ter suas forças produtivas desenvolvidas ao máximo. As revoluções burguesas são elementos necessários rumo ao comunismo, visto que ela tem um papel altamente revolucionário.

Outros materiais