Buscar

APS do TCC - Resumo do artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo do artigo de Andreina Nigriello: 
O Impacto do Sistema de Transporte sobre o Espaço Urbano e seu Controle
Os espaços que recebem melhorias no sistema de transporte estão aliados ao desenvolvimento local, e essas melhorias são por exemplo a implantação de uma nova via expressa ou uma linha de metrô. Essas melhorias resultam inicialmente no aumento do preço do solo local, o que aumenta também a ocupação do solo na área e gera alterações no uso do solo, alterando as atividades existentes por outras mais rentáveis que possam pagar os novos custos de localização.
Esse desenvolvimento local é comprovado com os resultados de estudos alterações no uso e ocupação do solo e no mercado imobiliário provocadas pela Linha Norte-Sul do Metrô, em São Paulo. O impacto no preço do solo foi avaliado em sua maioria com amostras de áreas onde mais de 70% das viagens são realizadas por metrô através de dados de antes da implantação da linha e um ano após sua inauguração, com correlações entra o preço de mercado dos terrenos e de indicadores do grau de acessibilidade. Foi identificado um aumento geral no preço do solo na área e em seu entorno e um crescimento na renda média familiar das áreas estudadas.
Impactos sobre o uso e a ocupação do solo, foram avaliadas a partir da valorização imobiliária produzida pela linha de metrô com base na análise das características das edificações existentes antes da implantação da linha e as áreas edificáveis permitidas, que resultaram em demolições de pólos terciários e em áreas índices legais de aproveitamento do solo maiores. Tudo isso resultou em maior crescimento de edificações residenciais de médio e alto padrão nas extremidades da linha de metrô, que teve como consequência um maior crescimento populacional e de domicílios.
Com essas melhorias geradas, se faz necessário o controle do impacto sobre o espaço urbano de intervenções, que passa pelo controle da realização dessas vantagens econômicas. Esse controle serve não somente para a busca pela justiça na distribuição dos benefícios indiretos gerados pelas melhorias no transporte público, mas também na redução de efeitos negativos como afastamento da população de baixa renda, ou desequilíbrios resultantes do aumento da população.
O meio mais usual na execução desse controle é a lei de zoneamento, que tem como função manter o equilíbrio na distribuição espacial de população, atividades e serviços públicos. Foram também consideradas outras ferramentas de acordo com sua eficiência em países de primeiro mundo, onde grande parte dessas ferramentas vincula o pagamento do serviço não só aos usuários, mas a todos que se beneficiam indiretamente do serviço. 
Dentre essas ferramentas estão:
Impostos imobiliários atualizados: Para evitar lucros excessivos devido ao crescimento do valor dos terrenos por meio da urbanização e a mudança no uso do solo, ou seja, é uma técnica de recuperação para que o poder público aprimore a distribuição da valorização resultante de melhorias no sistema de transporte.
Empreendimentos Imobiliários do Poder Público: Busca-se a organização do espaço urbano e seu adensamento, ou seja, maior utilização da capacidade de transporte oferecida, e aumento da receita operacional a partir da edificação e comercialização do patrimônio imobiliário vinculado ao sistema de transporte urbano o que se visa recuperar em termos econômicos e a valorização provocada por investimentos públicos no setor.

Outros materiais