Buscar

AULA 5 EXERCÍCIO 08 FINANÇAS PESSOAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 5 – EXERCÍCIO 08 – FINANÇAS PESSOAIS
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos na situação desejável de desequilíbrio, na qual os custos (gastos) estão em queda, e a receita está inalterada, significa que estamos na posição de ________________, é hora de estabelecer planos para a receita, já que os gastos diminuem. É possível planejar a aquisição de algum bem, ou diversificar aplicações. Assinale a alternativa correta que completa a lacuna acima.
		
	
	Financiamento
	
	Consumidor
	
	Endividado
	
	Tomador
	 
	Investidor
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma das etapas mais importantes para que qualquer tipo de evento seja concretizado é a captação de recursos financeiros, afinal, não há como um evento acontecer sem eles. Com a finalidade de facilitar esse processo e garantir mais eficácia na realização, existem algumas ações que precisam ser colocadas em prática, para conseguir investidores e assegurar o sucesso tanto da captação como do evento.
Assinale a alternativa que a alternativa NÃO SE ENQUADRA nestas ações:
		
	 
	Se um investidor não quiser colaborar financeiramente com a realização de um evento específico, elimine tal pessoa do seu conjunto de contatos, não perca tempo, pois não há possibilidade da pessoa investir no evento posterior.
	
	Depois de apresentar o projeto de um evento para o seu investidor, é importante agradecer o apoio financeiro e formalizar a parceria através de um contrato ou de um documento formal, no qual fique caracterizada de forma legal a parceria.
	
	A divulgação dos resultados deve ser a mais transparente possível, permitindo o acesso à informações tais como: os temas abordados no evento, a quantidade de pessoas, o número de beneficiados e as conclusões observadas a partir dos resultados financeiros.
	
	Durante a abordagem por meio de canais digitais, ressalte o impacto que parcerias podem gerar e faça um monitoramento constante, a fim de identificar o que funciona e o que deve ser alterado em suas estratégias de promoção.
	
	Não importa qual seja o jeito pelo qual investidores contribuirão com o seu evento; o que você deve levar em conta na hora de tentar captar o valor de que você precisa é o contato com os investidores.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a opção CORRETA a respeito da caracterização do investidor:
		
	
	Investidor é aquele indivíduo que utiliza seus recursos integralmente no consumo e recorre a empréstimos para aplicar em papéis financeiros.
	
	O investidor conservador é aquele que, embora considere fortemente o risco, diversifica sua carteira de investimento, aplicando em fundos mistos, fundos de renda fixa e poupança.
	 
	O investidor agressivo não tem receio de investir em papeis de alto risco. Recorre ao mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos.
	
	Investidor moderado é aquele que não tem medo de investir em papeis de alto risco, sempre procurando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo.
	
	O investidor pode ser caracterizado em três tipos: conservador; moderado e receoso.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ítalo está realizando a entrevista final com o seu futuro supervisor e, neste momento, solicita que ele confirme o valor total do seu salário, sem descontos. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde à informação solicitada por Ítalo:
		
	
	O total dos valor dos benefícios
	
	Seu total de descontos
	
	O valor da parcela do Financiamento
	 
	Sua receita Bruta
	
	Sua receita líquida
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A grande maioria dos agentes econômicos (pessoas físicas e jurídicas) pratica a administração financeira, conscientes ou inconscientes da realização do processo, pois ganham ou obtém empréstimo, gastam ou investem dinheiro.
Todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	Com base no seu planejamento, você terá condições de realizar investimentos e captar recursos dentro de uma necessidade de construção de riquezas, e não um endividamento sem saúde financeira. 
 
	
	Desenvolver conhecimento sobre a própria situação financeira é posicionar-se um passo à frente na busca pelos seus objetivos. É olhar para o futuro com um binóculo!
	 
	No planejamento financeiro,o consórcio é o dinheiro concedido por instituições financeiras sem direcionamento, ou seja, pode utilizar o dinheiro para qualquer fim.
	
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos
	
	Planejamento Financeiro é preparar-se para o futuro, através da previsão de receitas e gastos. É manter controle sobre o seu destino financeiro.
 
