Buscar

Embargos Infringentes - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CEULP/ULBRA
Curso: Direito – 7º período
Disciplina: Processo Civil
Professor: Geraldo Cabral
EMBARGOS INFRINGENTES	
Trata-se de recurso da parte visando à prevalência do voto minoritário em acórdão não unânime que tenha reformado, em grau de apelação, a sentença de mérito, ou haja julgado procedente ação rescisória, O art. 530 ainda preceitua que nos casos de desacordo apenas parcial os embargos infringentes serão restritos à matéria objeto da divergência.
O prazo para sua interposição é de quinze dias, contados da intimação do acórdão não unânime. Apesar de a lei não estipular expressamente, tem-se entendido possuir esse recurso efeito suspensivo, não comportando execução provisória o acórdão recorrido enquanto não julgados os embargos infringentes contra ele interpostos.
A divergência ensejadora do recurso não precisa dizer respeito apenas ao mérito do julgamento, podendo versar sobre questões processuais preliminares do julgamento. Ademais, o dissenso necessário é o da parte dispositiva (decisão) do acórdão não comportando embargos infringentes decisão unânime tomada por cada julgador por fundamentos diversos.
No novo julgamento participam cinco julgadores, os três participantes do primeiro e mais dois, chamados para possibilitar a transformação do voto minoritário em majoritário. Entretanto, por se tratar de novo julgamento, não ficam os que participaram do acórdão recorrido vinculados ao conteúdo de seu primeiro voto, sendo facultada a reformulação do posicionamento anterior.
O juízo quanto à presença dos pressupostos recursais compete ao relator do acórdão recorrido, não sendo passível de insurgimento o seu juízo positivo de admissibilidade. Em sendo ele inadmitido, caberá agravo, no prazo de cinco dias, ao órgão competente para o julgamento do recurso.
Uma vez admitidos os embargos infringentes, proceder- se-á ao sorteio do novo relator, cuja escolha deve recair, quando possível, em juiz que não haja participado do julgamento da apelação ou da ação rescisória. Será dada vista ao embargado para impugnação no prazo de quinze dias, após os quais serão os autos remetidos à conclusão do relator e do revisor pelo prazo sucessivo de quinze dias, seguindo-se o julgamento. Interpostos embargos adesivos, observarão eles o mesmo rito previsto para os embargos principais.
Polêmica existe quanto à admissibilidade de embargos infringentes em acórdão proferido em reexame necessário (CPC, art. 475). Tal previsão visa defender o interesse público eventualmente lesado por sentença contrária à Fazenda Pública, obrigando o juiz a submeter sua decisão a duplo grau de jurisdição obrigatório, sem o qual não há trânsito em julgado. Ora, se a parte prejudicada não interpõe o recurso voluntário, não há como falar-se em oportunidade para os embargos infringentes, mesmo quando o reexame necessário gera acórdão não unânime. Em primeiro lugar a interpretação gramatical restringe o cabimento às apelações e ações rescisórias, não se concebendo estender a norma a outros recursos. Ademais, se a própria Fazenda não recorreu da decisão originária, o interesse público se contenta com a aplicação do duplo grau obrigatório, não se dando azo a outro recurso voluntário, já atingida a manifestação das partes pela preclusão.
OBS. ESTE RECURSO É UMA FORMA DE ESGOTAMENTO DA INSTÂNCIA.
FONTE:
Barroso, Carlos Eduardo Ferraz de Mattos. Teoria geral do processo e processo de conhecimento. 6.ed. saraiva - SP: 2006. – (Coleção Sinopses Jurídicas; v. 11. Pág. 209 a 211).

Outros materiais