	
Explicação:
Consórcio são grupos que se reúnem, sob administração de terceiros, visando a aquisição de bens.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Organizar as finanças é saber quanto você tem de receita, é priorizar seus gastos (com redução ou cortes, sempre que houver possibilidade) e gerar reservas que possam ser investidas. Falando em investimentos, sabemos que eles são classificados em razão dos riscos que a aplicação oferece. Assim o são, também, investidores. Se eu digo que invisto em caderneta de poupança ou fundos de renda fixa, afirmo que sou um investidor.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	Arrojado, porque invisto na aplicação que aparece, desde que me traga retorno financeiro alto, simplesmente.
	
	Conservador, porque arrisco um pouco mais, mas também considero fortemente o risco.
	
	Agressivo, porque não tenho medo de investir em papéis de alto risco. Mas, a menor rentabilidade no maior espaço de tempo.
	
	Moderado, porque arrisco um pouco mais e  não considero fortemente o risco.
	 
	Conservador, porque não gosto de correr risco e tenho medo de perder dinheiro, por isso busco aplicações que sejam 100% garantidas, como poupanças e rendas fixas.
	
Explicação:
Observar que as afirmativas contém palavras que neutralizam o verdadeiro conceito, como NÃO E SIMPLESMENTE. Já a quarta opção mostra o conceito correto de como esperamos ver um investidor conservador. 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo e marque apenas a que representa o verdadeiro significado de flexibilidade financeira:
		
	
	Significa utilizar a renda mensal com despesas burocráticas.
	
	Significa utilizar a renda mensal com despesas burocráticas e fazer doações a entidades filantrópicas, sempre que possível.
	
	Significa guardar na poupança pelo menos 50% da renda mensal e gastar o restante com alimentação e moradia.
	
	Significa utilizar a renda mensal com educação, saúde e alimentação.
	 
	Significa utilizar a renda mensal com despesas burocráticas, lazer e ainda guardar um pouco para o futuro.
	
Explicação:
A ideia de flexibilidade neste caso está associada a maneira como greimos nossos recursos. Em nossa vida, temos vários compromissos obrigatórios, com os quais não podemos faltar sob pena de provocarmos um grande transtorno para nós mesmos. Por exemplo, se vivemos de aluguel ou prestação da casa própria, é compromisso obrigatório pagar a mensaliodade. Se temos um plano de saúde, não podemos deixar de pagar a mensalidade, sob pena de ficarmos sem cobertura. Temos várias obrigaçõs financeiras: alimentação, educação, o lazer também é uma necessidade como tantas outras. Nosso orçamentodeve consierar estas obrigações e seus respectivos valores devem ser reservados a cada mês. Nosso planejamento, no entanto, deve ter a flexibilidade possível para fazer face a todas esses compromissos e, o que não pode ser visto como menos importante, devemos garantir uma parte para guardar. Essa será nossa poupnaça, aplicada em algum tipo de investimento, seja uma caderneta de poupança, seja qualquer outra forma. O que não é aconselhável é que não nos preocupemso com nosso futuro, com os monetos de dificuldades, pelos quais todos passamos, ou com a possibilidade de perdermos boas chances que a vida oferece por não termos alguns valores disponíveis para uma boa oportunidade.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Diante das dificuldades econômicas e das perspectivas complicadas de nosso país, fazer empréstimos torna-se um risco. Fazendo uma análise sobre seu planejamento financeiro, Daniel, que acabou de casar e quer a sua casa própria, vê que cabe em seu orçamento, a parcela do financiamento para a aquisição do imóvel onde morou quando criança. Procura um órgão financeiro e formaliza o negócio.  Daniel terá feito um investimento ou apenas um endividamento? Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Daniel fez um investimento porque a médio prazo, haverá retorno financeiro; uma vez que o imóvel pressupõe, com o tempo, uma valorização acima dos valores gastos.
	
	Daniel não fez um investimento, porque os juros pagos num financiamento são muito altos e, com a crise, estes juros vão ¿comer¿ a receita dele, sendo mero endividamento.
	
	Daniel fez um investimento, porque vai dar aos seus filhos, mais conforto.
	
	Daniel fez um investimento porque prometeu dar a esposa uma casa e, assim, está investindo no casamento.
	
	Daniel não fez um bom investimento, porque ao se separar, terá que dividir a casa com a ex esposa.
	
Explicação:
Em economia, investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício no futuro.

Outros materiais